Ariel_Henrique 16/07/2024
Esse livro possui 31 dos 37 contos de robôs do Asimov, até a época em que foi publicado possuía todos os contos deste tema dele já escritos.
O livro não começa muito bem, com alguns contos que não gostei muito e achei dispensáveis, há também os 9 contos que já se encontram em Eu, Robô, e não reli novamente.
O que realmente achei de interessante foram os 4 contos extras da personagem Susan Calvin, assim como um conto dos personagens Elijah e Daneel, e o conto final, o homem bicentenário.
Os contos de Susan Calvin ajudaram a desenvolver uma personagem que acabou se tornando mais querida, além de serem contos clássicos de robô como os encontrados no Eu, Robô. Inclusive a personagem sai por cima no último conto quando se revolta contra os cientistas homens que sempre a menosprezaram, mostrando que ela é a mais inteligente entre todos.
O conto dos dois detetives é muito bom e serve como um aperitivo entre o segundo e terceiro livro, mostrando tudo que tem de bom na trilogia.
O conto final do homem bicentenário é sensacional, e ele sozinho vale uma estrela da minha resenha, é incrível como em menos de 50 páginas Asimov conseguiu criar um personagem tão complexo que acaba desenvolvendo um amor pela humanidade a ponto de querer deixar de ser um robô e querer se tornar um humano, terminei o conto querendo ler mais daquela história e fico grato que posteriormente foi escrito um livro só para desenvolver mais esse conto.
Vou sentir falta da histórias de robô do Asimov, apesar que ainda me falta ler um livro da trilogia do Elijah/Daneel + esses 6 contos que ele escreveu posteriormente e que não se encontram em nenhuma coletânea.