Michelle.Danielle 13/12/2021Ao Farol ? Virginia Woolf
A história gira em torno da família Ramsey e seus amigos, todos vão passar uma temporada na casa de veraneio da família.
James, o filho mais novo, deseja visitar o farol (que é visto da casa da família) no dia seguinte; A Sra. Ramsey sabe que se fizer mal tempo a visita ao farol não irá acontecer, entretanto não tira as esperanças do filho; o Sr. Ramsey por outro lado trata de tirar todas as esperanças do filho, pois prevê mal tempo. James idolatra a mãe, e detesta o pai (sentimento que lhe segue por sua vida), também pudera, a senhora Ramsey é o farol de sua família.
(Toda família tem o seu farol!! ... Percebemos na senhora Ramsey, o carinho, o amor e a preocupação que ela tem com seus filhos, o medo pelo futuro deles, se serão felizes ou não, quais doenças lhe serão acometidas. Preocupação de mãe, mas a vida segue, e mesmo uma mãe não pode evitar que o tempo avance ferozmente sobre seus filhos).
Não há nenhum grande acontecimento, mas muitas emoções e impressões de cada uma das personagens. Diante de um jantar banal acontece um turbilhão de coisas em cada pessoa (cenas do passado, idealizações do futuro, pensamentos sentimentos).
Sonhos frustrados, desejos realizados e não realizados, casamentos feitos e defeitos. Casas vazias se tornam cheias, cheias ficam vazias.
...?A sr. Ramsey dizia: Vida, fica parada aqui...?
Pessoas que chegam, pessoas que se tornam lembranças.
Enfim, quem nunca quis parar no tempo, quem nunca quis avançar ou voltar no tempo!!
Além disso, o livro é ambientado na primeira guerra mundial e, embora não temos o foco na guerra, vemos como as famílias foram afetadas por ela.
No final, a descrição da casa com o avanço do tempo, de certa forma, somos nós.