Cley 10/01/2019Forrestville, uma cidade pequena, conservadora, morada do Dill, Lydia e Travis, três amigos inseparáveis que estão no último ano do ensino médio.
Lýdia é uma garota inteligente, blogueira famosa e não vê a hora de se mudar da cidade e ir para faculdade.
Travis é um cara que adora livros e não espera muita coisa da vida.
Dill é um jovem marcado pelas ações de seu pai, ex pastor que está preso depois de ter se envolvido em um escândalo.
⠀
Dill precisa trabalhar para pagar as contas, por conta da prisão do seu pai, o mesmo não enxerga opções favoráveis, por mais que ele queira, sabe que é impossível seguir seus planos, pois sua mãe não o motiva como deveria.
⠀
Travis tem um pai extremamente abusivo, tem que lidar com a bebedeira dele e tenta se tornar invisível em sua presença, pois sabe que uma ação ou palavra por mais mínima que seja, desencadeia situações horríveis.
⠀
Felizmente, Lydia tem uma família amorosa e que a supre em tudo. Mas não é uma personagem omissa diante dos problemas de seus amigos.
⠀
Primeiro livro do ano que li, felizmente foi uma leitura emocionante. Chorei em meio as situações que à vida impunha para cada personagem e vi que o que nos sustenta em meio ao turbilhão de problemas são as verdadeiras amizades. Zentner construiu personagens cativantes e com dilemas verossímeis.
⠀
Com uma escrita que nos prende, o livro se fixa a um narrador observador (onisciente), intercalando entre os três amigos. De maneira gradativa, Zentner molda uma história linda e emocionante em que nos impulsiona a acreditar que nem sempre a vida segue como planejamos, ela toma rumo de acordo com os acontecimentos, e não importa o quanto façamos planos.
⠀
❝ ─ Vamos nos cuidar ─ Lydia disse. Tentar pelo menos. Às vezes o mundo tem outros planos. E eles saíram.❞