marcelinho 02/08/2021
Herman Dooyeweerd, foi um dos principais nomes do neocalvinismo holandês. Dooyeweerd, foi um professor de direito e jurisprudência na universidade Livre de Amsterdam. Um dos principais filósofo neocalvinista, Dooyeweerd dedicou sua vida ao desenvolvimento de um filosofia cristã, criacional e reformada.
Esse livro, No Crepúsculo do Pensamento Ocidental, foi uma série de palestras que ele ministrou na América do norte, para difundir sua filosofia reformada. Esse livro é um resumo e guia para sua principal obra, A New Critique Of Theoritical Thought (4 volumes).
Dooyeweerd, acreditava que o homem é um ser religioso por natureza. E o coração do homem é o centro religioso. Tudo o que o homem faz, pensa e acredita, são respostas religiosas. O homem é aquilo que ama, aquilo que adora. Segundo Dooyeweerd, todas as respostas da cosmovisão de cada indivíduo, antes procede de fatores espirituais, religiosos, que está no coração. Dooyeweerd afirmava que, o coração do homem é altamente religioso. O homem foi criado para adorar. Depois da queda, o homem adora qualquer coisa, menos o Deus verdadeiro. Então, toda resposta cultura que o homem da, é uma resposta religiosa, isto inclui as revoluções.
Então, segundo Dooyeweerd, é necessário uma conversão no coração do homem. Pois a religião do coração é a causa; as filosofias e as cosmovisões são o efeito cognitivo.
Nessa obra, Dooyeweerd também fala sobre os compromissos pré- e suprateóricos. Apresenta a presença autonomia do pensamento filosófico, e outros temas. Também vale muito a pena ler o capítulo sobre história e historicismo. Dooyeweerd foi um dos principais nomes da filosofia reformada. Deixou um grande legado para a cosmovisão cristã reformacional.