joaoggur 19/06/2021
Uma história boba, mas uma crítica social incrível!
Orgulho e Preconceito é um livro muito moderno. Vejo muito-se a comentar sobre a história, mas eu sinto que o ponto crucial é seguramente a escrita. Nessa época, os livros tinham toda uma estética diferente: geralmente, não tinham-se muitos diálogos, muito menos interligações entre diálogo e narrador. E, aqui, sinto q foi a a obra mais antiga que já li q tem uma estética de um livro atual.
A história, mesmo ela tendo uma certa crítica social (ponto muito positivo, pois nessa época não se falava de temas provocantes, no sentido original da palavra), não tenta ousar muito; não há um ápice, uma clímax, muito marcante. Mas isso não é um problema para o livro; Jane Austen, ao invés de investir em clímax, na história, gosta de desenvolver os personagens. E, há poucos, diria até que é um número praticamente nulo, de autores que conseguem manter um livro apenas com o desenvolvimento dos personagens (um atual, se não me falha a memória, é o Charles Donlea).
Não sou muito versado em livros de Romance (mesmo o meu livro favorito ser um romance: 1984.), mas para um certo iniciante, realmente curti. É um livro q deve ser lido com a mente aberta, pois não é uma história que comumente vemos. Vale muito a pena pela qualidade textual.