A Menina da Montanha

A Menina da Montanha Tara Westover




Resenhas - A Menina da Montanha


465 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Zileide.Brito 12/11/2024

Aprecie
"Essa mudança do eu pode ser chamada de muitas coisas. Transformação. Metamorfose. Falsidade. Traição.
Eu chamo de educação."

Gostaria de ter ludo em um momento em que eu tivesse mais tempo para previar essa obra. Mais tempo para absorver tudo o que aconteceu com a Tara e seus irmãos. E certamente queria mais tempo para amenizar a ferida que foi formada durante a leitura.
Jamais imaginei que teria tanto peso... na verdade, nunca imaginei que seria esse (tipo) de peso.
Vou evitar todos os clichês que eu puder nesta pequena resenha. Porém, um em particular, não vou poder evitar: você é uma sobrevivente, Tara Westover.
E que fique esse enorme ensinamento: a educação muda pessoas! Tranforma vidas. Em alguns casos, salva elas!
Aprecie!
comentários(0)comente



ma_riely 18/10/2024

Amei conhecer uma história tão distante da minha realidade. Aqui nos EUA, a gente ouve falar dos mórmons, mas eu não sabia dos mórmons survivalistas, que são bem mais radicais.
Mesmo a história tendo acontecido nos anos 1990, fiquei encucada imaginando como a vida da Tara foi tão diferente do que conheço. Ouvi o audiobook e amei como foi sua escrita foi envolvente. Ela descreve tudo, desde o trampo pesado na sucata do pai até o abuso do irmão, de um jeito que você sente na pele... O desconforto é real, mas é isso que faz o livro ser tão poderoso.
O livro e a vida da Tara trouxeram muitas controvérsias. Será que é real tudo que ela viveu ou ela só tá tentando ganhar dinheiro? Será que ela deveria ter dado nome aos bois e reconhecido que tudo foi extremamente abusivo?
Li o livro sem julgamentos pessoais, tentei olhar como se estivesse assistindo a vida da Tara se desenrolar. O que mais me pegou foi perceber como a gente vive numa bolha. Esse livro me deixou pensando como não existe um jeito "certo" de viver (ressalvas para o abuso e trauma obviamente, to falando da maneira de viver aqui!). Tem gente por aí vivendo realidades que a gente nem imagina.
Se você tá a fim de uma história real que vai te fazer pensar - e talvez até te deixar um pouco desconfortável - vai fundo. "Educated" é daqueles livros que ficam martelando na sua cabeça por um bom tempo. Não é leitura leve, mas vale cada página.
comentários(0)comente



Aline221 13/10/2024

Simplesmente revoltante demais
Mais uma biografia muito difícil de se ler.Que história revoltante,impossível você não sentir raiva e ódio do pai, do irmão,da mãe e da família inteira de Tara.O bom é que nessa história ela conseguiu dar a volta por cima e ser feliz.
Tara Westover nasceu nas montanhas isoladas de Idaho,em uma família que fazia parte da seita dos mormons.Só que seu pai conseguia ser ainda pior que um mórmon tradicional,ele era ainda mais fanatico e claro que toda a família sofria com isso.
Na casa de Tara não tinha TV,as crianças eram proibidas de irem a escola e ao médico,trabalhavam igual uns condenados na fazenda e Tara ainda sofria muito com um irmão sádico e violento.
Quando lá conta a primeira parte de sua infância e adolescência é muito difícil de ler.Mas aos 17 anos quando ela rompe com a familia e decide começar a estudar é muito lindo de se ver.
Tara era autodidata assim como minha mãe,ela aprendeu o básico de Português( no caso dela ingles) e matemática sozinha(assim como minha mae)e depois entrou pra faculdade.
É muito lindo ver ela descobrindo várias coisas normais do mundo, com programas e séries.Ela estudou tanto que fez doutorado em Harvard e Cambridge,passou a ser palestrante e depois publicou esse livro.
A história de Tara é inspiradora demais.Apesar de ser criada por um lunático fanático ela conseguiu romper as barreiras da ignorância e ser alguém.
Mais uma excelente auto biografia, amei demais esse livro,com essa história de superação.
Caroline2113 14/10/2024minha estante
Nossa, esse livro é muito bom, apesar de tudo. Também fiquei feliz com o desfecho da vida de Tara. É um livro pra vida




Anne Balbueno 13/10/2024

Família e fanatismo religioso
Eu nunca me arrependo de ler não ficção e esse teve um espaço especial no meu coração. Eu penso em tudo o que eu poderia falar mas no final as palavras da Tara são só dela.

No final do dia, a escolha de fechar os olhos pra sua família e escolher ficar com a família que você escolheu para si ainda é difícil.
comentários(0)comente



giheiden 09/10/2024

O que a falta de perspectiva pode fazer na vida de alguém
Esse livro destaca o valor da educação como um meio de transformação pessoal e social, além de abordar os impactos do fanatismo religioso e da violência familiar. O livro é tão sincero, honesto e profundo que dói, e oferece uma leitura inspiradora para quem gosta de histórias de resiliência e autodescoberta. Eu jamais esquecerei Tara Westover.
comentários(0)comente



Beatriz.Guerreiro 05/10/2024

Educação liberta
O relato de Tara sobre sua educação é um despertar. Nossa família é um pilar significativo, é esse pilar que molda nossa maneira de viver e ver a vida, porém outros pilares são tão importantes para o bom desenvolvimento do nosso eu. Viver em uma bolha que fere e exclui é prejudicial, e Tara expõe bem claro essa problemática.
comentários(0)comente



Beatriz.Marsura 18/09/2024

You can let it go - Matilda
Não consigo descrever o misto de sentimentos que se passaram dentro de mim enquanto eu lia esse livro.
A história da Tara é uma verdadeira aula sobre como a educação e o conhecimento libertam. Ler a história desse livro e pensar que é uma história real e que todos aqueles conflitos e sentimentos não acabaram ali me faz entender como a Tara é uma mulher forte.
Ler todas as agressões que ela sofreu e a forma como cada coisa influenciou na vida dela, todas as vezes que ela duvidou de si, que ela travou uma batalha entre a ela do passado e a ela do futuro, como mesmo depois de anos ela ainda se via culpada, tudo isso mostra como nossa infância e nossa familia tem poder sobre nós.
Um livro excepcional que conta como uma menina conseguiu por conta própria sair de um ambiente totalmente tóxico e encontrar seu eu através da educação, e como foi sua jornada se livrando de todas as amarras ideologicas, amarras essas que foram presas com o amor, a cumplicidade e a devoção familiar, impostas pelo seu pai e pela sua mãe - essa que, antes de ser cúmplice, foi também uma vitima.
Por fim, se eu descobrisse que o Harry Styles escreveu Matilda depois de ler esse livro, eu não ficaria nem um pouco surpreso, pois, no final, é exatamente isso, a Tara pode deixar pra la e fazer uma festa cheia de cheia de gente que ela conhece e, principalmente, começar uma familia que sempre mostrará amor a ela.
comentários(0)comente



FlAvia1937 17/09/2024

Um dos livros mais impactantes que já li, fala sobre problemas psicológicos de uma família que vive no interior dos Estados Unidos, uma menina que tenta se livrar daquilo que faz parte dela. Simplesmente impactante!!
comentários(0)comente



Julia Ledra 17/09/2024

É um livro sobre a importância da educação
A história da Tara é impressionante: ela cresceu numa família mórmon que vivia isolada da sociedade, sem acesso à escolas, médicos ou qualquer outra coisa que o pai dela acreditava ser "obra do diabo".
Além disso, existia muita violência física e psicológica na família dela que fez com que a Tara duvidasse de si mesma, aguentasse calada várias injustiças e tivesse muita dificuldade em ingressar no mundo real.
Vale muito a pena ler esse livro, não só para conhecer essa história (que é incrível), mas também por causa da escrita maravilhosa da Tara ❤️

site: https://youtu.be/sbBA4gpnCCE
comentários(0)comente



Pablo Marcelo 06/09/2024

De fato, um dos melhores dos últimos tempos
Ja havia visto um hype em cima desse livro. Vários prêmios. Relutei em entrar na onda. Mas, quando entrei não sai mais.

De fato é um dos melhores livros que li nos últimos tempos. Uma história real. Que te prende. Algo entranhável. Que história. Até lembrou um pouco a minha história. Mas, isso é outra história.

Mais que recomendo a leitura. É necessária.
comentários(0)comente



ninareadsm 01/09/2024

Merece mais reconhecimento
Não acho que livros sobre historias reais devam ser avaliados mas gostei muito deste!! Achei a escrita meio lenta mas de resto achei muito bom e tambem acho maravilhoso casos assim serem publicados, é muito importante o conhecimento.
comentários(0)comente



Caroline2113 29/08/2024

"É estranho como a gente dá às pessoas que ama tanto poder sobre a gente"

Esse livro é do tipo que te faz ficar sem palavras. Afinal, como dar nota, como falar do que gostou ou não, sabendo que tudo ali é real, aconteceu, e a intimidade da pessoa está sendo exposta, confiada a você?

Admito que não pesquisei sobre o livro antes de lê-lo, apenas gostei do título e queria saber como foi, do ponto de vista de quem passou, pisar numa escola pela primeira vez aos 17 anos. E admito também que não foi nada do que eu esperava.

"- Eu preciso tomar uma decisão e quero seu conselho.
- Claro.
- Não consigo decidir. - Ele fez uma pausa e achei que tinha caído a ligação. - Se eu mesmo mato você ou se contrato um assassino. - Houve um silêncio preenchido por estática. - Pode ser mais barato contratar um assassino, levando em conta o preço da passagem."

É um livro que nos faz sair da nossa própria bolha, nos faz avaliar melhor o mundo que vivemos - e o mundo que criamos para nós próprios. É impossível ler esse livro e não ter mais empatia e caridade pelas pessoas ao seu redor. E, claro, a respeitar a si mesmo, sua própria história e sua própria jornada.
comentários(0)comente



fatimaria 19/08/2024

Um dos melhores memoirs que já li. é uma história cheio de absurdos, de ódio e de abusos, mas ainda assim narrada de um jeito muito humano. admiro muito mesmo qualquer pessoa com tal capacidade de articular as próprias experiências e traumas e como tudo isso a molda como pessoa. e esse livro é um testamento muito importante para qualquer pessoa, e foi muito importante pra mim. leiam!!
Danielle 20/08/2024minha estante
AMO esse




dudi =) 25/07/2024

A Menina da Montanha
É sempre mais complicado ler uma biografia porque não necessariamete vai haver um final feliz. É doloroso ler uma biografia porque tudo que aconteceu, aconteceu de verdade. Não com uma personagem, mas com uma pessoa real. Lendo uma biografia, eu posso literalmente pesquisar os personagens, as fotos, os lugares mencionados... isso torna tudo mais real.

Eu acredito totalmente na Tara e nunca poderia me relacionar com pais assim. Fala sério, como eu ficaria no mesmo ambiente que Shawn? No mesmo ambiente de uma pessoa que me agrediu várias vezes?

Acredito sim que em alguns momentos talvez ela criou um cenário no livro mais exagerado para dar enfase em alguma ação, mas é um livro. Assim que funciona esse tipo de dissertação.

Eu não sou muito fã de biografias porque me causam sentimentos muito fortes por saber que as pessoas são reais. Eu estava brincando, indo pra escola... enquanto a Tara estava em casa sendo agredida, sabe? Me faz refletir muito.

Gostei mais do título em inglês 'Educated' que combina mais com o objeitvo do livro. E gostei que esse livro foi recomendado até pelo Obama, o que faz sentido, certo? Narra um livros com país que suspeitam do governo e coloca as consequencias disso. Faz sentido alguém do governo gostar, é um grande exemplo de tudo que eles tentam evitar.

Acho muito complicado educação em casa, principalmente infantil. E esse livro retrata exatamente meus argumentos. Sou feliz por ter lido ele, mas não vou pensar muito sempre porque tenho muito medo do Shawn e não quero que ele volte para me assombrar.

Tara, boa sorte e por favor peça uma medida protetiva (será que tem isso na América do Norte? aqui no Sul tem) para algumas pessoas. Se se aproximarem mais de 1 metro de você, chame a polícia. :)
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



465 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR