O fascismo eterno

O fascismo eterno Umberto Eco




Resenhas -


152 encontrados | exibindo 106 a 121
1 | 2 | 3 | 8 | 9 | 10 | 11


Ale 26/07/2021

Umberto Eco define os aspectos do fascismo e como o identificar nos tempos atuais.
Leitura obrigatória para qualquer ser humano.
comentários(0)comente



Angelo.Miguel 19/11/2021

Excelente!
Um livros esclarecedor, baseado em uma conferência de umberto eco, mostra claramente as principais característica do fascismo.
comentários(0)comente



Flávio 27/03/2022

Ur-Fascismo
Discurso feito por Umberto Eco na década de 1990. O livro fala do Ur-Fascismo, ou fascismo eterno. Uma das características é o machismo, exaltação do líder e controle da sexualidade. Excelente ponto de vista, e mostra que, ainda hoje seus conceitos permanecem atuais.
comentários(0)comente



andie 27/10/2022

Muito boa a reflexão e de modo bem atual. Me esclareceu várias ideias e me deu uma nova perspectiva da realidade ao meu redor. Fiquei interessada em mais trabalhos do autor.
comentários(0)comente



@joabcliteral 23/12/2022

O Fascismo Eterno de Umberto Eco
Acabei agora há pouco de ler o livro O Fascismo Eterno de Umberto Eco.

Umberto Eco OMRI (nascido em 5 de janeiro de 1932, faleceu em 19 de fevereiro de 2016) foi um escritor, filósofo, semiólogo, linguista e bibliófilo italiano de fama internacional. Foi titular da cadeira de Semiótica e diretor da Escola Superior de ciências humanas na Universidade de Bolonha. Ensinou temporariamente em Yale, na Universidade Columbia, em Harvard, Collège de France e Universidade de Toronto. Colaborou em diversos periódicos acadêmicos, dentre eles colunista da revista semanal italiana L'Espresso, na qual escreveu sobre uma infinidade de temas. Além disso, Eco foi ainda, notório escritor de romances como O nome da rosa e O pêndulo de Foucault. E outras coisas mais que daria um livro se fosse dizer tudo.

No livro, como é explicado pelo próprio Eco no início da obra, O Fascismo Eterno foi uma conferência, pronunciada em inglês num simpósio organizado pelos departamentos de italiano e de francês que ocorreu numa universidade nos EUA em 1995. Só algum tempo depois que acabou virando texto, na The New York Review of Books e, dois anos depois se tornou a produção literária mais celebrada.

O discurso se desenrola ao longo de seis dezenas de páginas. O texto de Eco, que morreu em 2016, continua assustadoramente atual. Afinal, ele traça alguns paralelos e coincidências ao redor de fascismos que ocorrem através do mundo e, o porquê de movimentos totalitários serem chamados como o são. É uma aula de Eco, enfim.

Assim, além de colocar alguns aspectos históricos e etimológicos, ele começa a mostrar as bases do fascismo e o que há em comum entre eventos tão distantes e, ao mesmo tempo, tão próximos. O mais assustador, porém, é como o texto pode ser facilmente aplicado à realidade brasileira. Algumas expressões, como "as universidades são um ninho de comunistas" e outros termos, parecem proferidas por algum extremista atual, no entanto já eram praticadas muito antes. Há identificação e, com isso, a mostra de como O Fascismo Eterno (Ur-Fascismo como ele chama também no livro) e a obra de Eco continuam muito necessárias a nossa compreensão do mundo como ele é.

Por fim: O livro pode ser considerado facilmente um mapeamento do fascismo de maneira extremamente simples e, da maneira mais professoral possível.

Sabe aquele livro que a gente gostaria que todos pudessem ler? Eu gostaria muito que todos pudessem ler essa obra, não que todos fossemos concordar, mas poderíamos iniciar assim um diálogo mais racional sobre o que realmente está acontecendo politicamente no mundo nos últimos cem anos.

Espero que gostem desta breve resenha.

#resenha
#grupoamoraleitura
???
comentários(0)comente



mariaf.skumagai 24/12/2022

Eco sendo Eco
Nesse livro de poucas páginas, Umberto Eco faz o que muitos escritores, teóricos, políticos não conseguem fazer, explicar e definir o que é o fascismo.
Pela amplitude do termo e definição, é possível perceber que um Estado fascista não está longe de nós, algo totalmente arrepiante. Por isso a democracia e lutas por direitos não pode parar nunca, deve ser incansável e constante.
comentários(0)comente



Ian 13/01/2023

Atemporal.
Surpreendentemente atual. "O Ur-Facismo pode voltar sob as vestes mais inocntes. Nosso dever é desmascará-lo e apontar o dedo para cada uma de suas novas formas — a cada dia, em cada lugar do mundo."
comentários(0)comente



Pamela706 15/01/2023

É um livro muito bom pra aqueles que querem estudar mais sobre as características do fascismo. Além disso, a leitura é super rápida, dinâmica e fácil.
comentários(0)comente



Carlos Evandro 03/03/2023

Curto e grosso
Essa é uma transcrição de uma palestra de Umberto Eco, o que explica o número pequeno de páginas (esse é o menor livro que eu tenho em minha estante). Mas o conteúdo é tão rico que esse detalhe fica em segundo plano, pois estamos falando de Umberto Eco, não é mesmo? Essa pode ser a porta de entrada para entender mais sobre o Ur-fascismo, e com certeza eu recomendo a leitura para quem deseja iniciar nesse assunto.
comentários(0)comente



Diogo Crema 24/07/2023

O Fascimo Eterno
O fascismo eterno de Umberto Eco (1995) Itália

O Fascismo Eterno, assim denominado por Umberto Eco, ainda está ao nosso redor, às vezes em trajes civis. Seria muito confortável se alguém gritasse "EU SOU FASCISTA". Infelizmente a vida não é fácil assim!. O "Ur-fascismo" pode voltar sob as vestes mais inocentes. O nosso dever é desmascara-lo e apontar o dedo para cada uma de suas novas formas.... a cada dia, em cada lugar do mundo

O FASCISMO ETERNO : NOTA 10/10
comentários(0)comente



Thiago 05/10/2023

Entender os elementos que formaram o Fascismo ontem e hoje
Nesse curto, porém objetivo ensaio, Umberto Eco mescla partes da sua própria vida em uma infância passada na 2ª Guerra com um estudo social do Fascismo que permeou a Europa nos primórdios do século 20.

Uma das característica de Eco é seu sarcasmo pontual para trazer obviedades ao leitor, e aqui ele faz isso muito bem. No início é até fácil confundir o texto como uma espécie de diário ou texto biográfico de um jovem que passou as agruras da guerra na Itália de Mussolini. Passando pela sua visão da resistência e quando foi que ele realmente começou a tomar ideia da proporção do que significava o movimento fascista.

A seguir é feita uma comparação entre o fascismo, o nazismo e outros movimentos e regimes autoritários. De como é fácil confundir o fascismo com outros regimes semelhantes, mas preservando os detalhes que o fazem ser tão sedutor aos adeptos da extrema direita. E sim, Umberto Eco classifica diretamente o fascismo como sendo ligado a organizações de extrema direita.

Por fim, o texto detalha características fortes e permanentes que fazem ser possível identificar elementos fascistas a qualquer tempo. E a necessidade de manter vigilância e repressão a qualquer movimento que emule os elementos citados e enumerados por ele.
comentários(0)comente



Douglas Ferrari 16/10/2023

Caracterizador
Texto breve e caracterizador do que é o fascismo, vale a leitura. Sucinto e direto ao assunto, de como o mesmo opera.
comentários(0)comente



Helder Cavalcante 28/03/2024

Esclarecedor
Um texto bem escrito, direto, com conceitos claros e elucidativos sobre este mal que continua assombrando o mundo.
comentários(0)comente



BeatrizFonseca1 30/03/2024

Pensar é uma forma de castração, nosso dever e' combater as novas roupagens do fascismo, o fascismo é um populismo de quantidade, o lider é uma espécie de tradutor que vai traduzir o que as pessoas querem.
comentários(0)comente



LarissaEndil 31/07/2024

Não esqueçamos!
Apesar de ser muito curto por ser a transcrição de discurso de Eco, o livro é muito interessante e muito rápido de ser lido. De todas as características do Ur-Fascismo, o que mais me chamou a atenção foram as contradições, que aparecem o tempo todo, o que me deixou muito pensativa. Além disso, infelizmente, todas as características que o autor cita podem ser percebidas no bolsonarismo, o que é triste e não me surpreende, porque é meio óbvio também. No mais, gostei da ironia do autor e até dei risada em alguns momentos. Não esqueçamos, dessa forma, aqueles que lutaram e lutam por liberdade e libertação!
comentários(0)comente



152 encontrados | exibindo 106 a 121
1 | 2 | 3 | 8 | 9 | 10 | 11


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR