E Se Eu Fosse Pura

E Se Eu Fosse Pura Amara Moira




Resenhas -


78 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6


VerAnica 19/12/2021

Relatos diários sem romantização
O livro é uma junção de histórias contadas pela autora sobre as experiências dela como travesti e prostituta. Ela conta o começo, como se viu travesti e como considerou a possibilidade da prostituição, e vai narrando as experiências dela com os clientes. Foi uma leitura muito interessante porque pude ver as histórias e opiniões da autora completamente livres de julgamentos e romantizações, um relato diretamente da protagonista. Isso é, ao meu ver, muito importante pra exercitar nossa capacidade de empatia. Foi uma leitura muito enriquecedora.
comentários(0)comente



Elizapb 07/12/2021

Um livro necessário, com relatos vívidos sobre as situações que travestis (e putas) são submetidas. Acho mais do que necessário trazer esse assunto pra debate. Recomendo muito!
comentários(0)comente



shelukessonarry 25/10/2021

O livro mais difícil que já li, mas também mais importante
Com seus (autodenominados pela autora) ?Diários de uma travesti?, Amara Moira nos retrata como foi sua vida de mulher trans que se tornou profissional do sexo para obter sua renda.

Esse livro é surpreendente, li por recomendação de um amigo, e esperava algo completamente diferente, algo mais indireto, acadêmico, e fui completamente surrupiada. É uma porta para este mundo no qual muitas pessoas não convivem e nunca foram, e não guarda segredos nem faz cerimônia: é tudo cru, na cara e sem eufemismos, porque essa experiência de vida não tem eufemismos. É violenta, é brutal e é forte.

Preciso dizer que meu estômago torceu enquanto eu lia, e inclusive tomei a decisão de ler uma boa parte do livro de uma vez só para terminá-lo, pois eu não tinha mais cabeça para ler. Eu ainda tinha esse ponto de término, depois do qual eu passasse, as sensações ruins acabariam. Mas e pra quem vive disso?

Nem tenho muito o que avaliar, já que Amara foi revolucionária por não ter papas na língua, além de trazer essa visão desmaquiada e sincera para o leitor. Apesar de eu querer mais capítulos como o último com a Amara atual falando, a Amara pós-experiência e que discursa e argumenta, sua fala não teria o mesmo impacto se eu não tivesse lido seus relatos anteriormente.

Tudo isso prova que é uma experiência única de leitura, não só porque cada pessoa trans tem uma experiência diferente, como também porque é real, aconteceu - e essa consciência leva a leitura para outro patamar.

Fiquei extremamente irritada com certos leitores que acusaram Amara de romantizar o trabalho da profissional do sexo. A autora nos dá diversas facetas de seu relacionamento com a situação, além de deixar bem claro que era a única forma de se sentir desejada. Se um argumento como esse te desmotivou a ler esse livro, o ignore e vá ler! É uma experiência única e diferente das outras como em qualquer comunidade - quem a taxa de romantização, teve falta de interpretação.

Recomendadíssimo (+18)! Gostaria de ver mais coisas da autora daqui pra frente (:
Ana 25/10/2021minha estante
Sua resenha me convenceu a ler. ?


shelukessonarry 25/10/2021minha estante
Fico feliz, Ana! Acho que é um livro que vai te acrescentar muito! Só leia com cautela, conheça seu limite e boa leitura viu


Uri 25/10/2021minha estante
???????????? faço de suas palavras, as minhas!!!




Uri 29/09/2021

Importante leitura
Escrevendo essa resenha só pra dizer que estou irritado com a insensibilidade de alguns leitores que escreveram comentários aqui, teve gente até errando os pronomes da Amara, acusando-a de feminista liberal ou citando o ?nome morto?. Pessoas cis, vou pedir que tenhamos cuidado quando forem falar de uma obra tão potente como essa.

Aqui a autora traz um conjunto de relatos de suas experiências na prostituição, e eu confesso que esperava que esse livro fosse trazer alguma crítica ou defesa à prostituição de forma mais incisiva, mas no fim acabou sendo mais um diário mesmo. Em nenhum momento ela romantizou a vida dessas pessoas, só contou os motivos que a levaram a ser ?puta? e não se esquivou de mostrar a realidade do que passou. Muito importante se colocar no lugar dessas mulheres, mesmo que por alguns instantes durante a leitura.
comentários(0)comente



chuwanning 26/09/2021

carambolas
isso foi forte e extremamente visceral. no começo, uma pessoa alucinada, cheia de brilho, tesão, vontade de se jogar. mas aos poucos essa pessoa vai tomando consciência das várias faces deste trabalho que, sim, é tão mal falado, e de deparando com repulsa, nojo, violência, ocasional prazer, sim, mas também muita discriminação, medo, pavor. absolutamente real, é claro, pois é autobiográfico (creio eu). a cada crítica ácida que ela faz aos homens, à sociedade, você vê que não é ensaiado ou performático, é um desabafo, cada mínima coisa. intenso e, por que não, vulgar, espalhafatoso, explícito. genial.

contém gatilhos gráficos de estupro.
comentários(0)comente



Arthicus 23/09/2021

Pu(t)ra
Amara Moira, doutora em Letras pela Unicamp, professora de literatura e prostituta em Campinas, nos conta em sua biografia sobre seu processo de transição e alguns relatos, originalmente publicados em seu blog, sobre a vida como prostituta.  

 Inicialmente buscando prazer nesta área profissional, Amara nos conta sobre os perrengues, problemas e perigos desta vida. Sem glamourização. Uma verdade crua sobre estar na margem.

 Dito isso, fico em dúvida como escrever sobre este livro/julga-lo.

 O seu início com Amara contando sobre a sua escolha de começar a se prostituir em busca de prazer e, mais para o final, quando ela começa a falar mais sobre ser prostituta e travesti (a solidão do seu estado e como talvez nunca poderia encontrar amor), como a sociedade vê estas profissionais e a fazer denúncias sobre o comportamento de abusos dos homens que a procuram são os pontos altos do livro.

 Em contrapartida, os relatos dos programas em certo ponto, por mais que sejam vindos da realidade e não ter como fugir disso, começaram a parecer repetitivos e tornaram a leitura um tanto cansativa. Ainda mais que eles são a carne e os ossos do texto. Também, como falei antes nesta resenha, a escrita não é glamourizada como outros livros eróticos, e acredito que no final de seu trabalho Amara não buscava isso, mas há em seu discurso algo quase que glamourizado por estar escrevendo estes relatos. Durante o texto ela comenta sobre como alguns são retirados do seu então blog e há de se pensar se de fato alguns pelo menos não fosse pela glamourização da ideia de ?se prostituir?, ainda mais que, em certo momento, Amara crítica a crítica voltada a indústria pornográfica.

 Tendo falado tudo isso, gostei de conhecer Amara. 

 Após ler o livro fui atrás e descobri os seus TedTalks que acabei os achando ainda mais instigantes para abrir conversas e ver desta realidade e sobre a mulher Amara Moira. Eles são fáceis de se encontrar no Youtube e aconselho a vê-los se você já leu o livro, ou ainda está em dúvida.
comentários(0)comente



Monroe 05/08/2021

Sensacional
A sensação de quando terminei foi de exaustão. Fiquei exausto pela Amara ter que lidar com todos aqueles homens/lixos que estiveram com ela nas noites, exausto de ter que negociar preços, exausto de sentir medo, exausto de sentir desejo.

Obrigado Amara Moira, por essas 192 páginas de realidades.
comentários(0)comente



Matheus 01/08/2021

Muito bom!!!
Relato sincero e sem firulas de Amara, juntamente com as participações ilustríssimas, fizeram desse livro uma leitura que me agradou demais e surpreendeu também.
comentários(0)comente



Olívia Giacomin 30/07/2021

experiências detalhadas
cheguei até esse livro de uma maneira muito despretensiosa, ele apareceu como uma sugestão da amazon, estava disponível no catálogo do kindle unlimited e como eu sabia mais ou menos quem era a amara moira, fique curiosa e comecei a leitura.
de início, imaginei que o livro traria pautas mais "acadêmicas" em relação a transexualidade, só que a proposta não é essa, o livro contém relatos de momentos que a amara vivenciou enquanto prostituta, ela descreve com muito detalhes (muitos mesmo) experiências e como isso foi construindo quem ela é. os episódios são narrados sem uma ordem cronológica, no entanto, a gente tem um pouco de como ela entendeu sua transição, como entrou nesse universo da prostituição, pontos negativos e até mesmo alguns pontos positivos, temos no livro relatos extremamente tristes, que nos fazem questionar muito a respeito da sociedade em que vivemos.
acho importante dizer que o livro não traz grandes informações, comentários e discussões sobre transexualidade e prostituição, a proposta não é essa, mas ele não deixa de ser um livro político e importante, ele levanta discussões que envolvem machismo, desigualdade, direitos das mulheres, sexualidade e várias outras coisas.
existe um ponto que me marcou muito no livro, mais de uma vez ela toca nesse assunto, vou até citar alguns trechos para exemplificar: "sou tratada igual [*****] bem antes de me assumir [*****], quase uma tatuagem na testa" e ela também diz "felicidade não foi feita pra nós, amor não é algo a que temos direito" ela fala muito sobre isso, sobre como o afeto é muitas vezes negado a essas pessoas e as consequências disso. me tocou, achei triste.
foi um leitura bem lenta, eu lia um ou dois capítulos por dia, porque os assuntos não são tão variados, gostei do livro e recomendo, acho que é uma excelente opção pra se ter acesso a uma realidade diferente e entender as alegrias e dores do outro.
comentários(0)comente



rdrg 22/07/2021

guanto neles
Foi bom demais ir entrando nas histórias de Amara entrando na prostituição. Perceber como as histórias não levam só a um relato de como tem sido a experiência dela, mas do quanto fechamos os olhos para o comércio do sexo, de forma geral, como minimizarmos os Ts, o L e os Bs dessa "grande comunidade" LGBTQIA+.
Espero muito mais conteúdos por parte da autora que certamente ainda tem muito para falar e certamente estarei aqui para ouvir!
comentários(0)comente



Kau 21/07/2021

E se eu fosse p*ta
Achei excelente o trabalho da Amara, escrever sobre a própria experiência sem romantização, expondo a realidade de quem trabalha na prostituição.

E ainda é uma leitura fluida, daqueles que tu quer sempre ler o próximo capítulo. Recomendadíssimo!
comentários(0)comente



BrubsEstevam 11/07/2021

Um livro autobiográfico, de Amara que é uma travesti, prostituta e doutora em Letras pela Unicamp, nesse livro encontra relatos da vida de Amara nas ruas, algumas passagens são fortes, mas tem algumas situações engraçadas e Amara escreve pelo dialetos que os travestis falam, bem legal e indico a leituras a todos
Bernardo 22/03/2022minha estante
*as travestis, seria o termo correto, as travesti usam pronomes femininos.




Wanessa_Gabriela 03/07/2021

A realidade de ser quem se quer ser
O direito de ser quem se quer ser. E ponto.
Palmas para Amara Moira! A realidade de como as pessoas tratam as outras, é algo assustador.
comentários(0)comente



Zabély 02/07/2021

Real.
Essa frase já é meio batida mas define muito bem o livro: ele mostra a nudez, de corpo e alma.
O livro não vem com porcentagens e números que sempre te entendiam, mas te instiga a buscá-los, saber mais como é a vida da travesti, sendo puta ou não.
comentários(0)comente



78 encontrados | exibindo 31 a 46
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6