nayanebrito 04/06/2020Sobre "Despertar"#SLResenha
Despertar #1 | @editoramorrobranco
Em Despertar, a humanidade já se autodestruiu através da guerra e da aniquiliação nuclear. O planeta se tornou inabitável. Os Oankali, espécie de extraterrestres que arranca da terra os poucos sobreviventes, colocam os humanos em hibernação para estudá-los, e nesse meio-tempo, restaurar a terra.
250 anos depois, Lilith é despertada. Ela está no navio de Oankali como prisioneira e tem que responder a diversos interrogatórios que essa espécie curiosa e teimosa faz. Ela é informada de que outros seres humanos também foram despertados e que serão treinados do zero para voltar a terra.
Lilith tem que se sujeitar ao que essas espécies ordenam. Ela não tem voz, razão, ou qualquer tipo de força para conseguir lutar contra entre seres. E o pior, ela não sabe se algum dia irá voltar a terra.
?Você tem um par incompatível de características genéticas. Sozinha, teria sido útil, teria ajudado a sobrevivência de sua espécie. Mas os dois juntos são letais. Era apenas uma questão de tempo antes que eles te destruíssem.?
"Despertar" é mais uma obra da Octavia E. Buttler que traz tantas reflexões. Lilith luta contra esse seres que são mais evoluídos, autossuficientes e totalmente estranhos pra ela. As líderes sempre são mulheres negras, formidáveis, mas vulneráveis.
Foi uma história totalmente diferente do que eu já li. Aqui a ordem é de que essas espécies estudam os seres humanos e mostram o caminho deles para autodestruição. Estudam e ajudam para que estes serem possam voltar a viver em harmonia na terra.
No entanto, em certos momentos fiquei tensa com o que eles mandavam a Lilith fazer. O único motivo desse livro não ser 5 estrelas foi o final que não me agradou, já que queria um destino diferente para a protagonista. Apesar disso, foi mais uma obra incrível da Octavia.