Matheus Alves Carmo 31/12/2020
Trama interessante
"E esta, segundo a única testemunha, é a história de como perdi minha filha? minhas duas filhas, tudo de uma vez? em uma única noite."
Acabei deixando um pouco a leitura de lado esse fim de ano, mas quis terminar ao menos esse pra fechar o ano haha.
Comecei o livro com uma expectativa morna, pois queria uma leitura rápida e nesse estilo de suspense/policial, então, algumas coisas me surpreenderam positivamente.
Inicialmente, fiquei incomodado em como o livro já trata da garota que voltou como uma impostora. Parecia estar tirando a surpresa final. Então, a autora surpreende entregando nos primeiros 20% do livro, que realmente é uma impostora, narrando a sua história, e isso muda o jogo.
Apesar da surpresa, fiquei com um pé atrás, pois não sabia se a história se sustentaria bem a partir daí. Mas então vi que os capítulos narravam a história de frente pra trás, o que é muito interessante, e me lembrou a montagem do filme 'Amnésia', o qual gosto muito. Então me prendi na narrativa de descobrir quem era essa garota e o que aconteceu à ela.
Bom, eu acabei matando a charada que era Julie perto da metade do livro, mas ainda assim foi uma boa experiência. Apesar de algumas partes meio confusas, a autora soube passar muito bem a experiência traumática de Julie.
Em relação à escrita, só me incomodei que em alguns momentos a autora divaga, e deixa os acontecimentos confusos. Em umas 3 ou 4 ocasiões, tive que reler alguns parágrafos pra me situar. Tirando isso, só tive problemas com a tradução, que possui alguns erros boestilo.Ex: "? Mesma idade de Julie, fugiu de casa em Louisiana logo depois de Julie... hã, desapareceu." (O original provavelmente é algo como "...right after Julie... Hm, disappeared", uma frase só, mas o tradutor parece ter interpretado como duas diferentes.)
No geral é um ótimo livro, e eu indicaria pra quem gosta desse estilo.
"Mas ninguém jamais consegue ser bom, a não ser nos termos que o mundo lhes concede."