Sidney.Prando 02/03/2022
Torless, o dilema de uma consciência
Torless é um adolescente que vive no antigo Império Austro-húngaro, durante a virada do século 19 para o 20. Assim como os filhos de outras famílias burguesas, é levado para um internato militar. Longe do conforto da família, o protagonista vai ter contato com prostitutas, violência, crueldade, relações homossexuais e outras coisas que serão imprescindíveis para o seu amadurecimento.
É no internato que Torless conhecerá os adolescentes Reiting (um manipulador que adora atiçar as pessoas e submete-las com a ajuda de outras) e Beineberg (um garoto com feições indianas que conserva ideias morais mirabolantes. Muitas dessas tem origem do seu fascínio em atingir a alma por meio da tortura do corpo e da mente). O que pode dar errado, né?
Quando um garoto, Basini, é descoberto por emprestar dinheiro sem ter como pagar, esses garotos decidem tomar uma decisão, torturar o caloteiro. A partir desse ponto, vemos a complexidade dos sentimentos que assolam Torless, um misto de excitação e curiosidade, e que levam a narrativa por um labirinto psicológico fascinante.
Para mim, o livro é encantador.
Aqui, vemos muito dos conflitos que um jovem enfrenta e mais do que isso, sente. Torless personifica em Basini esse misto de desejo e fascínio. Porém, ele não é o único. Reiting e Beineberg querem desgastar Basini o máximo que podem, humilhando-o sem deixar nada dele. E, os meios que usam para isso reflete o que de mais cruel há nos humanos (lembrando, são adolescentes!). Uma curiosidade, muitos desses métodos cruéis são realizados com o garoto despido.
O que mais me chamou a atenção foi o modo como Torless agiu, ora próximo e curioso, ora distante e indiferente. Torless sente desejo por Basini, um desejo que ultrapassa a barreira sexual e que poderia ter como destinatário uma mulher, mas não foi o caso. Só quando tem contato com o filosofo Kant que o jovem começa a indagar sobre a injustiça que está sofrendo Basini na mão dos outros garotos, e então, após o conselho dos pais, decide tomar uma providência.
Por fim, “O Jovem Torless” é um livro maduro que ronda as veredas da mente, mexendo com o leitor atento, inquietando os frágeis. É uma leitura e tanto!
site: https://www.instagram.com/p/CXbXldHryOL/?utm_source=ig_web_copy_link