Prii Reis 29/12/2022Só de estar vivo,sempre haverá uma chance de recomeçar! Emília tinha tudo que precisava sua família que mesmo longe,enquanto ela estudava na capital eram unidos e sua felicidade para completar era Lana sua égua e melhor amiga,dos tempos que não tinha ninguém no interior além dos irmãos.
Ela se casaria em breve só o pai sabia,ela estava tão feliz de revê-los,tirou férias e todos estavam indo para um haras e levavam junto Lana.Era um dia feliz e leve,tragicamente se tornou o pior de sua vida.Ela perdeu tudo e todos em um único dia.
Diogo tinha passado pelo pior inferno de todos,era um soldado que só depois de um tempo conseguia lidar com a dor de perder em campo todos os seus melhores amigos,se culpava todos os dias.
Tentou diversas vezes com raiva,acabar com tudo.Foi uma luta a parte conseguir manter a sanidade, não se sentia digno de ter os pais por perto,nem ninguém.
Foi na clínica do Doutor Leonardo que ele conseguiu restabelecer a vida,mesmo que infeliz.
Até Rafaella a tia de Emília e psicoterapeuta,conhecer Diogo por meio de um estudo de caso sobre ex combatentes e seus traumas pós guerra realizado pelo Dr Leonardo por quem ela já foi apaixonada um dia,e a 10 anos não se falavam.
Emilia estava no Brasil,vivendo na clínica da Tia em Campinas/SP.
Diogo era Português,assim como Leonardo,e vivia no interior de Portugal internado no hospital Militar.
A tia sabia que era um risco e podia da tudo errado,mas Emília estava a ponto de desistir,e Diogo já estava em processo de alta.Ambos tinham passado por situações de perda,e mesmo em estágios diferentes o objetivo da abordagem era mostrar para os casos graves que era possível superar e aprender a viver com a dor,até recomeçar.
Não é um livro fácil,mas também não é totalmente focado no drama o livro todo.Tem um equilíbrio,é um romance sobre recuperação, aceitação e recomeços,amor ao próximo principalmente e a si mesmo(a).Aborda assuntos delicados como perdas de familiares,acidente grave (com consequências),depressão pós traumas,pensamentos suicidas.
(com muita responsabilidade, tratamentos,inclusão e cuidados humanizados.)
___________________________________
*******Resumo Com Spoilers******
Diogo:
**Tudo que escrevo e converso será estudado e apresentado num simpósio de
psicologia no qual ele irá explicar as consequências da morte na mente de um soldado. Acredito que poucas pessoas imaginem o que é realmente a guerra.**
**Tenho 23 anos e estou internada há tempo demais.
Compreendo tudo que você está vivendo porque também perdi a vontade de viver.
Eu era uma garota normal, hoje não sei quem sou.
Passo os meus dias contando segundos e minutos para que este sofrimento termine.**
A nova abordagem proposta foi Diogo conversaria com Emilia por chat offline e a principio uma vez por semana,e ambos os terapeutas estariam monitorando.
**— Se eu conversar com essa Emília, o que ambos ganharemos com isso?
— Asas e raízes.
— Como assim?
— Converse com ela e, talvez, um dia compreenderá.**
A princípio eles conversavam muito sobre suas perdas,e estavam internados para tratar o físico e mental.Sabiam pouco a fundo um do outro,só o que falavam pelo chat.Então quando tudo começou a ficar mais profundo...
**Diogo, as emoções são o sinal da vida que há em nós, e a Emília mostrou que ainda vive.**
*Necessito sentir que há esperança para traumatizados como nós.*
*— O Diogo foi a única pessoa que me tratou como igual em muito tempo.*
Emilia não conseguia falar toda a verdade sobre suas perdas,pra ela falar para alguém que ela estava gostando tanto lhe causava pânico, ela não queria que ele se afastasse;ela que fazia isso sempre... Quando tudo parecia certo e seguro ela pulava fora com medo.
**— Não quer que ele saiba porque ainda não consegue admitir o que perdeu.
— Eu sei bem o que perdi.
murmuro no seu peito.
— Pode não ter conseguido dizer há duas semanas e talvez não consiga
dizer hoje, mas, um dia desses, tente.**
Diogo era paciência em pessoa,mesmo respeitoso e lidando com o tempo da Emília,ele sabia o que dizer para que ela pensasse mais nas atitudes de se afastar,sempre tentando...
Até que depois de uma mensagem dele que mecheu com o psicológico ela resolveu de novo sumir,e de um jeito que ele não pudesse tentar entrar em contato.
Mas eles já estavam se falando por câmera,já tinha um sentimento.
Ele viajou para o Brasil atrás dela, para descobrir o que tanto não conseguia se falar...
**— No dia em que o noivo a visitou e terminaram. Não sei tudo que
aconteceu, pois ela nunca me contou, mas naquele dia ela destruiu o quarto do hospital e então simplesmente desistiu de viver.**
Emília tinha traumas maiores do que Diogo imaginava,mas o amor deles ensinou ela a confiar,e se entregar de corpo e alma.
Ele não só descobriu o que queria fazer da sua vida,como encontrou outro pessoa que precisava tanto de apoio era Cauê que chegou a clinica aos 11/12 anos com sua irmã extremamente maltratado,desnutrido e pedindo pelo amor de Deus ajudassem a irmazinha que tem Síndrome de Down a ficar segura.
A vida desse menino foi muito difícil,além de sofrer violência pelo pai,e ver a irmã sendo abusada sexualmente por ele.O garoto fugiu, e passou a se prostituir para alimentar e vestir sua irmã.
Diogo não conseguiu evitar a compaixão que sentiu por aquelas crianças,e com ajuda dos terapeutas viu a melhor forma de ajudar eles,de ser parte da libertação daquele garoto.
**— Vai doer sempre.
Vais continuar a desejar que o passado não tenha
existido,por isso não adianta viveres afastado das pessoas,do mundo e de quem
realmente és na ideia de que não tens nada de bom para oferecer. Aconteceu,e infelizmente ninguém tem o poder de desfazer o que viveste, mas podes ter uma vida recheada de novas e boas experiências se caminhares em frente.Claro que os demônios estarão lá, mas podes prendê-los em vez de andares de mãos dadas.
com eles vinte e quatro horas por dia.**
Dr Leonardo larga tudo para trabalhar na clinica da Rafaella,claro que ela não gostou nem um pouco de ser consultada,mas como Emilia disse:
**— Ela ainda o ama.
A minha tia só discute com quem ama.De resto, ela é a pessoa mais calma que existe,e acredite que já assisti a diversos momentos em
que até um santo perderia a paciência, mas ela não.Nunca.**
**— Para de olhar e ver só a deficiência. Para!
— Eu sou deficiente!
— Olha-te no espelho e vê tudo aquilo que podias ter perdido e não
perdeste.Concentra-te no que ficou. Portas uma deficiência,não és uma deficiente.**
*Não foi por termos ficado íntimos que tudo foi apagado.
A vida não é um livro de amor em que basta um capítulo para os personagens esquecerem a dor.
Infelizmente,a realidade é dura e implacável.*
Emília mesmo com medo topou sair da clinica e viajar.Foi tudo perto de Campinas ou arredor e aos poucos nada combinado.
Diogo queria provar que ela podia viver longe da clínica,que podia aprender a não só ter confiança neles como em si mesma para lidar com outras pessoas.
Quando Emília tinha aceitado se casar,e estavam preparando a casa. Descobriu coisas que sua Tia fez que Diogo nunca contasse,quebrando dessa vez o coração dele. Afinal ela já tinha por diversas vezes acabado tudo e ele insistido,então ele que se foi, esperando mais dela dessa vez.
**Vou sair da tua vida até aprenderes a amar-te comoeu te amo.Enquanto não conseguires amar o que vês — és tão linda —, nunca acreditarás nasminhas palavras.Não quero continuar a elogiar a mulher.da minha vida enquanto souber que ela não encontra verdade no fato de eu considerá-la perfeita**
**A partir de hoje, não
viverei mais com a tristeza do que sofri,mas com a certeza do que consegui ultrapassar. Venci!**
Eles se casam as outras histórias tem seus pontos a serem contados ou não...