spoiler visualizarIsrael 10/08/2023
Além do orgulho e preconceito
Eu realmente não dei nada pra essa leitura. Tinha decidindo fugir um pouco dos gêneros que sempre leio (para ver se encontraria algo diferente) e encontrei algo interessante, gostei muito!
O orgulho e preconceito se movimenta não apenas nos protagonista, mas também no âmbito social. A inquietude das famílias do século 19 eram despertada por pequenos acontecimentos, que muitas das vezes se mostraram futeis. Apresentam comportamentos preconceituosos quanto a classe, posição social, fama, fortuna, e orgulho igualmente referenciados aos mesmos.
Já o orgulho e preconceito dos protagonistas, Elizabeth Bennet e Fitzwilliam Darcy, demonstram de formas que comprometem mais suas características e personalidades, de hábitos inconscientes que outrora jamais percebidos, porém gradualmente revelados nos encontros dos dois, do que no meio social.
Confesso que além do ambiente que sou altamente apaixonado (Inglaterra Rural, século 19), os personagens principais além do Senhor Bennet e Jane Bennet, me agradaram bastante.
Exaltando é claro, Lizzy, não apenas a seu gracioso espírito alegre, inteligente e perspicaz, como tbm seu preconceito em permanecer com a ideia generalizada do desejo de se casar por amor, ao invés de apenas por convivência social. Sim, preconceito! demorou, mas entendi quando no momento que essa ideia (casar por amor) na qual Lizzy prontamente era inclinado, Charlotte Lucas (Amiga de Lizzy) foi literalmente contra, se casando com um rapaz que não a amava e que ela tbm claramente correspondia com essa mesma indiferença. Mas mesmo assim escolheu casar por não - segundo suas próprias palavras - viver em um mundo de imaginação apurado que nem a Lizzy. Elizabeth no entanto, não aceitou a decisão da amiga muito bem?
Essa cena em específico achei interessante ao mostrar que nem todo mundo é obrigado a esperar algo incrivelmente satisfatório. Pessoas que não buscam muito e que não segue as regras da felicidade de forma fantástica. Se limitado as oportunidades da vida, ao invés de esperar por algo que talvez nunca aconteça. Bom, por mais que se trate de um romance com ?felizes para sempre?, eu pude refletir sobre isso, o que é algo extremamente contraditório kkkk O que me fez pensar se realmente li algo diferente do que geralmente leio, como pretendia
?