Tempo de Dançar

Tempo de Dançar Patrícia Beal




Resenhas -


14 encontrados | exibindo 1 a 14


wluv.clara 20/10/2024

Ninguém explica
Cara, na verdade, se me pedissem pra descrever esse livro em uma só palavra, eu não saberia qual. Isso é bem clichê e eu não gosto muito de dizer isso, mas é vibes "ninguém explica Deus". Eu realmente não entendo, não sei o exato porquê desse livro ter me cativado tanto, mas eu acredito que cativou. Eu me identifiquei até que bastante com a protagonista: Ana vive num conflito, pois ela ama dois homens ao mesmo tempo e tem que escolher apenas um, além de estar passando por um momento difícil profissionalmente também. A sua relação com Deus e com a religião também é um pouco parecida com a minha. Ana não sabe muito bem se acredita ou não; quer dizer, ela diz que acredita que há uma força, diz que acredita que tem um deus sim, ele existe, mas ela também está meio incerta, não sabe se deve acreditar ou não, se deve se agarrar a isso. Durante a maior parte do livro, Ana pede muitas coisas a Deus, em pensamento; Ao mesmo tempo que também o desafia e/ou o desrespeita muito. Uma coisa que ela teve a coragem de fazer que eu acho que talvez eu nunca tenha, é a de olhar para os céus e dizer que Deus está morto/não existe. Ela faz isso em um momento de angústia. No final do livro, Ana se converte e aceita Jesus. Me identifiquei bastante, pois também tenho as mesmas dúvidas, e até uma experiência não muito legal com a igreja, no passado. Porém, assim como Ana, não acho que não exista uma força superior e, quando as coisas apertam, eu também acabo recorrendo à Deus, em oração. Fico feliz por Ana ter tido um final feliz, apesar de muitas turbulências durante a sua vida. Me identifico muito com ela no sentido em que em algumas partes do livro ela se sente angustiada, em meio a um momento perfeito de sua vida, pois tem o pressentimento de que em breve tudo vai desmoronar, pois naquele momento ela tem muito a perder.

"Será que Deus decidira me ajudar, embora eu não estivesse fazendo nada para merecer seu favor? Ou estaria prestes a perder algo? Ou tudo? A ideia tornou a respiração dificil, e engoli em seco. Mas, então, me lembrei de uma coisa que Brian dissera quando estávamos trabalhando nas Piruetas no dia seguinte à última apresentação de Romeu e Julieta.
'Fiquem no ar!', orientou ele. 'Não se preocupem com a aterrissagem. Vocês vão aterrissar mais cedo ou mais tarde. A gravidade se encarregará disso, prometo a vocês. Preocupem-se em ficar lá no alto, em relevé! É um lindo lugar para estar' "

Acho que vou me lembrar dessa frase(!); Pois, assim como Ana, quando eu vivo apenas um dia muito bom e fico muito feliz, ou às vezes passo uma semana sem problemas, em algum momento, começo a pensar: "nossa, tá tudo tão calmo, tudo dando certo... com certeza é a calmaria antes da tempestade, certeza que uma m3rd4 está por vir...", mas a vida é cheia de altos e baixos, e às vezes, por focar tanto no que está por vir, acabamos não aproveitando o que está acontecendo. Claro que temos que nos preocupar com o futuro, mas tudo em excesso é ruim. Além disso, estou começando a pensar a respeito de não rotular tanto minha relação com Deus; Eu sempre soube que para "estar de bem" com Deus, não era preciso ir na igreja, os pregadores mesmo falavam. A igreja somos nós. A bíblia diz que aquele que invocar o nome do Senhor será salvo. Então, estou começando a pensar se não devo apenas falar mais com Deus, sem me preocupar com rótulos de religião, ou com os dogmas delas...

Enfim, termino esse livro sendo uma nova eu, uma pessoa diferente da que leu a primeira página! E saio também com essa frase de Brian na memória: "Preocupem-se em ficar lá no alto, em relevé! É um lindo lugar para estar"
comentários(0)comente



bianca.colbeich 16/02/2024

Não é bom.
Muito ruim. Preciso parar de comprar livros só pq achei a capa bonita. Nunca confie em livros cheios de recomendações.
comentários(0)comente



aliceencantada 15/01/2024

Um dos meus livros favoritos!!
Esse livro me fez chorar, ele tem um final de uma vida no mundo real, para mim para o final ser bom nem sempre precisa ser um final feliz.
Esse final é super necessário e a medida que li percebo que a autora conseguiu transmitir o que a protagonista sentia e saber que o livro tem uma mensagem cristã foi perfect!!??
comentários(0)comente



yllirius 20/05/2023

Clichê.
Esse livro é bom para aqueles que estão começando o hábito da leitura. Mas como eu sou macaca velha, achei chato e clichê.

Algumas poucas partes valeram a pena, outras eu simplesmente pulava mesmo.

Protagonista chata cof cof
comentários(0)comente



Jackcoriolano 30/12/2022

Tempo de Dançar (Patricia Beal)
Tempo de dançar, de Patricia Beal, publicado pela Pandorga, é um romance contemporâneo com foco em recomeços e experiência transformadora com Deus.

A protagonista, Ana Brassfield, é uma bailarina que sonha em se apresentar no palco do Metropolitan Opera House. No passado teve um envolvimento com Claus Gert, bailarino alemão muito famoso, mas atualmente está em vias de casar com o arquiteto Peter Engberg.

Tudo muda quando, escalada para dançar um importante balé, seu passaporte para realizar o sonho, no qual faria par com Claus, eles acabam se beijando. A vida de Ana sai, totalmente, do rumo, do término do noivado com Peter até morar com Claus na Alemanha e começar em uma nova companhia de balé. Somente uma experiência verdadeira com Deus para direcioná-la e, enfim, Ana encontrar seu caminho.

A escrita é fluída, mas o início da história ganha um ar de drama que não cabe, os questionamentos e temores de Ana não convencem muito; a dinâmica da história fica melhor com a mudança dela para Alemanha e começa uma trajetória mais comovente.

Vale a leitura.
comentários(0)comente



Larissa Dias 27/12/2022

Bom foi uma leitura que demorei muito para terminar, talvez deveria ter deixado um pouco a leitura desse livro e lido algum outro, mas quiz insistir em continuar somente nesse, enfim, a escrita é muito boa , mas a história algo me incomodou, não sei exatamente o que, talvez o fato das coisas terem acontecido um pouco rápido demais, a confusão de sentimentos da Ana, e a atitude dela ter acabado de sair de um relacionamento e já começar outro quase que um dia depois e se mudar com uma pessoa para outro país, sendo que anteriormente ele havia a abandonado por 10 anos sem dar nenhuma satisfação.

Mas o ponto positivo dessa história foi a conversão de Ana e ela ter conseguido superar suas inseguranças em relação ao ballet.

O final pra mim deixou um pouco a desejar , já que a Ana tinha acabado de perder seu marido e já voltou para o outro lá um mês depois, sei lá , pra mim não faz muito sentido já que o homem que ela "amava" tinha acabado de morrer, se pelo menos tivesse se passado 1 ou 2 anos e tals. Enfim mais esse foi meu ponto de vista.
comentários(0)comente



Marilda 22/10/2022

Bom
Gostei muito da história. A protagonista que faz com que a gente se reconheça nela.
No final você percebe que o que estava faltando nela o tempo todo era Deus.
comentários(0)comente



Gi 18/07/2022

esperava mais
como bailarina, eu esperava que o foco do livro fosse o ballet e a dança em si, mas é um livro mais sobre religião. nada contra, mas isso não é abordado na sinopse.
as coisas demoram muito pra acontecer e quando começam a acontecer, acontece tudo de uma vez e ficam algumas coisas meio corridas pro meu gosto.
comecei a ler achando que tinha tudo pra ser incrível, já que a autora já foi bailarina e a maneira que ela fala sobre a dança é com bastante propriedade e bem próxima ao que um bailarino de companhia vive, mas isso acaba se perdendo para abordar muitas coisas ao mesmo tempo.
e eu também achei muitas falas de algumas personagens bem problemáticas. pequenas coisas, mas não consigo deixar passar.
comentários(0)comente



Mimy 06/04/2022

Tempo de dançar
Ana passa por diversos caminhos, e alguns amores com ela, o amor pela familia, pelo cachorro, pelo balé, um amor atual... um antigo amor e uma traição vinda de onde não esperava. Mas no meio de tantos anos de provas e testes da vida, vai descobrir um amor que excede qualquer outro existente, um inigualável e incondicional, graças a uma pessoa que entra na sua vida como luz no fim do túnel, e descobrirá uma vida linda em Deus, e forças para continuar independente do que aconteça. Acompanhe essa história tão simples, mas tão linda que seja capaz de aquecer o coração.
comentários(0)comente



sarah.bianchin. 12/12/2021

Não gostei muito
Primeiro, o livro tem inúmeros erros de formatação, com palavras e frases escritas metade em itálico metade em formatação normal em TODOS os capítulos, pra não dizer todas as páginas. Claramente faltou revisão.
Quanto à história? Achei que era um romance mais sobre a vida da Ana bailarina, tinha imaginado um rumo diferente, mas na verdade é a história de uma jornada em direção a Deus. Achei um pouco incômodo, não pelo teor religioso, mas por ter sido pega de surpresa. A sinopse não dá nenhum indicativo de que a cada cinco falas dos personagens, duas vão ser referências a Deus e à Bíblia. Além disso, personagens que não sabiam o que queriam me tiraram do sério.
comentários(0)comente



Lilian 11/11/2021

Esse livro é muito bom. Mostra que é possível ter vários recomeços.

Mas o que eu mais gostei foi de envolver balé na história, do desenvolvimento da Ana em várias questões, sua história com Claus e Peter. Teve vários pontos que me fizeram refletir bastante, sobre a vida.
comentários(0)comente



Helaina 19/07/2021

Um livro tenso, mas ao mesmo tempo doce
Apesar de ser um pouco fora do que eu costumo ler, a história me agradou e se fossem outros tempos eu teria terminado a leitura até bem rápido. Ultimamente tenho levado bem mais tempo do que o normal para terminar qualquer leitura...

Narrado em 1ª pessoa pela protagonista, o livro começa no presente e nos deixa com o coração na mão para saber o desfecho do que está sendo contado ao voltar no tempo para dizer como as coisas chegaram aquele ponto. Apesar de parecer um recurso que estraga um pouco a surpresa, se bem utilizado como foi o caso, aguça ainda mais nossa curiosidade para saber o que vai acontecer depois enquanto descobrimos o que aconteceu antes.

Gostei muito que o balé tenha sido uma parte importante dessa história, pois consegui me identificar relembrando do tempo em que eu fazia aula.

"Você sabe que o sucesso é superestimado, não sabe? As pessoas estão sempre à procura do próximo projeto, do próximo Graal, como você disse." Pág. 117

"De certo modo, cada aula de balé nos faz percorrer o ciclo de aprendizado de um bebê que dá os primeiros passos. A barra é o equivalente à fase em que ele caminha apoiando-se aos objetos. Em seguida, no centro, demos passos pequenos, lentos, como uma criança avançando entre dois móveis." Pág.123

"A realização técnica é ótima, não nego, e sou muito grato por ela. Mas em primeiro lugar sou um artista, e algo está faltando. Entende?" Pág.165

Além de acompanhar Ana em sua trajetória na profissão também a seguimos em sua busca espiritual. Ela tem muitos questionamentos sobre as coisas que acontecem na sua vida e é bonito a ver descobrindo aos poucos o amor de Deus.

"Claro que há um problema. É da minha vida que estamos falando. Sempre há um problema. Fui logo me preparando para o pior, sem poder decifrar seus lábios torcidos." Pág.154

"Então sabe que Jesus já pagou pelos seus pecados. Tudo o que você precisa fazer é aceitar esse fato. Não perca seu tempo tentando pagar uma conta que já foi paga. Quando alguém em quem você confia oferece um lindo presente, você deve apenas aceitá-lo. Agradeça e aceite." Pág.214

Enquanto tudo isso acontece, Ana ainda luta contra suas dúvidas a respeito de sua vida amorosa. Peter ou Claus? Para ser sincera, não shippei ela com nenhum dos dois. Ambos os pretendentes pensaram mais neles do que nela e suas atitudes deixam isso claro.

"É claro que deve. De que adianta dividir a vida com alguém se não for dividir os fardos também?" Pág.193

Há uma conclusão para o impasse e eu gostei do desfecho. Acho que a evolução dos personagens foi um dos pontos fundamentais para isso. No geral, eu gostei do livro, apesar de não ser um gênero que eu procure com frequência. A leitura flui bem e acho que quem gosta de histórias com triângulos amorosos e sentimentos a flor da pele vai gostar bastante.

Quem quiser conhecer um pouquinho mais do trabalho da autora pode acessar o site: (Patricia Beal Author of A Season to Dance & Desert Willow), onde também estão os endereços para os perfis dela nas redes sociais.

Um aspecto interessante desse livro, li a versão impressa muito gentilmente emprestada por uma vizinha e amiga, são algumas perguntas para discussão colocadas pela autora no final do livro. Eu poderia ter copiado algumas para colocar aqui? Poderia, mas a memória não ajuda muito e eu já devolvi o livro... #sorry.

site: https://hipercriativa.blogspot.com/2021/07/resenha-tempo-de-dancar.html
comentários(0)comente



Richy. 30/03/2021

Confesso que no início arrastei um pouco a leitura, mas acabei dando mais uma chance à história e adivinha? Gostei muito!
comentários(0)comente



Yasmin 15/01/2021

Linda história!

Nem sempre nossos desejos e sonhos são o que Deus tem planejado para gente!

Lição simples e linda passada por esse livro, uma história de amor, e pricipalmente, encontro com Deus!
comentários(0)comente



14 encontrados | exibindo 1 a 14