spoiler visualizarJess 26/01/2023
Puro sofrimento mas incrível
Reparação é brutal. Trata sobre um crime cometido na casa de Briony e Cecilia, durante a fuga dos seus primos, que são gemêos. Briony, então, considera que o culpado por tudo é Robbie devido alguns acontecimentos anteriores envolvendo sua irmã mais velha, Cecilia, mas principalmente devido a sua imaginação de jovem escritora. É impossível não odiar a Briony, ela é insuportável, o Ian McEwan a torna insuportável, ela é uma criança mimada que não pensa nas consequências de suas ações.
O resto do livro precebemos que ela "tenta" desfazer o mal que causou a sua irmâ e a Robbie, mas essas tentativas são mais uma forma dela se sentir bem porque nenhuma irá conseguir desfazer o seu mal e ela não corre atrás de resolver isso rapidamente. É angustiante as cenas descritas pelo Robbie na guerra, principalmente por saber todo o potencial que ele viria a ter como médico. E é mais triste ainda saber que Cecilia e Robbie nunca conseguiram ser um casal feliz, viver a sua vida em paz.
A Reparação feita por Briony então é dar um final feliz na literatura para eles e, apenas depois de anos (e só após mortar já que ela diz que seu livro será póstumo, olhem o absurdo disso) contar a verdade a todos.
É triste, angustiante, choroso, horrível, mas é uma experiência incrível, qualquer um que ler sentirá o mesmo em cada página.