Em busca de sentido

Em busca de sentido Viktor Frankl




Resenhas - Em Busca de Sentido


998 encontrados | exibindo 286 a 301
20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 |


Ana Peres 16/07/2024

Em Busca de um Sentido
Diferentemente de outras obras de sobreviventes do Holocausto, Viktor Frankl aborda a questão psicológica das vítimas dos Campos de Concentração, esboçando não só o cotidiano dos prisioneiros, como também suas fases psicopatologicas. Esse diferencial foi o que colocou esse livro no top três melhores livros sobre a temática do Holocausto.
comentários(0)comente



Livinha 02/02/2022

Preciso respirar
Viktor Frankl fora um professor austríaco de neuropsicologia/psiquiatria e fundador da logoterapia. Contudo, também fora preso em 4 campos de concentração nazista durante a Segunda Guerra Mundial (inclusive, este livro foi escrito em 9 dias e durante seus momentos enclausurado).

Viktor traz demandas - bem mais técnicas do que acharia, confesso - sobre a não satisfação das nossas necessidades mais primitivas quando não a temos (no caso de um campo de concentração: a liberdade de ter um sentido da vida) e sobre suas observações frente as condições psicológicas dos reclusos nos campos nazistas - em que ele mesmo era um.

Em uma obra repleta de sensações mistas entre o sofrimento ser inerente mas, ao mesmo tempo e na mesma intensidade, podermos tirar faíscas de esperança justamente frente ao sofrimento.

Como diz o próprio: ?o que é o ser humano? É o ser que inventou a câmaras de gás, mas também é aquele que entrou nas câmaras de gás com uma oração nos lábios?.

Não é uma obra para se deleitar, como li muitos leitores comentando. É uma obra para se entender. Para buscar entender o quão subjetiva é a vivência múltipla de cada ser humano e de que todos ainda irão perder o sentido da vida em algum momento, por menos intenso que seja tal perda.

Pois, como diz Gotthold Ephraim: ?quem não perde a cabeça com certas coisas e porque não tem cabeça para perder?.
Pedro 02/02/2022minha estante
"Em última análise, a pessoa não deveria perguntar qual o sentido da sua vida, mas antes deve reconhecer que é ela que está sendo indagada. Em suma, cada pessoa é questionada pela vida; e ela somente pode responder à vida respondendo por sua própria vida; à vida ela somente pode responder sendo responsável."

Esse livro foi um divisor de águas para mim, Lívia. Ler esse livro me tornou mais empático à dor alheia. Também me fez perceber a pequenez dos meus problemas, diante da situação do dr Frankl nos campos de concentração.

Parabéns pela excelente resenha!
????????????


Livinha 03/02/2022minha estante
Obrigada, Pedro! E você que me fez continuar a leitura; obrigada por isso!!!


Pedro 03/02/2022minha estante
De nada, Lívia. Eu fico feliz que você tenha gostado da leitura. Mesmo sendo um homem das ciências exatas, eu amei esse livro. Por isso eu imaginei que você, uma psicóloga, aproveitaria ainda mais a obra do Dr Frankl.




Estefani.Domingues 03/02/2022

Campo de concentração
Um livro que começa abordando como foi a vida dentro de campo de concentração e como várias pessoas reagiam aos acontecimentos lá. E em seguida tem uma breve apresentação abordando conceitos piscicologicos sobre como a mente reage a diversas emoções.
comentários(0)comente



DANNE 15/07/2020

O sofrimento vale a pena
Esse livro me trouxe uma noção muito mais rica e muito mais dolorosa do que foi os campos de concentração. Achei que tudo foi contado de uma perspectiva interessante e muito sucinta o que facilitou a leitura. Sobre a busca do sentido da vida sai extremamente satisfeito, e já até indiquei a meu melhor amigo que tem essa pergunta latente desde que o conheço por gente. Dei 5/5 porque saiu deste livro transformado. Obrigado Viktor, o sofrimento vale a pena.
comentários(0)comente



Ana Zarcachuk 10/03/2024

Logoterapia.
"Um indivíduo incuravelmente psicótico pode perder sua utilidade, mas conservar sua dignidade de um ser humano. Sem ele, para mim não valeria a pena ser psiquiatra. Por amor a quem? Simplesmente por amor a máquina cerebral danificada, que não pode ser consertada? Se o paciente não fosse categoricamente algo mais do que isso, a eutanásia estaria justificada."

A experiência que ele traz de dentro do campo de concentração para explicar sua linha de pensamento é simplesmente espetacular, a maneira que se coloca que o sofrimento certo deixa de ser sofrimento quando se encontra um sentindo e como o ser humano é capaz de viver e morrer pelos seus ideais e valores. Livro incrível.
comentários(0)comente



Janaína Calmet 16/02/2022

?Ficamos conhecendo o ser humano como talvez nenhuma geração humana antes de nós. O que é, então, um ser humano? É o ser que sempre decide o que ele é. É o ser que inventou as câmaras de gás, mas é também aquele ser que entrou nas câmaras de gás, ereto, com uma oração nos lábios.?

Que livro!

Não é apenas mais um escrito sobre o (terrível) tema do holocausto e das atrocidades então cometidas. Não. Como o próprio título já o adianta, é sobre a ?busca de sentido? perseguida por Viktor Frankl em sua vida pessoal, enquanto prisioneiro em campos de concentração, e em seu itinerário profissional como psiquiatra, professor, escritor e fundador da Logoterapia. É, em última análise, sobre o fato de que ?a pessoa precisa decidir, para o bem ou para o mal, qual será o monumento de sua existência?.
Cristiano.Santos 17/02/2022minha estante
Excelente!




NatAlia351 24/03/2024

Uma nova perspectiva sobre a vida
O livro é autobiográfico, mas não busca ser simplesmente isso. O foco dele é analisar psicologicamente os prisioneiros judeus durante a segunda guerra mundial e como era a rotina deles dentro dos campos de concentração.

É uma obra muito boa exatamente por mudar o foco de abordagem do nazismo para algo mais importante: a capacidade do homem de buscar um sentido pra vida e manter a esperança de que coisas melhores acontecerão.

A linguagem é simples e é bem objetiva. Gostei muito do livro, porque foi escrito com muita simplicidade, mas densidade de conteúdo.

Vale a pena dar uma chance, principalmente se sua vida anda meio sem propósito ou se você enfrenta alguma crise existencial.
comentários(0)comente



Isabel282 07/01/2023

Pressão x liberdade
Para ler esse livro sugiro a trilha sonora de John Williams Schindler?s List.
Fechar os olhos e sentir a música equivale a descobrir os três primeiros blocos do livro, sendo-os: a apreensão da chegada ao campo de concentração; o sarcasmo do dia-a-dia no campo e a liberdade um tanto quanto aprisionado dos dias após o levante da bandeira branca.
Em seguida o deleite de uma das maiores e melhores teorias terapêuticas.
Responsabilidade e escolha é o resultado final dessa grande leitura!
comentários(0)comente



Shirley.Peixe 08/01/2023

Começar o ano de 2023 refletindo sobre a vida..
Finalmente conheci o famoso "Em Busca de Sentido" e, de fato, posso entender a razão da recomendação.
Este livro é o resultado de uma pesquisa diferenciada de um profissional de saúde mental, que não somente estudou os comportamentos/sentimentos humanos em meio a condições críticas, como experienciou tais situações.
A primeira parte da leitura é dedicada à vivência durante todo o período da guerra. Com o passar do tempo, o tema principal do livro - o sentido da vida - vai sendo discutido e a sua importância evidenciada.
O autor conta, a partir de tudo isso como surgiu e como funciona a abordagem terapêutica desenvolvida por ele, a logoterapia.
Eu gostei bastante da leitura, achei pertinente o conteúdo, os casos apresentados, gostei de conhecer essa metodologia terapêutica, mas minha única ressalva é que, em determinado momento, as informações começam a girar no mesmo ponto, tornando-se repetitivas, e confesso que o final do livro foi bem cansativo.
De toda forma, o resultado foi positivo e é uma obra que vale a pena ser lida.
comentários(0)comente



R I T A - @monopoliodasruas 21/06/2024

Não é autoajuda.
A primeira vez que ouvi sobre este livro, foi numa disciplina da licenciatura em Letras, e ele ficou marcado em minha mente. Conheci uma psicóloga que faz lives na Twitch, e ela me falou sobre este livro e como tinha mudado a vida dela. Tive de comprar.
Comprei-o na Festa do Livro da USP por um preço muito bom (por favor, vá à Festa do Livro da USP, os descontos são incríveis). Comecei a lê-lo porque estava desesperada pela busca de um sentido para minha vida: ainda não me formei, conhecidos me falam que eu estou estagnada e sinto que minha vida “não vai para frente”; estava muito empolgada com a leitura. Até que eu perdi o livro.
E aí eu fui em busca do “Em busca de sentido”: refiz meus passos, coloquei anúncio e nada de encontrar o meu exemplar. Desisti. Mas então veio a Feira do Livro da UNESP com (quase) as mesmas editoras da Festa do Livro da USP e com as mesmas condições de desconto. Comprei de novo. Tomava muito cuidado ao lê-lo fora de casa com medo de perde-lo novamente.
A leitura, apesar de grande parte da leitura se basear nos anos em que o autor passou em campos de concentração, é leve e fluida. O tradutor fez um excelente trabalho. O livro é dividido em três partes: (i) em busca de sentido; (ii) conceitos fundamentais da logoterapia; e (iii) a tese do otimismo trágico.
A primeira parte é um relato autobiográfico sobre a experiência do autor nos campos de concentração durante a Segunda Guerra Mundial. Ele fala sobre como tinha um manuscrito que era muito importante para ele, mas que é retirado dele ao chegar no campo. Frankl teve como missão de vida refazer o manuscrito. (seria este livro a reescrita daquele manuscrito?)
A segunda parte explica como funciona a logoterapia, vertente psicoterápica fundada pelo autor. Uma coisa que vale a pena ressaltar é que este livro NÃO É DE AUTOAJUDA. Ele é embasado em teorias e foi escrito por um entendido da área, um psiquiatra e psicoterapeuta. A terceira parte é um apanhado das relações psíquicas dos sujeitos no século XX. É a parte mais curta e, para mim, não tão rica em conteúdo.
Recomendo este livro para quem deseja estudar sobre novas vertentes de psicoterapia. Se você acha que este livro lhe trará respostas, você está enganado, porém ele te dá uma nova visão de mundo. Recomendo.


site: https://monopoliodasruas.wordpress.com/
comentários(0)comente



cat 08/04/2022

hm
Estou a abandonar porque sou um pouco sensível a estes assuntos de sofrimento humano e também porque não era bem aquilo que esperava que fosse. A teoria do autor faz muito sentido, mas são coisas que já sabia.
comentários(0)comente



Aline221 27/06/2024

Em busca de sentido
Esse livro é dividido em duas grandes partes, uma no campo de concentração e outra um resumo da logoterapia. Frankl tenta negar a visão freudiana de que o homem é cativo as contingências e ao seus desejos, ele diz que mesmo nas piores circunstâncias resta ao homem a liberdade de ser quem ele quiser.

O livro focaliza a importância de ter um sentido na vida para continuar vivendo, não um sentido inalcançável, mas algo real e pratico, pois a liberdade que temos também nos cobra responsabilidade.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Julia Oneda 05/04/2022

Demorei muito para escrever essa resenha, e acredito que esse livro valha algumas muitas releituras ao longo da vida. Aqui, Viktor, conta sua história como psiquiatra e sua trajetória durante o holocausto, passando por quatro campos de concentração. Passando por essa experiência, ele constatou que as pessoas que sobreviveram e seguiram firme em meio àquele horror, são as pessoas que encontraram algum sentido no que estavam vivendo. A partir disso, Frankl desenvolve a logoterapia, que diz que o ser humano é movido pela busca de sentido de forma consciente mesmo em situações adversas, e ao encontrá-lo, encontra também a felicidade.
É um livro triste, mas que passa uma mensagem linda e deixa sua marca no mundo. Se eu tivesse que indicar um livro que todos deveriam ler pelo menos uma vez na vida, indicaria Em Busca de Sentido, sem sombra de dúvida.
comentários(0)comente



998 encontrados | exibindo 286 a 301
20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 | 26 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR