Beatrys12 07/07/2024
"O valor da força de trabalho é determinado pelo valor dos meios de subsistência requeridos para produzir, desenvolver, manter e perpetuar a força de trabalho."
"Um homem que não tem tempo livre de que disponha, cuja vida inteira - afora as interrupções meramente físicas pelo sono, refeições etc. - esteja absorvida pelo seu trabalho para o capitalista, é menos que uma besta de carga. É uma mera máquina de produzir riqueza alheia, derreada no corpo e embrutecida no espírito. E, contudo, toda a história da indústria moderna mostra que o capital, se não refreado, trabalhará sem descanso e sem compaixão para reproduzir toda a classe operária ao estado extremo da degradação."
Muito atual, ótimo para entender nossa relação com o trabalho, ou melhor para entender como somos moldados para ser uma máquina que gera lucro, através da expropriação. Ótima edição com introdução escrita por Edmilson Costa, que nos insere no assunto. Com uma escrita, na verdade bem acessível para quem não é introduzido na área da economia.
Indispensável, para uma época em que temos toda uma propaganda que nos incentiva cada vez mais a morrermos pelo trabalho "estude enquanto eles dormem", incentivos ao empreendedorismo e autoajuda, ao mesmo tempo que o salário serve apenas para a subsistência, muitas vezes nem isso. Na realidade do capitalismo tardio, onde não conquistamos mais bens, o lazer não existe e "lutamos" apenas para que os direitos, que nos foram garantidos anteriormente, não sejam subtraídos.