Úrsula

Úrsula Maria Firmina dos Reis...




Resenhas - Úrsula


786 encontrados | exibindo 301 a 316
21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 |


Alice.Burigo 19/04/2023

Cara, é sensacional. Primeiro romance brasileiro publicado por uma mulher negra, nossa é muito incrível.
comentários(0)comente



Lelle. 17/04/2023

Que plot!! O sacerdote avisou!!!! Eu li esse livro jurando que eu ia odiar, mas eu achei muito legal! A história é envolvente e faz você querer saber o que vai acontecer com Tancredo e Ursula? As reviravoltas, a denúncia social, tudo! Adorei esse livro.
comentários(0)comente



Maria 17/04/2023

Pobre Úrsula!
Apesar de esse livro ter sido escrito em um contexto completamente diferente, a genialidade da Maria Firmina dos Reis é IMPRESSIONANTE. A história é muito bem articulada, as reviravoltas são surpreendentes e o enredo é muito interessante quando capta a atenção do leitor (após as longas descrições dos 6 primeiros capítulos). Além disso, é surpreendente a importância de Maria Firmina na literatura brasileira: uma mulher que, mesmo naquela época, foi capaz de publicar esta maravilha. A forma como esse livro faz críticas ao patriarcalismo e à escravidão é crucial e, mesmo em uma época extremamente repressora, reflete as questões sociais em que a autora buscava focar.
comentários(0)comente



Rafa 16/04/2023

Úrsula
Mais um livro que li pra escola. Apesar da leitura ser difícil, com muitas palavras formais e não mais usadas nos dias atuais, a história é legal e envolvente.
comentários(0)comente



gabi 14/04/2023

Resenha ? Úrsula
Olha, realmente não tenho muito o que dizer. Não é um tipo de livro que tenho costume de ler, mas não foi tão ruim, só muito melancólico.
comentários(0)comente



Luísa Anjos 12/04/2023

Li esse aqui em cima da hora para um debate em sala de aula. E valeu a pena.

As primeiras páginas me prenderam um pouco, já que era muita descrição da natureza (Romantismo né) mas depois que a história começou de fato ela fluiu muito bem.

?Úrsula? é o primeiro romance abolicionista brasileiro, um dos primeiros romances escritos por uma mulher e é um prato cheio. Personagens bem desenvolvidos, enredo instigante e ideias valiosas para o contexto abolicionista do nosso país. Com certeza foi uma leitura importante pra mim. Achei o final um pouco ambíguo, mas esse esclarecimento fica pra discussão em sala hoje?
comentários(0)comente



Djoska 08/04/2023

???
Li esse livro por causa da minha professora de português, posso dizer q foi uma boa decisão de ler e conhecer um pouco sobre uma das primeiras escritoras de romance. A  leitura devia ser obrigatória nas escolas, uma história sobre o século 19 contado por uma mulher negra da época. Mesmo que os negros ficavam de pano de fundo, a autora mostra seus sentimentos e sua história. Pena que a mesma não é muito conhecida, mas deveria.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Milene.Auanny 04/04/2023

Surpreendente
Li esse livro para um trabalho da faculdade, então não fui com tantas expectativas, mas me surpreendi quando me peguei realmente gostando de todo o desenrolar da trama.
O que mais me atraiu foi o fato de que Maria Firmina deu voz aos personagens negros escravizados, deixando com que eles realmente participassem da história, além de contarem a sua própria.
A escrita, apesar de um pouquinho difícil de ler, não deixa de ser incrível. O final não foi da maneira que eu achei que seria, o que acabou, mais uma vez, me surpreendendo.
Acredito que essa seja uma leitura necessária e que teria sido bem mais proveitosa caso eu não tivesse lido para a apresentação de um trabalho, mas indico muito.
comentários(0)comente



lele_borges15 01/04/2023

Leitura difícil, mas a história é bem bolada
Confesso que a leitura é difícil. Nos primeiros capítulos, por exemplo, é um parto continuar lendo o livro. Parece que trava, não continua. Mas depois de alguns acontecimentos, com o advento do romance, o livro fica mais interessante.

A história nos envolve e tomamos um lado da história. E mesmo que o seu lado não se torne vitorioso, a sensação de justiça no final do livro contagia os leitores e proporciona um bom final.
comentários(0)comente



Isabella1153 31/03/2023

Romance afro-brasileiro
Li esse livro pra escola, apesar de ser uma leitura mais complicada pelo fato de ser mais antigo eu gostei muito desse livro, além de falar sobre assuntos extremamente importantes como a escravidão tem uma história ali também, mas o que mais me fez gostar desse livro é por toda a história da Maria Firmina dos Reis que foi uma mulher revolucionária para sua época e o jeito que ela coloca personagem escravizados com uma voz importante na história e usando isso como a crítica a escravidão da época. Super importante esse livro ter o reconhecimento que ele merece, leiam!
comentários(0)comente



Natasha.Louredo 31/03/2023

"Úrsula" A Riquíssima Obra de Maria Firmina dos Reis
"Ursula" livro lançado em 1859 é o pioneiro de Maria Firmina dos Reis, obra romântica é a primeira publicação produzida por uma escritora negra no Brasil, além de ser considerado um título pré-abolicionista. Nascida em São Luís do Maranhão, em 1822 (só foi registrada em 1825), Maria Firmina dos Reis é filha de uma mulher branca e de um homem negro, provavelmente escravo.

O livro traz a história de amor de Úrsula, Tancredo e o vilão Fernando. A maior parte do texto é dedicado a descrever a trágica história de amor do casal jovem, branco e abastado, que sofre os dissabores de uma perseguição protagonizada por um homem que não aceita o fato de que uma mulher não lhe quer.

?Úrsula? faz fortes críticas ao racismo e à escravidão e aponta a necessidade de permitir que as dores dos seus personagens sejam narradas por eles mesmos. O tom abolicionista aparece tanto no discurso das personagens do romance quanto nas palavras engajadas do narrador. Além do racismo e da escravidão, a escritora maranhense também escancara em sua obra, o machismo, o patriarcalismo, a violência doméstica, as traições familiares, as práticas incestuosas, a ambição pelo status e a ganância pelo dinheiro na sociedade rural brasileira na metade do século XIX. Em termos de crítica social e de representação da vida brasileira no período imperial, essa obra é impecável.

Em tempos em que se sustenta o esquecimento do passado, Úrsula é um livro necessário para se compreender aquele período histórico, que não pode ser simplesmente removido de nossa memória. Suas consequências sobrevivem e jamais serão superadas se continuarmos fingindo sua inexistência.
comentários(0)comente



TallesVM 31/03/2023

Escravidão além do plano de fundo
O romance é fundamentalmente um conto romântico como os de Jane Eyre, com amores devotados e irrealistico, jovens de se apaixonam mutuamente de maneira profundamente intensa. No entanto, difere desses por mostrar os escravos não somente como plano de funda pra os protagonistas brancos ricos, mas os coloca em relevo na história, contando como sofrem com abusos dos senhores, das perdas que ocorrem desde a captura na África até a morte pelo chicote. Dessa forma a obra ganha lugar especial na literatura brasileira, por ser escrita por uma autora negra e por relatar de modo ímpar a escravidão junto de uma história ultrarromantica clássica.
comentários(0)comente



sosodecampos 28/03/2023

Lista da UFSC
Esse livro foi um dos 6 livros indicados a leitura pro vestibular da UFSC, também é cultura, que livro bom!! mesmo que seja antigo é uma leitura que vale muito a pena.
comentários(0)comente



Manu 27/03/2023

Viva Maria Firmina dos Reis!
Maria Firmina é protagonista na literatura brasileira como mulher negra, porém isso não refletiu nos personagens negros de sua obra.

Apesar desse destaque que trago, achei a história intrigante, porém um pouco confusa, já que apresenta 2 triângulos amorosos, mas sem muita conexão entre um e outro.

Levando em conta ser uma obra só século 19, os protagonistas negros são secundários e o enredo é bem no estilo romântico/realista. E por ser de autoria de uma mulher negra, esperava mais inserções de personagens negros, mas acredito que há o fator da época ter esse padrão de protagonistas brancos e abastados em obras literárias.

No mais, foi uma boa experiência e uma boa história. Não extraordinária, mas bem padrão da época.
comentários(0)comente



786 encontrados | exibindo 301 a 316
21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 | 27 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR