Reparação

Reparação Ian McEwan




Resenhas - Reparação


403 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Karla Nascimento 13/10/2023

Repare meu psicológico, Ian McEwan
Demorei o máximo que pude nessa leitura, sobretudo porque sabia o soco no estômago que inevitavelmente alcançaria-me ao fim, mas também porque gostaria de viver para sempre numa casa de campo de Surrey no verão de 1935. Com uma prosa belíssima, nos é permitido dissecar essa cena, bem como sua inevitável consequência, de três ângulos diferentes, que contrastam a inocência e a urgência que move as personagens. Simplesmente não sei fazer resenhas que não sejam impressionistas, portanto vou parando por aqui.
comentários(0)comente



Mandark 16/01/2021

A tentativa era tudo.
Eu não estava preparado para encarar esse livro. Eu estava ansioso e decidido por enfrentá-lo, mas nunca preparado. Eu o lia com uma ânsia, um desespero e um deleite que poucas vezes me acometeu durante uma leitura.
A narrativa do Ian já havia me encantado anteriormente com "Enclausurado" e seu narrador improvável, mas nada havia me preparado para Briony. Eu fui novamente enganado, conscientemente enganado, mesmo já tendo sido apresentado à belíssima adaptação cinematográfica. Eu queria ser enganado e deixei o Ian me guiar.
Cada página me arrebatava como poucos livros realmente já fizeram ao longo dos anos. Eu acompanhava sedento essa tentativa de reparação. Como ele bem disse, "a tentativa era tudo".
Ainda estou digerindo esse livro, tentando ruminar sua grandiosidade. E enquanto escrevo essas palavras, reflito sobre como esse livro me mudou: como pessoa, como leitor e espero que, em breve, como escritor novamente. Nem que seja apenas para mim mesmo!
comentários(0)comente



Paty 14/11/2013

Os personagens foram criados com a perfeição da realidade: fisicamente, psicologicamente. Eles se tornam tão íntimos nossos como nós mesmos.


Carol Bazanini 08/09/2022

Faz tempo que eu não tenho vontade de escrever sobre uma leitura, mas esse livro me instigou.

Foi o melhor e ao mesmo tempo o pior que ja li. Odeio o modo como ele faz eu me sentir, angustiada e desesperada, mas tem a estória mais arrebatadora e avassaladoramente profunda de que me lembro. Gosto dele porque retrata pessoas palpáveis, resoluções irremediáveis e não um conto de fadas idílico e irreal. É sobre o poder de nossas falas e como ter uma percepção errada sobre um acontecimento pode destruir a vida das pessoas ao redor, e como algumas atitudes não podem ser perdoadas. Retrata como nossas ações estão pautadas em segundas intenções, como nunca fazemos algo esperando apenas a retratação de um erro, mas sim buscando autocomiseração e perdão. É um mergulho psicológico do mais alto nível, horrível e brutalmente real.

Não acho que seja um livro perfeito, entendo a necessidade de todas as cenas e não mudaria nada nesse sentido, mas o final não me pareceu muito crível e por isso tirei meia estrela. Porém, isso de modo algum tira a grandiosidade dessa leitura e sua beleza. Adoro a adaptação cinematográfica dele e o livro mostrou-se melhor ainda, vale muito a pena a leitura.
comentários(0)comente



yas 31/10/2022

O assunto principal de Reparação é a literatura, mas ao decorrer da leitura o leitor percebe que é muito mais. Primeiro, o escritor é um de seus personagens, segundo porque o romance de Ian McEwan cria um mundo onde a subjetividade e a objetividade interferem mutuamente. Os personagens são cheios de vida e a linguagem, ao mesmo tempo elaborada e sutil, não se contorce nem se intromete em si mesma.

A habilidade de McEwan é muito conhecida, mas em Reparação ele chegou onde não havia chegado antes e onde poucos autores vivos conseguiram chegar. A força de sua narrativa vem de seu enredo e de sua magnitude, bem como de sua riqueza e estrutura. A história é forte, mas quem narra não é subserviente à sua hierarquia e ao seu ritmo: é um sujeito que a deixa fluir e, ao mesmo tempo, escolhe os momentos e a forma de revelar as suas partes. O que mais me impressionou nesse sentido é as nuances que o autor cria entre o que é real e o que seria puramente ficção.

Há partes um pouco arrastadas durante a leitura e outras muito bonitas, considerando este fato acho a leitura válida acima de tudo.
comentários(0)comente



Felipe 22/05/2010

Em uma frase:
Um dos melhores livros que li nessa década.


gi 20/07/2021

como reparar um erro que compromete uma vida inteira?
eu terminei a leitura desse livro já faz alguns dias, mas ainda não me sentia pronta pra fazer uma resenha ou dar uma nota pra ele. precisei absorver a história e principalmente (!!!) esse final.
Briony comete um erro terrível, e a busca por uma reparação enquanto descobrimos o desenrolar das consequências me fez refletir sobre o quanto os nossos atos, palavras, preconceitos, achismos podem influenciar a vida da outra pessoa. alguns danos são irreparáveis, e a culpa pelo erro na prática pode não adiantar nada.
o livro é envolvente, a leitura fluiu de uma forma incrível, o autor consegue equilibrar uma escrita direta e poética. perfeito.
o final é arrebatador, precisei de uns dez minutos pra digerir as duas últimas páginas, SENSACIONAL!
o filme é muito fiel ao livro, tão bom quanto, assisti-lo fez com que a mensagem da história ficasse mais importante pra mim. 'Reparação' é com certeza um favorito da vida.
comentários(0)comente



Larissa Tabosa 22/10/2020

Emocionante!
Esse livro é um primor!
E a adaptação cinematográfica é realmente uma perfeição.

Sinto muita raiva da Briony. Como odeio essa criança! Acho que é uma das personagens fictícias que mais odeio. Odeio mais que Lola e Marshall.

Reviver essa história cujo filme tanto me emocionou foi maravilhoso.
comentários(0)comente



Iarine 24/01/2024

Gostei muito desse livro. Fui esperando um romance clichê e me deparei com uma história envolvente do quanto uma criança pode ser má e destruir vidas. O livro tem uma ótima construção de personagens e um o enredo bem trabalhado e redondinho, vale muito a pena.
comentários(0)comente



Virginia Barros 01/08/2020

Incrivelmente triste
Um dos romances mais emocionantes e tristes que já li. O filme também é muito bom. Uma história de amor muito bonita, e também a formação de uma escritora.

Briony Tallis é uma criança talentosa, mas imagina demais e acaba cometendo uma injustiça com o filho da empregada, Robbie.

Ela se sente adulta e importante com sua atitude, mas com o passar do tempo se dá conta do que fez. Ela descobre que alguns enganos não podem ser superados no mundo real. É através da escrita que ela tenta reparar seu erro.

Reparação tem um dos casais apaixonados mais bonitos que já vi. Difícil superar essa leitura!
comentários(0)comente



Monaliza20 18/04/2024

Lindo!
O melhor livro que li esse ano, sem sombra de dúvidas. Tudo muito bem amarrado e um final inesperado, que de fato nos faz pensar no título do livro. Personagens maravilhosos, sobretudo o casal.

Puxa, como a literatura é capaz de nos fazer sentir tanto por pessoas que nem sequer existiram (até onde sabemos, pelo menos).
comentários(0)comente



TatianaTati 14/03/2022

Desejando uma releitura muito em breve
"Você o viu com seus próprios olhos."
"Vi, sim. Eu vi. Eu vi."

Que história envolvente! Terminei já com vontade de reler. Adorei a forma como a narrativa foi construída, com pequenas deixas sobre o que aconteceria adiante. Não lembro de ter sofrido por um casal como me doí por Cecilia e Robbie... eu não esperava por uma certa passagem na história que me deixou de queixo caído – e foi neste ponto que tudo se encaixou e me deixou ainda mais surpresa com a construção da narrativa. O livro merece os elogios que recebe, e a adaptação para o cinema não deixa a desejar!
Alê | @alexandrejjr 23/03/2022minha estante
Ei, ó spoiler aí Manu (eu vi o filme)! ?




fabio.orlandini 26/04/2024

O poder da criação
Adorei este livro. Do começo ao fim ele provoca uma gama enorme de sentimentos e emoções que vão fazendo amar e odiar alguns personagens. Ian é um mestre na arte da escrita e Reparação é um excelente reflexão sobre a possibilidade de errarmos e como vamos lidar com isso.
comentários(0)comente



Rafaela 15/05/2014

História linda, mas o autor é muito prolixo;.
Enfim, se não fosse a narrativa cansativa dos primeiros capítulos eu daria 5 estrelas pro livro.

Achei que o Ewan exagerou no detalhamento, a história, apesar de linda, ficava cansativa, enfadonha... Por muito pouco eu larguei o livro na metade.

Se não tivesse tanta informação detalhada (e desnecessária talvez), o livro teria metade das páginas.

Mas valeu a pena ter insistido, o final da história é lindo, e triste, muito triste.

Tentem se esforçar e leiam.

comentários(0)comente



Damiris 07/04/2022

Ô livro bem escrito
Fluxo de consciência, descrições e mais descrições.

É uma história muito bem contada, eu gostei da experiência de amargar esta leitura, uma leitura que não foi fácil, nem agradável. Vou pensar nessa estória por dias.

O autor me transportou para uma casa no interior da Inglaterra em 1935, para a França e para Londres de 1940, para o dia a dia de uma batalha, de um hospital, de um país em guerra, para o íntimo de Rob, Cee e Bryone.


Livraço!
comentários(0)comente



403 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR