Reparação

Reparação Ian McEwan




Resenhas - Reparação


403 encontrados | exibindo 391 a 403
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 27


Thais 05/01/2010

Um Final Surpreendente
Reparação é um livro incrível e se tornou um dos meus preferidos. Eu o conheci depois de ver o filme baseado nele, Desejo e Reparação. Apesar do ponto alto pertencer ao fato da explicação do próprio título, que na vida algumas coisas não podem ser esquecidas, perdoadas, reparadas... Acho que o Ian queria mostrar a mudança da Briony e como uma decisão impensada pode mudar a vida de tanta gente, principalmente quando ela é tomada por uma criança. Mas no meu ver isso não é justificativa, aos treze anos _mesmo naquela época_ uma criança já sabe muito bem o que faz, pra Briony então!, que já era muito madura pra sua idade, foi realmente imperdoável. No final, o que fica pra pensar, é que nem toda história tem o seu "Felizes Para Sempre".
comentários(0)comente



Larissa2518 31/12/2009

Fazia muito tempo que não lia algo que me fizesse sentir tão impotente por não ser capaz de entrar nas páginas do livro para alterar os fatos.
O autor é mestre em fazer o leitor sentir e se envolver com a vida dos personagens, com uma literatura bem elaborada e trabalhada, mescla a nossa curiosidade com temor.
A vida pode ser tão cruel, algumas vezes.
Mas o livro é apaixonante.
comentários(0)comente



moraesfelipecst 08/11/2009

Um belo romance sobre imaginação e literatura
Reparação (Atonement, em inglês) é um dos poucos casos em que um romance ganha uma adaptação cinematográfica à altura da qualidade do livro. O filme, que foi lançado nos cinemas brasileiros neste ano com o título Desejo e Reparação, ganhou 7 indicações ao Oscar 2008, e levou uma estatueta, na categoria Melhor Trilha Sonora. Tão aclamado na mídia britânica quanto o livro Reparação, a transposição para os cinemas abocanhou o BAFTA de Melhor Filme de Drama (em poucas palavras: o Oscar britânico) e apresentou o escritor inglês Ian McEwan – já querido na comunidade literária britânica - ao mundo.

A resenha continua em: http://bookspoilers.blogspot.com/2008/08/reparao.html
comentários(0)comente



Bruno 20/10/2009

leia o livro antes de ver o filme
Nunca havia lido algo tão arrebatador quanto "Reparação". Embora tenha achado que a narrativa perca um pouco de ritmo na sua segunda parte, a primeira e a terceira parte são formidáveis. Mas é o arremate contido no epílogo que faz com que "Reparação" deixe de ser um belíssimo exemplar de boa literatura para tornar-se uma obra-prima, um clássico instantâneo.

Para quem ainda não assistiu "Desejo e Reparação", recomendo que resista à tentação e leia o livro antes. O filme é belíssimo, a trilha sonora é magnífica, mas não consegue mostrar - e nem teria como fazer isso - o que realmente move cada um de seus personagens.

Imagino que a leitura também perca muito, em termos de impacto, para quem já viu o filme. Depois de ter lido o livro, fiquei pelo menos umas duas horas completamente atordoado. Imagino que isso não teria acontecido se já tivesse uma ideia de como fosse o seu final, ainda que no filme o final seja bastante diferente.

O ponto forte do filme, para mim, é justamente aquele que corresponde à segunda parte do livro, cuja impecável fotografia me conduziu com maior intensidade ao cenário descrito por Ian McEwan. Mas se o filme foi capaz de produzir cenas de tamanha beleza, é porque procurou reproduzir com o máximo de fidelidade possível a narrativa elaborada pelo formidável escritor britânico.
Tânia Gonzales 20/12/2009minha estante
Concordo com você Bruno: É recomendável ler o livro primeiro; mesmo que ele seja um pouco difícil de ler pelo fato do autor ser muito detalhista, vale a pena o esforço. Eu assisti ao filme ontem e confesso que gostei mais do filme, mas o fato de ter lido o livro antes fez toda a diferença.É uma bela e triste história que nos faz refletir bastante. Lendo eu fiquei com mais raiva de Briony do que assistindo. Consegui até ter um pouquinho de dó dela pelo remorso que ela sentiu. Viver todos os anos da sua vida lamentando um erro do passado é terrível.


*Carina* 11/08/2010minha estante
Adorei sua resenha, Bruno. "Reparação" é um dos meus livros favoritos, tipo "top 5" e sua resenha me trouxe de volta um pouco do que senti ao lê-lo. E concordo que quem puder ler o livro antes do filme (que também é absolutamente lindo) é mais do que recomendado.
Um beijo.


Julyana. 27/01/2011minha estante
Bela resenha, Bruno. Mas abe que gostei mais da segunda parte que da terceira. Achei belíssima a descrição da retirada de Dunquerque. Mas a melhor parte é a primeira. É perfeita, não carece de nenhum reparo.

Beijo, sumido!




Vanessa1599 10/09/2009

Peguei mais por causa do filme, que deixou muito a desejar...
Achei muito monótono e não tive saco para conseguir sair do capítulo 2...
Quem sabe um dia eu volto a lê-lo...
comentários(0)comente



Rodrigues 27/07/2009

Um clássico!
Esse é uma recomendação para sempre. Literatura de alto nível, de primeiríssima qualidade. Ler o texto primoroso e delicado de McEwan é um luxo que todos deveriam se permitir.
comentários(0)comente



Alebarros 26/06/2009

Só pelo cuidado com as personagens, o livro já mereceria 5 estrelas. McEwan nos envolve com uma narrativa que passeia na medida certa entre as impressões e a psicologia de cada personagem e o desenvolvimento de uma história permeada por uma sucessão de acontecimentos surpreendentes. É o tipo de autor que não faz uso – e nem se propõe a isso - de experimentalismos formais no texto. Sua maestria está em trabalhar a “frase tradicional”, combinando em cada parágrafo inteligência, sensibilidade e beleza como poucos. Brilhante.
Maíra 27/10/2009minha estante
A sua resenha me deixou realmente curiosa. Muito bem escrita, parabéns :)


Srtª Kelly 19/01/2010minha estante
Adorei ler este livro, me deliciava com cada página lida... Um primor!


Gabi 28/03/2013minha estante
É verdade. Poucas vezes odiei tanto um personagem como odiei a Briony na Primeira Parte.




Iris K. 11/05/2009

wow
CARA... QUE RAIVA DA BRIONNY! QUE GAROTA BOCÓ! O.O enfim, o livro é MAIS DO QUE BOM, é E-X-C-E-L-E-N-T-E. Um dos favoritos que já li! adorei o filme tb! pra mim ficou mto fiel ao livro! amei! não é um romance agua com açucar, tem conteudo, trama, é original, diferente e surpreendente. Recomendo!
comentários(0)comente



DIRCE18 26/04/2009

Questionando Sartre
“O inferno são os outros” disse Sartre, mas ao ler Reparação, fui tomada pela pretensão de questionar: não seria O Inferno somos nós ? Esse questionamento surgiu ao me deparar com a culpa que Briony carrega dentro de si, e o seu esforço em tentar reparar o mal causado, quando pré – adolescente, faz uma acusação injusta, acusação esta, que altera o destino de pessoas que poderiam ter sido felizes.
Utilizando-se de uma narrativa rica em detalhes, Ian McEwan, muitas vezes, me levou a acreditar, serem reais, as cenas narradas.
Reparação, além de ser um dos melhores livros que li nos últimos tempos foi, também, um convite para conhecer outras obras do autor.
Bruno 20/10/2009minha estante
Interessante o seu comentário. Todos nós estamos sujeitos a tomar atitudes q geram consequências desastrosas. A maneira misericordiosa com q McEwan tratou dessa personagem, Briony, é magnífica e me fez refletir justamente sobre o quão frágil e complexa é a nossa existência.


Zé Pedro 10/11/2009minha estante
Depois de "reparação" me agarrei ao McEwan e não paro mais de ler. Já estou no quinto livro dele. Um belíssimo escritor.


Cláudia 05/09/2013minha estante
Concordo. Posso ler qualquer coisa dele.




Goldenlion85 25/03/2009

Um livro bem escrito
Apesar da linguagem ser simples, compensa le-lo
o autor sabe bem fazer uma estoria instigante e viciante,
Recomendado.
comentários(0)comente



Ricardo 15/03/2009

Uns do melhores livros que já li..sem duvida....o filme não é tão bom...mas o livro excelente..recomendo....
comentários(0)comente



edrj 23/02/2009

O filme é melhor
Comprei este livro depois de assistir e ficar impressionado com o filme "Desejo e Reparação", baseado nele. Foi uma decepção. Esse é um dos poucos (?) casos nos quais o filme é melhor do que o livro. Para começar, o final do filme funciona muito melhor do que o final do livro que, em comparação, é bastante sem graça. A leitura não me empolgou em nada, enquanto o filme é extremamente tocante, bonito. Já a cena em Dunquerque, no filme, é uma das coisas mais impressionantes que já vi no cinema.
comentários(0)comente



Daniela742 05/02/2009

Apaixonante...
Achei apaixonante e não conseguia parar de ler... Recomendo tbem o filme (Desejo e Reparaçã0), que mesmo não sendo tão fiel ao livro, é extremamente bem feito.
comentários(0)comente



403 encontrados | exibindo 391 a 403
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 27