Aline R. 28/02/2013Bom, mas datado Febeapá 1 é uma coletânea de crônicas e textos humorísticos em forma de textos jornalísticos. Foi lançado em 1966, 2 anos antes da morte do autor Sérgio Porto. Sérgio assinava com o pseudônimo de Stanislaw Ponte Preta.
Boa parte das crônicas sofre o efeito da passagem do tempo. Ora é o conhecimento de fatores extratexto que falta ao leitor, ora é o próprio conceito do que é engraçado que muda. O que era piada em 1968 parece preconceito em 2013. Por outro lado, certas críticas de costumes permanecem válidas e ainda mais mordazes quando o leitor atual identifica costumes que são os mesmos até hoje.
O que me parece notável foi o estilo de humor jornalístico. Não sei se Sérgio Porto foi precursor. Certamente foi problemático fazer esse tipo de humor nos primeiros anos da "Redentora".
A expressão que dá título ao livro foi incorporada ao repertório das pessoas. A primeira motivação para ler o livro foi conhecer a sua origem. Também é bom para de entender os caminhos do humorismo até os dias de hoje.