Lucíola

Lucíola José de Alencar




Resenhas -


15 encontrados | exibindo 1 a 15


spoiler visualizar
comentários(0)comente



Betânia 08/05/2024

Lucíola
Um romance que se passa sem muitos acontecimentos, com uma narrativa devagar, espaçada, sem muitos aprofundamentos. Achei uma história bonita, mas um pouco vazia. Ou seria eu, que sempre espero grandes emoções de um livro?
comentários(0)comente



Clari 01/08/2023

Eu gostei mais do que esperava. Romance romantico não é o meu genero preferido, por isso nao dei mais estrelas, mas clm certeza é um grande clássico do romantismo brasileiro
comentários(0)comente



belle 20/06/2023

Li por indicação da minha professora, posso dizer que foi uma leitura que me permitiu abrir os olhos e me ofereceu uma ótima lição.
comentários(0)comente



Freezerburn 14/03/2023

Lucíola
Um romance que aborda diversos temas sobre a visão da mulher na época em que foi escrito, ocorrendo uma dualidade entre a imoralidade e a moralidade em sua figura, temas bem interessantes.

Contudo para mim o livro fica interessante lá na página 100, ou seja foi só uma grande enrolação pra mim, deve ser pq li em 1 dia praticamente, além de que eu estava super desconfiada de Lúcia rsrsrsrsr, mas não deixou de me emocionar este final.

Recomendo pra quem gosta de clássicos brasileiros
comentários(0)comente



Avalon2 28/01/2023

"Há de ser tão bom a gente sentir-se amada sem interesse!"
Um livro ao mesmo tempo tão atual tão quanto também tão intenso reflexo de sua época, a minha primeira leitura de José de Alencar mostrou-se mais fácil e prazerosa do que imaginava. Um livro que funciona perfeitamente bem dentro deu sua escola (o Romantismo), com personagens convincentes (alguns tão convincentes que senti vontade de enforcá-los).

Lucíola conta a história de uma jovem de 19 anos (que na verdade atende pelo nome de Lúcia), a cortesã mais cara e cobiçada do Rio de Janeiro. Tendo sido forçada a se prostituir desde nova (motivo revelado no decorrer da leitura) é bem explícito que ela sente vergonha de si mesma e de sua profissão. Diferente das outras cortesãs, ela não ostenta as caras joias que recebe de seus "amantes" e veste-se com modéstia, tentando manter o pouco de dignidade que lhe era permitido.

Apesar do livro focar no romance "proibido" entre Lúcia e Paulo (um homem pobre que caso se envolvesse com ela romanticamente não ascenderia e seria bem visto na sociedade) eu gostei do livro em grande parte por causa de Lúcia. É nítido como os anos desde que começara a exercer sua profissão até mesmo as grandes quantias de dinheiro são um ônus. Ela vive angustiada, aceitando qualquer tipo baixo de tratamento e comentário por achar que merece, fala de si mesma com tão pouco amor como se fosse a coisa mais normal do mundo... Lúcia sofre e quando se apaixona por Paulo, sofre mais ainda, por não se achar digna dele o suficiente.

Por mais que esse livro tenha sido uma enorme crítica à hipocrisia da sociedade da época (1850s) José de Alencar era um homem patriarca, defensor de todas as possíveis "conservadorices" (escravidão inclusive), ele era um político muito influente. Digo isso, pois Paulo, o par romântico de Lúcia, muitas vezes me fez querer esganá-lo. Agia quase sempre de maneira egoísta, sendo malvado com Lúcia, a desprezando e maltratando. Agora, se isso era apenas algo que Alencar achava normal ou então um objeto de crítica, eu não sei com certeza. Era nítido que Paulo gostava de Lúcia, e eu fui gostar do relacionamento dos dois muito mais nas páginas finais, mas num geral, ele não é um narrador-personagem muito agradável e com quem você venha a simpatizar.

Nunca fui obrigada a ler Lucíola na escola e talvez ter pegado o livro de pura e espontânea verdade para ler tenha feito toda a diferença. Mas caso você tenha lido ele bem novinho e não gostado, sugiro que dê uma nova chance. É bem curtinho e nos faz pensar deveras.
comentários(0)comente



Maria1691 01/01/2023

Maria da Glória á Lúcia
Comecei essa leitura sem expectativas, apenas porque seria uma leitura obrigatória de literatura desse ano, mas esse livro me encantou do início ao fim! Desde as primeiras páginas me encantei pela história, frases e trechos que eu me encantei tanto, com certeza recomendaria esse livro para todo mundo!!
comentários(0)comente



lailamniz 08/12/2022

"[ ? ] ? Em lugar de Lúcia, diga-se Lúcifer."
Li livro físico + tenho. | Um anjo e o Paulo, que não é ninguém, né?

Essa, na verdade, tratou-se da segunda chance que dei pra "Lucíola", da segunda, ou até terceira, chance que dei para Alencar.

A obra foi um paradidático, dos meus últimos anos do fundamental, e essa edição em específico que possuo tem um trabalho de contextualização da narrativa e questões de vestibular mediano, mas agradável.

Não tenho afinidade com a escrita de José de Alencar, nem com os gêneros que o representam, e por isso acreditei que minha experiência com o livro não seria tão proveitosa novamente, todavia me enganei.

A história de Lúcia inaugura de maneira magistral a famosa série de enredos em que ele analisa e esmiúça figuras femininas que possuem personalidades e influências psicológicas extremamente fortes.

Existe muito de negativo a se discutir sobre, claro, como o próprio relacionamento das personagens principais, que, ao meu ver, não tem nada de positivo, porém a realidade é que um livro jamais se torna um clássico à toa e esse tem um contexto histórico-social, uma ambientação e temas tão ousados que é impossível não admirar algo de tudo que é "Lucíola".
comentários(0)comente



livia 02/11/2022

Lucíola
Recebi indicação da minha professora de literatura e simplesmente amei o livro! Foi o meu primeiro clássico e me surpreendi de ter gostado tanto. Ainda quero ler outras obras do autor.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Rosinha.Correia 21/12/2021

A história não me prendeu tanto, mas até que é bem interessante. Apesar de que em vários momentos achei muita imaturidade nos personagens. Luciola é uma roda gigante de um assunto polêmico.
comentários(0)comente



Sheilla Darlen 04/11/2021

Ahhh... Esse romance... Expressando com de forma contemporânea, o famoso "sexy sem ser vulgar". O romance é muito além de bonito, pois mostra a hipocrisia por trás da alta sociedade. Fala sobre valores morais, valores que são verdadeiras preciosidades, e "valores" puramente toscos. Lucíola é uma personagem bem elaborada e a narrativa é fluida. Recomendo!
comentários(0)comente



Emilly 29/08/2021

Muitas emoções
Passei por uma montanha-russa lendo este livro. Em alguns momentos torci muito para o casal principal, em outros senti RAIVA de algumas atitudes que dariam para serem resolvidas em um diálogo ou um término de vez. Depois fiquei triste.
A escrita de José de Alencar é maravilhosa e é interessante pensar em como o preconceito retratado no livro existe até hoje, mostrando que as coisas não mudaram tanto assim.
Enfim, uma leitura ótima.
comentários(0)comente



Bruna.Kaleandra 10/03/2021

Lucíola, Lúcia ou Maria?
Leitura essencial! História envolvente, as atitudes imaturas que partem dos personagens principais podem parecer bobas mas os deixam tridimensionais. Um clássico que retrata o Brasil do século XIX, causa estranhesa e até revolta pelos costumes e preconceitos da época, porém faz refletir sobre as raízes conservadoras, machistas e escravocratas do Brasil que se refletem ainda nos dias atuais.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



15 encontrados | exibindo 1 a 15


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR