Peregrina 09/01/2021
Transformador!
Transformadora é o que esta leitura foi para mim. Um livro pequeno, mas poderosamente inspirado pelo Espírito. Para trabalhar a temática do contentamento, Nancy Wilson se baseia no seguinte trecho da carta do Apóstolo Paulo aos Filipenses:
Aprendi o segredo de viver contente em toda e qualquer situação, seja bem alimentado, seja com fome, tendo muito, ou passando necessidade. Tudo posso naquele que me fortalece. (Filipenses 4:12,13)
A partir desses versículos, a autora aborda uma série de assuntos que envolvem ter contentamento. A começar pelo fato de que contentamento é algo que se aprende a ter, ao passo que o seu antônimo, descontentamento, é um pecado aparentemente inofensivo que pode levar a toda sorte de pecados piores: murmuração, inveja, ganância, adultério, cobiça e até homicídio.
"O descontentamento é feio e torna tudo feio. Ele nunca faz com que você se sinta melhor, ele nunca torna a situação melhor e nunca edifica seus ouvintes. Ele se recusa a ser agradecido. Ele critica as falhas e, pior de tudo, ele é um pecado grave contra um Deus santo. Mais que isso, ele conduz a outros pecados, pequenos e grandes, e é um desperdício do precioso tempo que temos."
Seguindo esta linha, Wilson alerta suas leitoras a vigiarem e a amarem o Senhor com todas as suas forças, fornecendo ferramentas para que aprendam a fazê-lo e glorificar a Deus no processo. Dessa forma, a leitura deste livro se faz importantíssima em nosso tempo, especialmente considerando a grande adesão e dependência das redes sociais, em que as pessoas vivem se comparando com outras. É fácil pensar que a grama do vizinho é mais verde, mas nós, como cristãs, somos chamadas a um propósito maior, glorificar o nosso Pai celestial e pensar sempre nas coisas do alto.
"Nosso coração quer nos colocar bem no centro do mundo. Já o contentamento nos dá olhos para que vejamos claramente quem nós somos e onde nós nos encontramos na história de Deus."
Enfim, não posso recomendar este livro o suficiente, ele é repleto de sabedoria bíblica para todas as idades e ambos os sexos, embora o subtítulo diga que é voltado para mulheres. Por isso, é excelente para ser lido em um grupo de estudos bíblicos, por exemplo. Aprender a estar contente em toda e qualquer situação não apenas é uma virtude como um ato de obediência e Nancy Wilson mostra o porquê.
"Se nosso contentamento é dependente de nossas circunstâncias, então ele está baseado em um fundamento bastante instável e incerto, porque as circunstâncias estão sujeitas a mudanças. Mas quando nosso contentamento repousa sobre a soberania e a bondade de Deus, aí sim ele está fundamentado em algo certo. Estamos a salvo. Nosso coração está seguro. Nossa alegria está protegida. Isso é o que significa dizer 'Posso tudo em Cristo, que me fortalece'".