Evy 26/12/2021Ânsia eterna traz a adaptação em quadrinhos de três contos da autora Júlia Lopes de Almeida por Verônica Berta, ilustradora e quadrinista que nessa HQ traz luz a uma importante autora da literatura brasileira.
As ilustrações dessa HQ são de uma qualidade e beleza ímpar, extremamente originais, com cores lindíssimas e que complementam as falas dos personagens, com expressões e sentimentos que saltam das páginas. Verônica consegue retratar as dores, os sofrimentos e até mesmo o incomum e bizarro que os contos de Júlia nos apresentam.
Dos três contos, apenas o primeiro não me marcou tanto. "Os porcos" e "A Caolha" me deixaram completamente abalada, e me tiraram da zona de conforto, me fazendo refletir. Em A Caolha, Verônica traz traços tão marcantes nos personagens que consegui me sentir dentro da história e com certeza é meu conto favorito, embora tão dolorido.
Importante ressaltar a visível preocupação de Verônica em representar os personagens, suas narrativas e a escrita da autora sem alterações do original, trazendo um texto maravilhoso ao final da obra explicando suas motivações para tal e abordando um ponto muito necessário sobre Júlia, que apesar de ser feminista, abolicionista e extremamente importante para nossa literatura, escrevia pelo olhar de uma mulher branca e de classe média, algumas vezes retratando um preconceito estrutural.
A leitura dos contos em quadrinhos é super fluída, mas super intensa e é impossível não retornar as páginas e reler alguns pontos novamente. A edição da SESI-SP editora traz uma diagramação belíssima, as páginas são encorpadas e as cores saltam aos olhos.
Leitura super recomendada!