spoiler visualizarduda :) 03/05/2022
estou arrebatada de vinte mil maneiras diferentes!
caralh* mano, que livro espetacular. mil vezes melhor do que o primeiro e mil vezes mais surpreendente ( com exceção dos spoilers que eu peguei, mas ainda assim fiquei surpresa ).
foi o que eu tinha falado na outra resenha: depois que engata na estória, consegue entender tudo, engolir esse livro é que nem beber água.
kingsbane, segundo da trilogia the empirium, prometeu tudo e entregou tudo com muita qualidade. a autora soube desenvolver tudo nos mínimos detalhes, trazendo informações passadas que foram essências para o livro e seu desenvolvimento. trouxe diversas narrações de personagens diferentes ( corien, navi, audric, simon, jessamyn, harkan e ludivine ). não esperava ver o ponto de vista deles ( sinceramente nem "queria", pois o meu interesse era só o simon e audric ), mas depois que eu li fiquei tipo "p*ta que pariu, a claire acertou em cheio."
? antes de mais nada, eu vou comentar sobre a representatividade no livro que não comentei antes:
não sei se foi só uma forma de adaptar a tradução ou se a claire realmente escreveu bem e de forma sensata, mas aqui tem DE fato personagens não-brancos e que não são descritos como "pele dourada/bronzeada" ( a eliana e o audric, por exemplo ). o que achei um ponto muito positivo porque chega a ser chato você ler um livro, procurar alguma representatividade não-branca e encontrar "pele dourada" no lugar ao invés de marrom ou negro.
outro ponto: personagens lgbtqia+. não sei se a autora fez isso de forma proposital ou se só colocou por colocar mesmo e dane-se, mas tipo, eu gostei MUITO desse lance de que todo mundo "pega" todo mundo e não tem rótulo, sabem? quando vamos ler um livro que tem personagens gay, lésbica, bi, pan, ace e entre outros, sempre vem com o "rótulo" ( não achei outra palavra pra explicar o que quero dizer ). vou dar um exemplo do que quero dizer:
fulano: ai eu sou bi.
ciclano: e eu sou aroace.
*diálogos sobre as sexualidade.*
em furyborn eu percebi que isso é diferente em comparação com outros livros de fantasia que já li. não tem nada pra rotular eles, aqui é todo mundo com todo mundo. reis e rainhas juntos, santos e santas juntos, a lud com a rielle, a eliana com a jess e outra mulher desconhecida do passado dela, o hob e o patrix, todo mundo com todo mundo sem algo pra rotular e explicar porque um pega só homem e a outra pega só mulher ou um pega os dois. e ainda tem aqueles que são sem compromisso, que só seguem a vida dando uns pega e pronto.
talvez isso seja uma coisa comum nos livros e eu não tinha reparado, mas gostei muito disso.
voltando para o assunto principal que é o livro em si.
OS PLOTS ARREBENTARAM O MEU C.U !!!!! eu real até agora estou surpresa com o que li, chorei e estou com o meu rabo na minha mão com medo do que vai acontecer.
obs: AINDA NÃO CONSIGO ACREDITAR QUE O SIMON REALMENTE TRAIU A ELIANA VÉI. P.UTA QUE PARIU QUE ÓDIO ESSE DESGRAÇADO ME TRAIU TAMBÉM P*RRA DE CARA LINDO FEDIDO !!!!!!!
sobre a rielle mano, caralh* que vontade de agredir alguma coisa. juro que me dava agonia, um trem estranho em mim não saber e nem entender direito o lance da rielle, seus desejos, suas ambições e ela com o corien porque eu não tava entendendo se isso fazia parte dela mesmo, dos desejos dela e o que ela sentia pelos audric e outros era só "secundário" ( vamos dizer assim ), se era só fogo no rabo cheia das ideias ou manipulação desde o início do corien na rielle ( ou o próprio empirium fazendo isso ), manipulando tudo sobre ela.
eu não tava entendendo nada do lance dela e só no final que ( acho né, vai que muda tudo ) entendi tudo. em resumo é: a rielle só queria ser amada e ser aceita do que jeito que era, com seus defeitos, desejos sombrios e não ser rotulada e temida como um monstro, principalmente pelo audric. agora que o pau comeu e a bomba estourou, a gata reagiu e aceitou o nome que deram pra ela.
olha cara, se isso foi tudo uma maquitragem da autora pra fazer os leituras ficarem perdidinhos ablue das ideias, eu tiro o chapéu e bato palmas porque essa mulher conseguiu gloriosamente.
o que falar da eliana? rainha né cara, pelo amor de deus !!! nunca duvidei que ela fosse crescer tanto em tão pouco tempo e toda dor que ela passou só fez eu sentir dor por ela também. queria só abraçar a minha princesa e protegê-la de tudo.
obs: CARA, O ENCONTRO DAS DUAS MANOS, P*RRA ME ARREPIEI TODA LENDO E AS DUAS LUTANDO VELHO. NOSSA SENHORA MANO !!!!!!!!
outra coisa é que minha opinião sobre o audric não mudou quando terminei o livro e sua narração: ele foi sim é o único injustiçado que foi feito de otário e que guardaram segredos dele. entendo muito sua explosão com a rielle e a ludivine e não acho que ele estava errado em ter feito aquilo.
eu poderia dar cinco estrelas porque este livro de fato foi muito bom? claro, mas como odeio coisas que me dão agonia e neste livro teve várias cenas que me deixaram assim, vai ser 4,5 mesmo.