De Repente Esclerosei

De Repente Esclerosei Marina Mafra




Resenhas - De Repente Esclerosei


110 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8


Tati Iegoroff (Blog das Tatianices) 19/04/2023

Pra deixar a pulga atrás da orelha
De repente esclerosei é um livro que nos lembra que todos nós estamos sujeitos a condições imprevisíveis e que nada têm a ver com quem somos ou com o que fazemos, mas que isso não significa que somos os únicos no mundo passando por determinado problema.

Como gosto de histórias que podem nos ensinar algo sobre coisas reais e as quais eu não tenho muito conhecimento, o título deste livro logo chamou a minha atenção e sua sinopse terminou por me fisgar de vez.

Devo ressaltar, porém, que mais do que me ensinar algo, esta narrativa despertou ainda mais a minha curiosidade para o tema da esclerose múltipla.

Mitali (Mit) e Aurora (Rora) são melhores amigas desde a infância e dividem a vida que estão construindo na cidade grande, depois de saírem de Boieira, a cidade natal delas. Apesar de bem diferentes uma da outra, as duas se dão bem e, principalmente, zelam muito pela vida da amiga.

Não é de se espantar, portanto, que Aurora fique muito preocupada com algumas queixas de Mitali: formigamento nas pernas, dificuldade em andar, perda de equilíbrio. Mitali, contudo, vai deixando para lá tudo isso, até o momento em que não é mais possível ignorar seus sintomas e ela precisa buscar ajuda urgente.

Entre os primeiros acontecimentos preocupantes de Mitali e o seu diagnóstico, porém, muitas outras coisas ocorrem e, pouco a pouco, vamos descobrindo mais sobre ela e sobre sua história.

Mitali trabalha como gerente em uma livraria e o seu chefe, o senhor Braga é quase como um pai para ela. Não que Mitali não tenha um pai de verdade: Aurora perdera os pais em um acidente de carro e a mãe de Mitali também falecera anos antes, mas Maurice ainda é vivo, só nunca fora um pai muito presente.

A aproximação desse pai que até então fora muito ausente, no meio do turbilhão de coisas que acontecem com Mitali, é mais um ponto de reviravolta na história, fazendo nossa protagonista parar e refletir sobre seus sentimentos e sobre a sua própria vida.

O senhor Braga, por sua vez, é o responsável por apresentar Dimitri a Mitali e, novamente, a vida da protagonista sofre uma grande transformação.

Não sei se eu que sigo desacreditada demais do amor, mas achei que o romance entre Mitali — uma pessoa até então bem fechada para os sentimentos, principalmente amorosos — e Dimitri foi de zero a cem muito rápido. De qualquer forma, Dimitri é uma figura essencial para que Mitali consiga lidar com tudo o que está passando e é angustiante vê-la tentando afastá-lo.

Para além da esclerose múltipla, esta é uma obra que fala sobre o amor ou sobre os laços que construímos com as pessoas de nosso sangue ou não. E o laço principal que esta história aborda é a amizade.

Por isso, é bem difícil não se abalar com as brigas de Mitali e Aurora, que tem muita dificuldade de entender pelo que a amiga está passando. Em algumas situações, chega a dar até um pouco de raiva da Rora.

De repente esclerosei também fala bastante sobre perdas, não apenas de uma vida “normal”, mas também das pessoas que amamos.

E claro, com uma história dessas, esta obra também tinha de falar do medo, principalmente do amanhã, sempre tão desconhecido.

A escrita do livro é envolvente: já nas primeiras páginas eu não queira mais largá-lo. Em alguns momentos me perdi um pouco no tempo da narrativa, mas nada que prejudicasse em grande medida a experiência.

site: https://blogdastatianices.com/2023/04/19/de-repente-esclerosei-marina-mafra/
comentários(0)comente



Rosangela Max 15/04/2023

Aborda um tema importante.
Achei maravilhoso uma história que aborda o tema Esclerose Múltipla e nos mostra um pouco como é vida de quem tem esta doença e informações como tratamentos, grupos de apoio etc.
O que me incomodou um pouco foi o tom ?meloso? que a autora deu, tanto para o relacionamento amoroso da protagonista quanto com o relacionamento dela com outras pessoas (amizades, o chefe). Acho que tirou um pouco o foco e tornou a história fantasiosa demais. Mas isso é só porque não curto relacionamentos melosos.
A escrita é fluída.
Recomendo a leitura.
comentários(0)comente



Maysa 08/04/2023

Uma história inspiradora!
A história conta sobre a vida de Mitali, uma jovem que já sofreu muito e tem apenas Aurora, sua melhor amiga.

Mas como a vida é surpreendente, ela conhece um moço, Dimitri, capaz de fazer ela se abrir e conhecer o amor.

E como as surpresas não param, o pai de Mitali volta para sua vida e quer a chance de reconquistar a filha. Mas será que isso tudo dará certo? Só lendo para descobrir!

O livro trata sobre um tema muito importante e pouco conhecido: esclerose múltipla. E essa doença é muito difícil e muda a vida da pessoa que a tem completamente e também de quem está ao seu redor. No livro é descrito com perfeição esses acontecimentos.

A amizade de Mitali e Aurora é muito verdadeira, elas são verdadeiras irmãs, mesmo que algumas coisas chatas acontecem ao decorrer da história.

O romance se desenvolve de forma bem rápida, em minha opinião, mas como não era o foco da história, não me incomodou tanto. E o casal é fofo, me apaixonei por eles e torci muito para tudo dar certo.

Eu gostei bastante da escrita da autora e da propriedade ao falar da doença, pois ela é portadora e soube abordar muito bem o tema, desde o diagnóstico até como viver com ela. Não houve romantização de algo tão sério.

Foi uma história real (com pitadas de faz de conta) e inspiradora para todos que tiveram a oportunidade de ler essa obra. Recomendo!
comentários(0)comente



Thiandra.Pasini 30/03/2023

Melhor livro que já li.
Desde que fiquei sabendo da existência desse livro, me veio uma mistura de sentimentos. Quando tive a oportunidade de ler, me identifiquei do início ao fim, havia acabado de ser diagnosticada com Esclerose Múltipla e tinha muitas perguntas, principalmente como viviam as pessoas com o mesmo diagnóstico. Mas, por favor, não pense que é uma biografia ou um livro técnico, leia esperando um lindo romance, cheio de magias.

De repente esclerosei traz uma verdade absurda sobre a realidade do eu que vivo e vivi.

Mitali é uma doce menina que cresceu em meio a relação conturbada dos pais. A única pessoa que acreditava ter na vida era Aurora, sua melhor amiga desde a infância, mas não contava com o reaparecimento do pai e nem que teria um colega de trabalho que se tornaria o amor de sua vida.

Trabalha no café de uma livraria, nos fazendo desejar um capuccino. Tem como chefe o Sr Braga, um pai ideal, amigo incrível, que está sempre a apoiando e prezando pelo seu melhor, tanto que contratou um gerente para livraria, pensando que traria mudanças incríveis para a vida dela.

Por não ter tido o exemplo de casamento perfeito em casa, Mitali não conseguia abrir seu coração, mas foi impossível se manter assim depois da chegada de Dimitri. Ele é um príncipe encantado, o homem ideal e que a ama incondicionalmente. Sim, até parece um conto de fadas, mas eu avisei que é um romance cheio de magias.

Ela se vê confusa com o retorno do pai para sua vida, nunca tiveram uma relação próxima e já havia se habituado assim, porém, essa volta repentina traz algumas surpresas e uma reconciliação que ela nem sabia que precisava.

E como se não bastasse tantas emoções, ainda recebe o diagnóstico de Esclerose Múltipla, o que faz sua vida dar uma volta de 360°. Esse assunto foi tratado com tanta sensibilidade e propriedade, que me fez debulhar em lágrimas, passou um filme na minha cabeça e ajuda que compreendam um pouco da nossa realidade.

Aurora é uma amiga superprotetora, com uma pitada de drama acaba dificultando um pouco a vida de Mit mas, sinceramente, quem não gosta de ser amado e cuidado, não é mesmo? Quem dera que todos tivessem uma Aurora na vida que falasse as verdades nuas e cruas sem ficar lamentando o tempo todo, ou olhando com piedade, afinal de contas, todo mundo tem suas porções de lutas, não é?

Lembro que quando terminei, fiquei com muitas dúvidas e arrisquei chamar a Marina, que prontamente me respondeu, super simpática. Sou suspeita, mas esse é o livro mais perfeito que já li.

Ma, obrigada por existir, obrigada por nos presentear com essa linda história.
comentários(0)comente



Pah 22/03/2023

A vida continua após o diagnóstico
É um bom livro mas não passou disso na minha experiência, a leitura é fluida, aborda temas intensos com leveza e o tema da esclerose múltipla do forma muito natural. Mas os acontecimentos são colocados de forma muito automática e acelerada. Recomendo para o público mais juvenil.
comentários(0)comente



Ana Caturelli 27/02/2023

Vida virada do avesso
Mitali descobre que é portadora da doença Esclerose Múltipla, a partir da descoberta ela tem a vida mudada, porém descobre o amor, com ele a vida fica mais forte! Ela passará por muitas batalhas e se descobrirá mais forte.
O diagnóstico não é o fim, a vida será adaptada, porém com uma rede de apoio, a vida segue seu curso.
Narrativa perfeita.
comentários(0)comente



@eusoudanivieira 23/01/2023

De repente esclerosei
' - E no meio das pesquisas sobre o Japão,  descobri a Lenda dos Tsurus.

Já ouviu falar? - ele perguntou e balancei a cabeça, negando.

- Os Tsurus são pássaros considerados sagrados pra eles.

Representam tantas coisas boas, que segundo a lenda, se você fizer mil origamis no formato deles tem seus desejos atendidos.'


De repente esclerosei é um livro sensível sobre uma personagem com uma bagagem familiar estremecida, que se descobre portadora de Esclerose Múltipla e tem sua vida virada, inicialmente, de pernas pro ar.


Um adendo importante:

Não leia achando que encontrará um guia sobre a doença pois este não é um livro técnico.

 
E ainda bem!


Nele, você encontrará situações cotidianas, sentimentos pra lá de intensos, singelos e erráticos, demasiadamente humanos, discorrendo sobre a vida, essa engraçadinha que as vezes resolve nos pregar peças, mas com uma pitadinha de fantasia pra trazer leveza para essa história.


Mitali não retrata a biografia fiel de sua autora embora, acredito eu, tenha pitadas dela por toda a parte.


(Vai uma coca-cola aí? ?)


Penso que a história foi criada para ir além da perfeição e nos mostrar que sim, é possível seguir adiante, mesmo quando eventos inesperados como uma doença dessa magnitude ou quando perdas familiares te tiram o chão.


E é gratificante terminar uma leitura tão emocionante e que te conscientiza para além da sua realidade como é o caso deste, que me faz querer entender e saber mais sobre o dia a dia de pessoas portadoras de EM.


A você, Marina, meu muito obrigada pela partilha!
 
 
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



MariaDuda_ 13/11/2022

O livro é muito emocionante, inspirador e acolhedor. Com uma escrita leve, fluida. A autora é paciente de esclerose múltipla, ela trás a conscientização sobre de uma maneira leve, de uma forma muito bem desenvolvida. Vai ter momentos que irá rir outros irá chorar. Tem personagens encantadores. Trás um linda reflexão da vida, de aprender a perdoar e nós não prendemos ao passado. De que não tem como prevermos o que irá acontecer no futuro, para vivermos o hoje. Pois a vida foi feita para ser vivida.

Uma das melhores leituras que fiz em 2021

?quotes:
" -Cada um tem a sua porção de lutas, só que isso não define quem somos. Há uma vida além dos problemas e ela depende de você para acontecer- concluiu."

" -Eu entendi que não há como prever o futuro. Ele depende uma série de fatores e das escolhas dos que amamos."
comentários(0)comente



desses... 27/10/2022

Vi algumas críticas falando que a história não se aprofunda muito no tema que deveria ser central, Esclerose Múltipla, e que pareceu só estar ali, no meio de tantos outros acontecimentos. E sim, acho que era exatamente isso.
Pra mim, ao trazer um assunto de sua vida pessoal, misturado à ficção, Marina Mafra quis realmente mostrar o dia a dia de alguém diagnosticado com Esclerose. A doença é só uma parte da vida dessas pessoas, todo restante continua.
"Então viva, se não por você, por quem não pode mais escolher."

Eu conhecia muito superficialmente sobre essa doença, não sabia que poderia ter tantos tipos de sintomas e tratamentos. É claro que cada caso é único, em qualquer doença, mas eu teria ficado tão assustada quanto a Mit, imaginando quando teria os sintomas que viu nas pessoas da OnG.
Essa história me fez enxergar de uma forma diferente, e me fez querer conhecer mais sobre o assunto.

Marina, obrigada pelo presente que é essa história.
Foi emocionante, divertido e transformador conhecer sua história e seu trabalho. Eu fiquei grudada nesse livro e não parava de pensar e refletir sobre ele, enquanto não estava lendo.

(E vale mencionar que essa edição está lindíssima, obrigada Martin Claret, por sempre criar essas edições maravilhosas ?)
comentários(0)comente



spoiler visualizar
Lucineide 25/07/2023minha estante
Concordo.




Mona_Lucky 20/08/2022

Da vontade de guardar ne um potinhoooo??????
História perfeita parece uma fanfic muito bem escrita, independente da parte da história você sente vontade de ler.
Tem frases incríveis Prometeu 3 estrelas e entregou 5 estrelas favoritados.
Também explica muito bem sobre a Esclerose múltipla, uma doença que quase não é conhecida, mas que deve ser mais valorizada????
comentários(0)comente



Adriana1037 31/07/2022

Romance sensível e esclarecedor
Gostei muito do livro. A leitura é bem fluída. Aborda temas difíceis com leveza, sem ser piegas com a dose certa de seriedade. O romance é fofo apesar de achar o personagem um príncipe encantado quase surreal. Kkk A personagem principal me irritou algumas vezes, mas a leitura super vale a pena. Bom também para quem quer entender melhor o que passa uma pessoa diagnosticada com esclerose múltipla.
comentários(0)comente



@_paralivreando_ 15/07/2022

Que lição de vida sensacional!!!
"Por que será que quando eu chamo as pessoas, elas já acham que não estou bem?"

Foi assim que de uma sensação para outra, Mit passou a ser questionada como se sentia.

Tudo começou com um formigamento nos pés, depois o desequilíbrio, até que veio a notícia de que Mit tinha Esclerose Múltipla.

Agora via sua vida mudar e não sabia exatamente como enfreta-la. Ter Dimi e Aurora ao seu lado parecia não ser suficiente, mas aprendeu que a vida para ser a melhor, dependia dela, e com a chegada de seu pai um tanto ausente em seu passado, faz com que Mit mude seu modo de viver a vida.

Contudo a Esclerose ainda a atormentava, afinal era algo que ela não sabia muito sobre ela, e entre conhecer mais e aumentar sua ansiedade Mit prefere ficar no escuro. Porém, Dimi, sua alma gêmea encoraja Mit a participar de encontros com outros portadores da doença. E isso a apavora ao mesmo tempo que faz sua vida mudar da água para o vinho.

"Nunca parou para pensar no quanto possa existir além do que vemos ao olhar para o céu?"

Ler esse livro foi uma experiência incrível. Um tema que ao menos para mim, ainda não encontrei em nenhum outro romance. Se eu sabia alguma coisa sobre a Esclerose? Muito pouco, e o livro me fez pesquisar um pouco mais.

Outra coisa que chama muito a atenção, é que o livro conta um pouco da história da escritora, afinal a Marina também foi diagnosticada com esclerose, e vê-la na Bienal e em seu dia a dia , mostra o quanto ela deve ser admirada!!!

Além da esclerose, o livro fala sobre a amizade desde a infância, o que eu acho lindo. Também sobre o amor que surge assim do nada; o relacionamento dela com Dimi é surreal! Outra coisa é a lenda sobre os Tsurus, e o que ela fez com a relação entre Mit e seu pai. E por último, mas não menos e nem mais importante, porém tão difícil quanto tudo, o livro fala sobre câncer e a dificuldade da perda.

Embora o livro tenha muitos temas bem dramáticos e momentos bem comoventes, ele não é uma leitura pesada, pelo contrário, os comentários de Mit são bem hilários em sua maioria, e isso faz com que a leitura seja bem fluída.

Por isso, não faça como eu que demorei muito tempo para ler o livro, e já peça o seu exemplar para também conhecer a história da Mit e um pouco da Marina!!
comentários(0)comente



Livia Marinho 25/06/2022

Apaixonada
Esse livro é tão perfeitinho que aaaaa
Amei a forma como a autora conversa com a gente sobre esclerose múltipla, bem natural para o enredo que ela criou.

A Mit é muito forte, o Dimitri só deve existir nesse livro pq não é possível que exista homem tão incrível desse jeito. E a Aurora que amiga difícil hein kkkk teimosa e mandona demais, entendo super a Mit ficar com raiva dela em alguns momentos, mas ela mesma é assim com o namorado. Ou pelo menos eu vi assim.

Mas enfim, recomendo demais, uma leitura fluida e com muitos ensinamentos.

E indico compra do físico, que é capa dura, baratinho e uma edição linda.
comentários(0)comente



110 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR