Salário, preço e lucro

Salário, preço e lucro Karl Marx




Resenhas - Salário, preço e lucro


37 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


malu 05/03/2023

Leitura boa e prática mas a linguagem é bem complexa, nao sei se é porque eu sou burra ou se realmente tenho algum tipo de problema mas tive que reler algumas partes varias vezes pra entender qq tava dizendo
Marcelão 05/03/2023minha estante
Capaz. Filósofo escreve mesmo de modo complexo. Além de filosofia tem que entender de economia e essas coisas toda. Na faculdade eu me sentia assim numas 5 disciplinas que lia ele


Stelpha 05/03/2023minha estante
provavelmente vc teve uma certa dificuldade por causa da escrita, que é muito antiga...




Jackson135 02/07/2024

Um livro essencial.
Salário, preço e lucro é um livro feito por Karl Marx durante a reunião do Conselho Geral em 1865.
Neste livro, Marx explica de uma forma bem resumida como fuciona a mais-valia no nossa sociedade e o valor do trabalho, além de possuir outros temas que iriam aparecer mais detalhado no livro, O Capital.
Todavia, Salário, preço e lucro não é um livro fácil para se compreender. Por utilizar uma linguagem mais econômica, certas partes do livro como o capítulo III, é necessário uma maior atenção do leitor e conhecimento prévio sobre o conteúdo, já que envolve expressões monetária e juros simples e compostos.
Na minha opinião, este livro é muito importante para iniciantes que querem aprender a filosofia de Marx, pode um pouco difícil as vezes, porém recomendo muito a lida de todos.
Matteus5 02/07/2024minha estante
Não recomendo ele para os iniciantes na filosofia de Marx. Textos mais resumidos como "O manifesto", e sínteses de seus conteúdos feitas por outros autores são mais adequadas


Jackson135 04/07/2024minha estante
Compreendo o seu ponto de vista, mas para um leitor que já leu "O manifesto" e quer aprender alguns termos essenciais para entender "O capital", é um ótimo livro.
Já que, outros livros feitos do Marx tem uma complexidade um pouco elevada se não souber antecipadamente destes termos.




luva 27/02/2024

Um ótimo e rápido livro para entender os mecanismos de mais valia e o salário dentro de nossa sociedade
Apenas me preparando para pegar o Capital
comentários(0)comente



Obika 07/02/2023

Instrumentalizante
A obra tem proposta de instrumentalizar a ciência e estudantes do marxismo.
Seus conceitos ajudam a se compreender e trabalhar a matéria até então conceitual.
comentários(0)comente



Porpss 24/02/2023

Lindo
Um clássico do marx e da economia, ótimo para quem está começando no marxismo uma leitura velha porém ?atual? um dos melhores para começar a ler e entender a leitura marxista
comentários(0)comente



_izz.1d 18/03/2023

Eu pensei que nada mais valia
"o operario nao faz mais que opor-se a depreciação do seu trabalho e à degeneraçao da sua raça"

eu ja sabia mt sobre mais valia antes de ler esse livro, e de forma mais facil de entender, entao adiei pra ler. alem disso, foi meio confuso nas partes que ele explica sobre dinheiro, ja que ele usa libras e xelins, e o raciocinio é longo
em compensação, as explicações dele sobre o sistema foram do c'aralh, com varios topicos importantes (como a classe operaria, aos olhos da burguesia, so precisa de artigos de primeira necessidade absolutamente indispensaveis, e se multiplicar), usando ate mesmo sarcasmo; "os honestos fazendeiros ingleses, a quem tratamos com tanto carinho num capitulo anterior"

indispensavel. dei 4 estrelas porque foi minha experiencia, mas o livro é obviamente 5 estrelas. no minimo, revolucionario
comentários(0)comente



Vinana 27/03/2023

Salário, preço e lucro
Meu primeiro contato com um texto puramente do Marx, o livro inteiro é muito didático e conclui todos questionamentos que este levanta, não deixa de ser complexo, mas com algumas leituras pontuais em capítulos específicos é possível absorver tudo que Marx fala nessa palestra escrita.
comentários(0)comente



Jão 01/07/2023

Simples e instrutivo
Foi uma simples viagem por questões trabalhista e economicas voltadas todas para o esclarecimento da classe trabalhadora, resolução explendida
comentários(0)comente



maffessoni 17/07/2023

Os anacronismos de Marx
Apesar de eu não ser uma pessoa que adora ler e discutir economia (odeio números), esse livro é bem explicativo e fácil de entender e aborda alguns aspectos muito importantes pra vida de qualquer trabalhador de hoje em dia (como a questão salarial e a exploração implícita de mão de obra).

Gosto muito do fato de que, apesar de Marx ter escrito seus textos há anos, as coisas abordadas em sua obra ainda se fazem presente nos dias de hoje. É triste pensar que mesmo depois de séculos de luta a situação dos operários continua a mesma, mas acho incrível como a gente consegue estabelecer esses anacronismos lendo Marx.
comentários(0)comente



JoAo366 25/07/2023

Achei o livro mais complicado do que eu esperava pois realmente economia não é minha área, contudo, com um pouco de esforço, se torna uma leitura relativamente tranquila e interessante. Marx explica a conhecida "mais-valia" de maneira bastante aprofundada e contesta ideias de John Weston. Vale a pena a leitura, é um livro curto que diz muito sobre as ideias de Marx sobre economia política.
comentários(0)comente



Henriq505 19/09/2024

Neste livro, Marx quase que ensaia para a sua obra "O capital", sendo praticamente uma versão mais enxuta e menos aprofundada, porem ainda de conteúdo muito esclarecedor.
comentários(0)comente



Beatrys12 07/07/2024

"O valor da força de trabalho é determinado pelo valor dos meios de subsistência requeridos para produzir, desenvolver, manter e perpetuar a força de trabalho."
"Um homem que não tem tempo livre de que disponha, cuja vida inteira - afora as interrupções meramente físicas pelo sono, refeições etc. - esteja absorvida pelo seu trabalho para o capitalista, é menos que uma besta de carga. É uma mera máquina de produzir riqueza alheia, derreada no corpo e embrutecida no espírito. E, contudo, toda a história da indústria moderna mostra que o capital, se não refreado, trabalhará sem descanso e sem compaixão para reproduzir toda a classe operária ao estado extremo da degradação."
Muito atual, ótimo para entender nossa relação com o trabalho, ou melhor para entender como somos moldados para ser uma máquina que gera lucro, através da expropriação. Ótima edição com introdução escrita por Edmilson Costa, que nos insere no assunto. Com uma escrita, na verdade bem acessível para quem não é introduzido na área da economia.
Indispensável, para uma época em que temos toda uma propaganda que nos incentiva cada vez mais a morrermos pelo trabalho "estude enquanto eles dormem", incentivos ao empreendedorismo e autoajuda, ao mesmo tempo que o salário serve apenas para a subsistência, muitas vezes nem isso. Na realidade do capitalismo tardio, onde não conquistamos mais bens, o lazer não existe e "lutamos" apenas para que os direitos, que nos foram garantidos anteriormente, não sejam subtraídos.
comentários(0)comente



najuliass 26/07/2024

"Como se explica que um dos grupos compre constantemente para realizar lucro e enriquecer-se, enquanto o outro grupo vende constantemente para ganhar o pão de cada dia?"
comentários(0)comente



Matteus5 03/07/2024

Economia
Há uma linha tênue que separa o Marx político do Marx econômico. Quando posto a analisar as relações trabalhistas, ele brilha. Mas quando propõe soluções, ele se perde.

Nesta obra, o autor está imerso no seu contexto histórico, numa brigada para o aumento dos salários. Marx propõe este livro à associação internacional dos trabalhadores com o fito de quebrar as proposições da burguesia contra o aumento nos salários.

O principal ponto aqui tratado refere-se ao abuso sofrido pelos trabalhadores quanto à exploração de seu trabalho, a mais-valia; a relação entre a mais-valia e o lucro dos capitalistas; a definição do preço do trabalho e do preço das mercadorias e tantos outros fatores econômicos ainda voltados ao salário e a força produtiva

Isto o torna deveras complexo. Sua linguagem é incrustada no campo da política econômica, afastando-a da massa contemporânea. Mas ainda assim, com certa paciência, tornam-se compreensíveis e bem moldadas.

No fim, o livro é ótimo e traz conceitos muito bem desenvolvidos. A quebra das concepções da burguesia são concisas e mostram de fato o gênio de Marx. No que diz respeito aos ideais comunistas, não são abordados com ênfase ? e por isso a obra torna-se semi autônoma e aprazível.
comentários(0)comente



naponiic 08/10/2024

Leitura Obrigatória
Se seu objetivo é enriquecer a retórica utilizada para discutir sobre o funcionamento mercadológico capitalista segundo seus princípios básicos (propriedade privada, divisão de classes e mercadoria como centro das relações sociais) e, ainda, atender às principais dúvidas reproduzidas por quem gostaria de melhor entender (ou criticar) os moldes de produção e relação trabalhista socialista, esse artigo é leitura obrigatória. Marx, em oposição aos pressupostos de Weston sobre salário, expõe sua opinião sobre a origem do valor real do trabalho e como o modelo salarial peca em suficientemente recompensar o operário pelo esforço investido na produção dos bens. Bem escrito, organizado e conciso.
comentários(0)comente



37 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR