amorime_ 06/05/2024
É... acabou.
Eu estou emotiva haha. Quis chorar já na dedicatória do Jay Bonansinga "Para os caçadores de errantes por toda parte". Fofo.
Eu gostei, de maneira geral, desse livro. Temos aqui uma Lilly Caul mais madura, forte, dona dela mesma, mas que ao mesmo tempo, não deixa de ser humana. Acredito que essa era a melhor forma de encerrar o ciclo dessa personagem, demonstrar que apesar de ser sanguinária quando precisa, ela não se assemelha em nada com o Governador.
Fiquei triste pelo David, ele sofreu demais nesses dois últimos livros da série. Aliás, as mortes desse livro são inaceitáveis pra mim, apesar de fazerem sentido de certa e forma e, querendo ou não, o Jay precisava seguir o ritmo que o Robert Kirkman criou para o universo The Walking Dead: um personagem condenado a morte sobrevive, mas um que já estava praticamente salvo morre por um motivo besta. Acontece.
As cenas nesse livro são MUITO descritivas, e apesar de serem boas, parecem intermináveis algumas vezes. Foi um dos livros que eu mais demorei para terminar, mas só por conta da quantidade de sangue, vísceras e destruição mesmo. Segue o mesmo ritmo do último livro, onde uma coisa acontece atrás da outra e todas as pontas que ficaram soltas são amarradas no final.
Outra coisa que vale a pena mencionar é a "participação" do personagem brasileiro. Claro que segue aquela coisa estereotipada do latino que trafica drogas e que tem um extinto de sobrevivência... mas é algo que eu consigo imaginar acontecendo na série de TV, facilmente.
Foi uma longa jornada, mas valeu a pena! Vou sentir falta de reclamar dessa série por aqui. Não é perfeita, aliás, está longe de ser, mas é uma história que acrescenta para quem é fã desse universo, já que depois da morte do Governador, Woodbury fica esquecida na série.
Ouvi boatos de que teria uma continuação, mas não acredito que seja o caso... Woodbury precisa descansar um pouco, é mais curioso deixar no imaginário do leitor o que pode acontecer ou o que teria acontecido. Sou fã do universo que o Kirkman criou, mas acho que não tem nada de inovador para trazer em relação a zumbis, e prolongar esse fim só mancha a incrível trajetória que ele criou para os personagens que são tão marcantes.
É isso, walkers! Nem acredito que depois de anos eu consegui terminar essa série.