A Menina da Montanha

A Menina da Montanha Tara Westover




Resenhas - A Menina da Montanha


465 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Janine 20/07/2024

"A menina da montanha" é com certeza uma autobiografia de grande impacto. Tara Westover teve uma infância repleta de privações e só entrou em uma sala de aula pela primeira vez quando já era quase adulta. O conhecimento abriu as portas para uma nova realidade para Tara e proporcionou mudanças significativas em sua vida, porém, também acarretou muitos atritos com sua família. Acredito que mais do que compartilhar sua história, Tara teve como principal objetivo deixar claro o quanto a educação é transformadora e libertadora. Este é um livro que com certeza vale a pena ler!
comentários(0)comente



amanda.gravena 17/07/2024

Misto de sentimentos
Acabei de ler e fiquei mais curiosa ainda em saber mais, ver fotos das pessoas da história e entender como tudo isso aconteceu.

Em que momento as coisas cruzam uma linha onde não é mais possível voltar atrás? Até onde podemos ir por nossas convicções? E será que são mesmo as ideologias que seguimos sem questionar, ou será q elas só servem de justificativa para o que somos de verdade?

Os personagens que mais me deixam indignada são o pai, a mãe e o irmão mais velho, pq parecem se defender entre si independente de qualquer coisa. O resto parece que vai meio na onda.
comentários(0)comente



Sidineia.Cristina 08/07/2024

Biografia surreal
Uma das melhores histórias que já li em 2024, apesar de ser sofrida, tensa e cativante. Tara Westover teve uma vida cruel, abusado por seu pai e um dos seus irmãos, após seus 17 anos consegue se libertar, sair de casa e estudar, o que até então era proibido na sua casa. Mas tem um luta interna, cheia de culpa por "abandonar" sua família e ir estudar.
Uma luta com a bipolaridade e o fanatismo religioso do pai, conviver com um irmão abusivo e a mãe submissa, sofrendo a violência física e psicológica.
Muitos pontos nos leva a refletir, como podem ter pessoas ainda nos dias de hoje, vivendo à margem de ignorância e o fanatismo religioso. Mas a história deixa uma mensagem, é que a educação transforma vidas. Super indico a leitura, vale muito a pena, mas se preparem pra sofrer junto com a Tara.
comentários(0)comente



Juliana 07/07/2024

"you could call this selfhood many things. transformation. metamorphosis. falsity. betrayal. i call it an education."
Uau. eu geralmente não dou nota para não ficção, mas esse livro aqui é simplesmente incrível! é um relato muito doloroso sobre lutar pela educação e autoconhecimento, e como isso pode quebrar ciclos de violência e manipulação. além disso, mostra como a educação é parte fundamental da construção de quem nós somos. essa menina cresceu no meio de pais completamente lunáticos e problemáticos, mas mesmo depois que ela conseguiu entender isso cortar laços com a família ainda exigiu uma força muito grande. realmente everything you lose is a step you take. que livro incrível, que poder a educação tem!!!
comentários(0)comente



vanessa.pivotto 14/06/2024

Torci muito por ela
A história de Tara é marcada por desafios extremos e uma determinação inabalável. Criada em uma família Mórmon radical, ela não frequentou a escola e foi educada em casa sob circunstâncias extremamente restritas. Apesar de tudo, Tara encontrou uma forma de se educar e, eventualmente, transformar sua vida por meio do estudo.

O livro é uma lição de superação, mostrando que o poder da educação pode abrir portas e mudar destinos, mesmo quando tudo parece conspirar contra. A escrita de Tara é visceral e cativante, fazendo com que cada página seja uma descoberta, por vezes muito angustiante.
comentários(0)comente



Camila1856 10/06/2024

Um relato biográfico sobre como o fanatismo com ideias sobre religião e crenças no " Fim do mundo" pode segregar uma família da sociedade.

A autora escreve de forma fluida sobre como cresceu e como conseguiu " furar a bolha", a duras penas para tornar- se doutora em Cambridge.

Vale a leitura para conhecer uma realidade que pouco conhecemos no Brasil.
vanessa.pivotto 13/06/2024minha estante
Terminei a leitura agora e tem momentos muito chocantes. É espantoso que essas pessoas vivam dessa forma antiquada e opressora sem que ninguém tome providências. Estou indignada ?




Lane 09/06/2024

Amei
Uau, que livro incrível, a melhor autobiografia que já li, a primeira parte é angustiante e a segunda parte cheia de depressão e esperança, saber que é uma história real quebra meu coração, gostei muito das discussões que a autora trás sobre religião, educação e feminismo
comentários(0)comente



Carolina.Perdigão 27/05/2024

Esse livro mexeu demais comigo e despertou diversas emoções como raiva, revolta e admiração. A história de superação da autora é incrível e o pai dela foi o personagem mais surreal que eu já vi na literatura. Leitura imperdível!
comentários(0)comente



Ana Carol 24/05/2024

Essa história é impressionante. Ler e saber que é real, me fez pensar em como as pessoas são plurais, e quantas vidas acontecem sem que a gente saiba ou imagine que exista
Aline221 13/10/2024minha estante
Verdade menina




Estantedamhy 02/05/2024

Para mim foi muito impactante, uma leitura que todos deveriam ler. Uma história real vivida pela própria autora Tara Westover.

Essa leitura traz muitos assuntos como crenças, religião, saúde, educação e resiliência. Livro bem escrito, de fácil interpretação.

Nele temos o processo de Tara com a educação escolar e sua jornada não foi fácil, sua mãe a ensinou em casa o básico, mas para Tara não era o suficiente.

Sua família me marcou muito na sua educação, ela sofrerá muito (gatilhos) tanto de seu pai e seu irmão, sua mãe que obedecia ao marido. Chorei muito, fiquei com muita raiva, ódio, mas, Tara não deixou isso que a abalasse, venceu seus medos, lutou com seus pensamentos e cresceu intelectualmente, buscando entender sua família por serem deste modo. (Descobrirá na escola que seu pai poderia sofrer de bipolaridade).

História bem forte, Tara poderia ser mais uma jovem na montanha seguindo as crenças da família, mas seu desejo era sair e viver, estudar, ser alguém importante, cortando laços antigos e superando desafios tornou-se TARA WESTOVER que pisou aos 17 anos pela primeira vez na sala de aula e chegou a conquistar o doutorado em Cambridge.
comentários(0)comente



Maria Laura 02/05/2024

Educated
Eu tenho um problema com o estilo de livro Memoir: nunca é informação suficiente pra mim. Gera uma curiosidade absurda sobre a vida da pessoa e das outras pessoas que participam da história. Nesse caso, ainda está sendo mais díficil, porque a vida da Tara Westover é muito privada (e está certíssima, com essa família que ela tem) e eu não consigo descobrir mais nada, além de que ela é incrível.
Uma história de crescimento absurdo, não só por ser narrada desde a infância, mas, porque ela teve que lidar com superação de medos, superação de traumas, mas principalmente lidar com abandono familiar mesmo com a família presente. Além disso, o deixar crenças e convicções de lado e acreditar em si mesma e que ser mulher não a fazia menor e pior do que ninguém, que ela podia buscar uma educação e abandonar a realidade imposta pelo pai faz da Tara uma mulher extremamente forte.
Esse livro me prendeu do início ao fim, e, como a própria autora disse, não é uma crítica à nenhuma religião, mas a história dela e de como as escolhas da família dela a moldaram profundamente.
comentários(0)comente



Julia Tomazin 24/04/2024

Deveria ser leitura obrigatória nas escolas!
A Menina da Montanha, de Tara Westover - O livro é uma biografia que conta a história de Tara, uma mulher conseguiu fazer um doutorado em Cambridge, após começar a frequentar a escola somente com 17 anos de idade. Foi eleito o livro do ano de 2018 pela Amazon, sendo um dos mais aclamados lançamentos do ano, período que ocupou a lista de mais vendidos do The New York Times.

A autora narra a sua infância e a vida de sua família, que vivia isolada do resto do mundo, nas montanhas de Idaho em razão do fanatismo religioso de seus pais que eram mórmons. Assim, Tara nunca havia recebido educação, nunca foi a um médico ou conviveu com crianças que não fossem seus irmãos, além de viver sobre violência física e controle familiar.

A mudança acontece quando seu irmão mais velho foi para faculdade e apresentou para Tara sobre o mundo fora da montanha, o que a fez buscar uma nova forma de vida. Assim, ela aprendeu sozinha sobre matemática, ciência e gramática, chegando na faculdade estudou psicologia e suas pesquisas acabaram levando-a para Harvard e Cambridge.

A história é narrada em primeira pessoa e é surpreendente, como um romance que parece ter sido inventada pela autora. A discussão do livro não visa fazer julgamentos religiosos, uma vez que foi uma universidade religiosa que acolheu Tara, mas busca mostrar o que a educação pode fazer e o como o conhecimento pode te libertar. É uma história de superação, mesmo com fatores externos se opondo constantemente.

“Essa mudança do eu pode ser chamada de muitas coisas. Transformação. Metamorfose. Falsidade. Traição. Eu chamo de educação.”

Meu Instagram literário @fabu.list ou link: https://www.instagram.com/fabu.list?utm_source=ig_web_button_share_sheet&igsh=ZDNlZDc0MzIxNw==
comentários(0)comente



FernandoSubra 24/04/2024

A menina da montanha
Quem imaginaria que no país mais rico do planeta, uma família inteira ficaria sem educação, saúde, tecnologia? Tara é uma garota que passa a infância e grande parte da adolescência sem ir a escola, sem saber ler e escrever, isolada do mundo, apenas na companhia de seus pais.
Vinda de uma família mórmon, eles vivem nas montanhas americanas e não são conhecidos por quase ninguém, exceto uma dezena de pessoas de sua comunidade. Ignorantes no sentido educacional, todos levam uma vida asceta, crentes que a espiritualidade será capaz de resolver tudo, inclusive os problemas graves de saúde. Para evitar contato com a sociedade "má capitalista e controlada por Satanás", seu pai repele qualquer contato com aquilo que o governo pode proporcionar: saúde, educação, segurança, emprego, etc.
Disposta a mudar isso, Tara enfrenta a visão de mundo medieval de seu pai em busca de conhecimento e educação e com isso consegue pisar na escola pela primeira vez aos 17 anos para nunca mais parar, até concluir seu doutorado em uma das universidades mais conceituadas do mundo.
Ingrid.Menezes 16/05/2024minha estante
Amei sua resenha


FernandoSubra 16/05/2024minha estante
Obrigado !!!




Felipe Oliveira 21/04/2024

Angustiante!
É louco saber que é uma história real e da própria autora que tem propriedade para falar sobre sua vida e sua lembranças mais do que ninguém.
Achei ele cansativo em partes por parecer ser fácil resolver tais problemas e por acabar tendo um pré julgamento das atitudes dessa relação familiar tão tóxica.
O que confortava é saber o final do livro já que foi a própria que escreveu, então a gente fica na angústia de saber quando tudo aquilo iria acabar.
comentários(0)comente



Ana Val 14/04/2024

Amazingly written, this memoir is a unique view of Mormons and religious fundamentalism. It is deeply emotional but also very rational. Tara made an excellent work putting together her memories, along with her brothers. It is crazy to imagine growing up in such environment, particularly in modern days. but it is so well portrayed that you can really connect to her and her struggles. Touching, enraging, and most of all hopeful, this book is one of the best non-fiction I read recently. It deserves all the praise
comentários(0)comente



465 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR