Despertar

Despertar Octavia E. Butler




Resenhas -


177 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Nayany 09/10/2021

Um ótimo início de trilogia,Octavia aborda temas que vai da antropologia até engenharia genética.

É um pouco tenso acompanhar Lilith em seus primeiros contatos com os Oankali, todo o processo de confinamento, solidão, manipulação e conhecimento gera bastante dilemas.

Estou curiosa para Ritos de Passagem!
comentários(0)comente



Jam 22/05/2020

Octavia Butler cria mundos
Acho que a especialidade da Octavia Butler é criar e nos situar nos seus mundos fictícios, abordando questões sociais e existenciais não como o foco principal do livro, mas como os fios essenciais da própria trama. Com uma escrita bem direta, o livro é de uma leitura fácil, com uma história bem louca, que de repente nos perguntamos "mano, onde é que eu vim parar? O que que eu to sentindo nesse momento?" hahahah.
Não é o meu livro favorito dela, ainda prefiro Kindred e a série da Semente da Terra, mas é uma ficção científica bem massa.
comentários(0)comente



nayanebrito 04/06/2020

Sobre "Despertar"
#SLResenha

Despertar #1 | @editoramorrobranco

Em Despertar, a humanidade já se autodestruiu através da guerra e da aniquiliação nuclear. O planeta se tornou inabitável. Os Oankali, espécie de extraterrestres que arranca da terra os poucos sobreviventes, colocam os humanos em hibernação para estudá-los, e nesse meio-tempo, restaurar a terra.

250 anos depois, Lilith é despertada. Ela está no navio de Oankali como prisioneira e tem que responder a diversos interrogatórios que essa espécie curiosa e teimosa faz. Ela é informada de que outros seres humanos também foram despertados e que serão treinados do zero para voltar a terra.

Lilith tem que se sujeitar ao que essas espécies ordenam. Ela não tem voz, razão, ou qualquer tipo de força para conseguir lutar contra entre seres. E o pior, ela não sabe se algum dia irá voltar a terra.

?Você tem um par incompatível de características genéticas. Sozinha, teria sido útil, teria ajudado a sobrevivência de sua espécie. Mas os dois juntos são letais. Era apenas uma questão de tempo antes que eles te destruíssem.?

"Despertar" é mais uma obra da Octavia E. Buttler que traz tantas reflexões. Lilith luta contra esse seres que são mais evoluídos, autossuficientes e totalmente estranhos pra ela. As líderes sempre são mulheres negras, formidáveis, mas vulneráveis.

Foi uma história totalmente diferente do que eu já li. Aqui a ordem é de que essas espécies estudam os seres humanos e mostram o caminho deles para autodestruição. Estudam e ajudam para que estes serem possam voltar a viver em harmonia na terra.

No entanto, em certos momentos fiquei tensa com o que eles mandavam a Lilith fazer. O único motivo desse livro não ser 5 estrelas foi o final que não me agradou, já que queria um destino diferente para a protagonista. Apesar disso, foi mais uma obra incrível da Octavia.
comentários(0)comente



Lucas dos Reis @EstanteQuadrada 02/12/2020

O ser humano tem que acabar (ou evoluir)
Em Despertar, o primeiro livro do Xenogêneses, somos apresentados a um futuro em que a humanidade quase se destruiu e os últimos seres vivos foram resgatados por uma espécie alienígena.

Lilith é a humana Despertada após um longo período de hibernação forçada, e será responsável por despertar outros humanos. Seu objetivo é treina-los para que vivam em conjunto e depois sejam enviados de volta para a Terra pós-apocalíptica. Porém, tudo isso sendo vigiados por ETs com uma aparência angustiante.

Esse livro é uma grande alegoria de como os seres humanos são seres horríveis, deploráveis e autodepreciativos. É mais ou menos no meio do livro que a protagonista começa a interagir com outros humanos, e não mais alienígenas, e é a partir daí que começamos a sentir raiva.

É repugnante ver tanta gente egoísta se unindo pelas causas erradas... Mas nada muito diferente do que vivemos hoje em dia, não é mesmo?

A diferença entre os humanos e os alienígenas vai muito além da parte física. A maneira que os personagens falam é completamente diferente: os humanos são mais imediatistas, enquanto os aliens são calmos e calculistas.

A Octavia Butler criou um futuro distópico sensacional totalmente plausível. A riqueza de detalhes vão desde a nave em que a história se passa até mesmo na descrição dos alienígenas bizarros. Tudo mesmo é bem descrito e tão bem arquitetado que me faz acreditar que é um futuro plausível.

O livro termina da mesma maneira que começa: caótico e desesperador. Terminei querendo ler o próximo o mais rápido possível!
comentários(0)comente



Lia Trajano 18/03/2021

18/03/2021
Achei um livro incrível, merece ser chamada de grande dama da ficção cientifica. Gosto muito de histórias sobre engenharia genética. Sinceramente, talvez morrer na guerra teria sido mais vantagem para aquele pessoal. Agora quero muito ler Kindred e ritos de passagem.
comentários(0)comente



eduarda2470 30/05/2020

Xenogênese I
eu admiro a Octavia Butler com toda a minha vida, essa mulher é sensacional. pra mim não existe um livro melhor ou pior dela, todos estão no mesmo patamar, impecável!!!! ansiosa pra ler a continuação, ela não decepciona, não tem jeito...
comentários(0)comente



Luan 29/01/2020

Bom, mas esperava um pouco mais.
Terceiro livro que li da autora, Despertar também foi aquele que menos gostei dos três. A história narra Lilith Iyapo, que está sendo acordada depois de 250 anos de animação suspensa. Ela é uma das sobreviventes de uma grande guerra no Planeta Terra. Foi salva, junto com outros humanos, por seres alienígenas. Agora, depois de se familiarizar com todas as mudanças que ocorreram, e com a ajuda dos extraterrestres, ela terá que liderar uma espécie de expedição deste grupo de volta para a Terra.

Bem, o livro não é ruim. De forma alguma. Mas certamente eu criei alguma expectativa ainda maior depois de ler dois ótimos livros – Kindred e A parábola do semeador. Despertar é uma ficção científica das tradicionais. Mas que traz uma boa dose de humanidade e proximidade com o leitor. Por isso, ele se torna mais real e palpável. Mas talvez pela história não andar muito, ou ficar mais em círculos do que avançar, é que me frustrou um pouco.

Há diversas qualidades. A escrita de Octavia e seus diálogos se sobressaem, como nas demais obras da autora. O universo que ela criou é outro destaque. Mesmo carecendo um pouco de explicações, é interessante a história que ela criou da guerra na Terra, e mais ainda a profundidade da nova raça apresentada, que é dotada de muita tecnologia. A protagonista também é um acerto. É um personagem, como em todos os livros de Octavia, que se sobressai e não fica por baixo. Gosto também da forma como nós, leitores, ficamos no escuro assim como ficam os próprios personagens – a gente não sabe se o que aqueles seres dizem é verdade ou não.

O problema é que eu esperava algo acontecer não rolou. Boa parte do livro é sobre a adaptação da protagonista neste novo lugar e, depois, dela preparando o grupo de humanos para voltar à Terra. Mas, não se engane, fica por aí mesmo e não houve esse salto na história que mostre ela retornando para o planeta que conhecemos. E essa me parecia que ia ser uma das partes mais interessantes da obra.

O livro é narrado em terceira pessoa. A narrativa é ágil e, por isso, a leitura flui rapidamente. Os personagens têm profundidade, o que ajuda a tornar a história mais crível. A obra, como sempre nos livros de Octavia, traz consigo uma série de reflexões psicológicas. Não é apenas uma ficção sobre a destruição de um planeta, é sobre relações humanas, confiança, verdade, mentira, é sobre a sociedade e seu relacionamento.
comentários(0)comente



Letícia Rodrigues 30/08/2020

Despertar por @pordentrodolivro
O mundo já não é mais o mesmo, a realidade é bem pior do que se imagina, a raça humana praticamente levou a quase destruição do planeta, agora 250 anos depois, uma raça alienígena que resgatou os poucos humanos que restaram, estão se organizado para retornar a Terra. . .
.
Lilith foi escolhida para despertar e aprende, e se adaptar aos Oankali, raça alienígena que salvou os poucos humanos restantes na Terra, e são eles que estão recuperando a Terra. Lilith tem a missão de se prepara, e despertar outros humanos, e os ensine a sobreviver na ‘nova’ Terra. . .
.
Mas antes de voltar a Terra Lilith tem que se adaptar aos Oankali, a sua aparência repulsiva, mas são também a única esperança de Lilith de um dia volta para casa. .
.
.,.
Despertar trás muitos questionamentos, é um livro que nos faz refletir sobre o nós e nossas ações, sobre o que nos estamos fazendo com o planeta Terra e sobre o futuro, como nossas ações hoje, ira influenciar o nosso futuro, e o futuro do planeta. . .
.
Lilith se tornou mais uma personagem preferida minha, dos livros da Octavia. A sua força e coragem, e sua capacidade de se adaptar e com isso aprender e a sobreviver em um meio desconhecido. .
.
Não posso deixar de falar dos Oankali, mesmo com sua aparência repulsiva, me vi encantada com o seu fascínio aos humanos, em fazer de tudo para ajuda-los a sobreviver, em garantir que eles tenham um futuro. Admito que em alguns momentos questionei varias atitude dos Oankali, a facilidade em que eles tem de manipular situações em seu proveito, e o fato de nunca saber se realmente estão falando a verdade. . .
.
E novamente me vi fascinada pela escrita da Octavia, que ao mesmo tempo é fluida e complexa, despertando diversos sentimentos e reflexões. Lembrando que esse livro foi publicado pela primeira vez a mais de 30 anos e mesmo assim é tão atual em seus questionamentos. Octavia sabe como nos chocar e encantar ao mesmo tempo, com suas historias. . . .
.
#blog_pordentrodolivro

site: https://www.instagram.com/p/CBy9byOjk9L/
comentários(0)comente



Frida 09/05/2021

Li por indicação de uma amiga.
É um livro de ficção científica (ETs), lançado no século passado (fiquei pasma ao saber), mas ainda assim muito atual. Me lembrou um pouco de "A Hospedeira", apesar de terem abordagens completamente diferentes.
No começo, achei a narrativa um pouco devagar, mas com o tempo foi melhorando. No final do livro há algumas perguntas para refletir sobre a obra, achei um detalhe bem legal.
É a primeira obra que leio que foi escrita por uma mulher negra (no final do livro também tem a biografia dela), acho algo especial, e ao mesmo tempo triste.
comentários(0)comente



Jóice 29/11/2022

Maravilhoso, como tudo que a Octávia escreve. Nos faz refletir sobre temas pesados e rever muitos conceitos.
comentários(0)comente



asnmendes 14/06/2021

Despertar é uma viagem muito louca!
Octavia Butler é genial com os detalhes complexos do universo dos Oankali e dos dilemas de Lilith.

Este ainda vou resenhar pro Reticências. Só não levou 5? justamente pela densidade da história e minha dificuldade em me envolver com os personagens e enredo.
comentários(0)comente



Lucas.Silva 15/12/2021

Estarrecedor
O primeiro livro da trilogia Xenogênese é visceral. Até então, eu apenas li Kindred da autora, e estou partindo agora para essa sequência de sci-fi. Como ocorre com Dana, achei Lilith muito parecida com Butler e em como ela se enxerga no mundo, acredito que isso torna o leitor ainda mais próximo da autora. A protagonista se vê em uma situação complicada. Após ter quase sido extinta pela sua própria raça, a humanidade (lembrando que se vivia a Guerra Fria), ela se vê sob domínio de uma raça extraterrestre que tem planos para Lilith e outros humanos que serão despertos. É angustiante se pensar no lugar da protagonista, e pensar sobre o que você faria se estive no lugar dela. Além disso, perceber as dinâmicas próprias entre os seres humanos (que mesmo tendo de estar unidos, separam-se, assim como era na Terra) e entre estes e os alienígenas, principalmente a relação de Lilith (seria uma espécie de síndrome de Estocolmo?). Enfim, muitas reflexões podem ser feitas através desse livro tão forte.
comentários(0)comente



Bonnie | @bonnielendo 21/01/2022

não esperava nada menos que a perfeição ?
tenho muitas expectativas em cima dessa autora, então era muito fácil ficar decepcionada, mas não foi o que aconteceu.

tem muita cena nojenta e pesada nesse livro que quase me fez dar 4 estrelas, mas depois parei para pensar e percebi que faz total sentido com a história.

não é jogado e nem para valor de choque. é condizente com as motivações, sentimentos e objetivos dos personagens.

amei demais e recomendo para +16, baseado nas vozes da minha cabeça, porque não tem a classificação no livro.
comentários(0)comente



Mariana Queiroz - Trem de Nós 27/05/2021

Questões para discussão - apenas se eu tivesse entendido...
Lilith Iyalpo acorda após 250 anos de animação suspensa e descobre que o planeta Terra está sob a guarda e organização de seres extraterrestres conhecidos como Oankali, com uma aparência grotesca, mas com conhecimento e tecnologia impressionantes. Após esses anos de animação suspensa e observação, Lilith é escolhida pelos Oankali para conviver e aprender com eles a sobreviver na Terra, que agora está se recuperando da destruição após uma guerra que quase extinguiu toda a vida que havia lá.

Sendo bem sincera, eu terminei esse livro e meu cérebro deu ?error 404?. Com temas complexos e, ainda que pareçam somente uma viagem de ficção científica, completamente atuais, Octavia Butler dá voltas na nossa cabeça para forçar nossa crítica. Muitas vezes eu precisei voltar algumas páginas e reler o que havia passado, os diálogos que aconteceram, para só então conseguir interpretar.

O livro é realmente muito interessante e nos faz questionar as diferentes realidades, a violência humana ? seja numa guerra que acaba com a vida na Terra ou numa discussão entre duas pessoas de um mesmo grupo que acaba em sangue e expulsões. Questiona a nossa necessidade de dominação ? tanto de outros indivíduos do mesmo grupo que o nosso, quanto de indivíduos que não se parecem conosco e, por isso, acreditamos que se não podemos dominá-los, precisamos exterminá-los.

O tempo todo você se questiona até que ponto as intervenções que estão acontecendo ali são justificáveis ou não. O ponto de vista da espécie estrangeira é apresentado com tanta naturalidade que você fica confuso sem saber até que ponto você está do lado deles ou dos humanos ? ainda que a intenção dessa espécie não seja fazer com que existam lados e, sim, coexistir no mesmo espaço. Além disso, é muito importante que Lilith ? perceba que já no nome escolhido para a protagonista temos indícios do que poderá ocorrer na história - tenha sido escolhida para liderar e ensinar outros seres humanos e, ás vezes, é angustiante ver como outros homens não aceitam o seu papel hierárquico ali (ainda que temporário) e como tentam, sucessivas vezes, derrubá-la não só com palavras e atitudes traiçoeiras, como também fazem valer dos mais diversos tipos de violência, inclusive sexual. O consentimento também é algo MUITO importante nesse livro, sendo trazido à tona o tempo todo.
Enfim, o livro tem tantos temas sendo trabalhados ao mesmo tempo e, ás vezes, nas entrelinhas, que ao final da história tem um capítulo chamado ?Questões para discussão? que nos incita a refletir sobre os temas apresentados e conduz o nosso pensamento crítico, mas de forma alguma restringe a discussão ao que está proposto ali. O livro é fluido, escrita de forma a despertar a curiosidade e dividido em 5 partes que, pelo nome, já anunciam o que está por vir. Recomendo muito para os fãs de ficção científica e para aqueles que estão procurando uma leitura desafiadora
comentários(0)comente



pc9 27/07/2020

Octavia kicking Butlers!
Quando comecei a ler Despertar, estava bastante influenciado pelos acontecimentos relacionados ao Black Lives Matter. Achei que ler uma obra de ficção científica (gênero que mais gosto), escrita por uma pessoa negra, seria uma forma, dentro do meu microcosmo, de fortalecer esse ideal. A escolha do livro foi fácil porque havia lindo Kindred (escrito por uma autora negra) e simplesmente foi incrível.

Não poderia ter acertado mais! Na verdade, o meu sentimento foi de muito orgulho ao solidificar a minha visão de que Octavia Butler fez por merecer toda a fama, prêmios e reconhecimento tão incomuns a mulheres e mais incomuns ainda a mulheres negras.

A nossa queridíssima Octavia, mais uma vez, entregou um livro incrível! A obra a narra a trajetória de Lilith Iyapo, uma humana (negra) capturada por uma raça alienígena junto com um grupo de outros seres humanos sobreviventes à destruição da Terra (e da raça humana) após a guerra nuclear entre EUA e URSS (sim, o livro foi escrito na década de 80 no ápice do acúmulo do arsenal nuclear).

Essa raça alienígena, os Oankali, tem como objetivo realizar uma espécie de miscigenação com a raça humana, através de manipulação genética, e pretende repovoar o planeta Terra passados 250 anos da guerra nuclear. Lilith, despertada de animação suspensa após esse período, é peça fundamental para unir as duas raças e permitir que o último grupo de humanos sobreviventes possa voltar ao planeta e o recolonizar junto com indivíduos Oankali.

O único ponto negativo do livro é que a história é extremamente acelerada em alguns momentos e fiquei com a sensação de que havia perdido fatos importantes. Tirando isso, foi uma leitura muito simples, divertida e fluida!

Mal posso esperar para a ler a continuação da história! Parabéns, Octavia Butler! Recomendo fortemente! Nota 4,2/5.
comentários(0)comente



177 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR