Dragão Negro

Dragão Negro Chris Claremont




Resenhas - The Black Dragon


29 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Renan 31/08/2024

Boa leitura
Uma história de espada e feitiçaria com lendas celtas misturadas à mitologia britânica. Uma boa história com uma boa arte. Não é incrível, mas é divertido de ler.
comentários(0)comente



Lucas Muzel 10/04/2024

Fantasia histórica
A arte do Bolton é incrível. Muda o estilo ao desenhar personagens mais místicos, e tem uma variação mais realista quando necessário. Já o roteiro começa devagar, gradualmente muda de gênero (de histórico para fantasia) e tem um final bem arrastado e repetitivo.
comentários(0)comente



Malle 04/12/2023

Nem cá, nem lá
"Dragão Negro", Chris Claremont e John Bolton, encorpora diversos conceitos, figuras históricas e fictícias relacionadas ao Reino Unido em uma grande salada mista de príncipes exilados, dragões destruidores, fadas e sacrifícios.

Uma história definitivamente adulta, ela proporciona uma visão alternativa a certos acontecimentos verídicos (como a disputa entre João e Ricardo pela coroa), incorporando o aspecto fantasioso. De fato, se torna uma narrativa rica em folclóre britânico, com aparições de até mesmo personagens das lendas arturianas (o que sempre será um ponto positivo para mim).

Contudo, em relação ao conteúdo da história: enquanto que encontrei ela rica em detalhes, achei um tanto quanto morosa. Jaime é um entediante como protagonista, enquanto que Elli ? do qual achei muito mais instigante ? é tratada como uma jovem um pouco tolinha, um pouco bobinha, por grande parte da narrativa. Alguns acontecimentos parecem ser meio "jogados". É uma pena. A arte da HQ é espetacular, mas sinto que a história infelizmente não refletiu a mesma sensação de "uau".
comentários(0)comente



Claudinei.Silva 22/11/2023

Boa leitura, mas nem tanto!
Infelizmente a trama começa bem, mas no desenrolar vai perdendo foco, as motivações dos personagens se perdem. Esperava mais.
comentários(0)comente



Uelinton.Caique 20/11/2023

Apesar de ter valido a experiência de conhecer uma nova obra, com uma ambientação e arte interessante, Dragão Negro não me agradou.
comentários(0)comente



Felipe HQs e Mais 15/11/2023

Claremont escreve muito. E Bolton desenha muito!
Chris Claremont, a grande mente criativa por trás da melhor fase dos X-Men, tinha a fama de escrever muitos textos, alguns repetitivos, nas aventuras dos mutantes. Eu nunca entendia o motivo dessa queixa, mas como só o conhecia pelos quadrinhos publicados pela editora Abril, que por conta de seus formatinhos precisava ter cortes e ajustes nos textos, achava a crítica exagerada.

Hoje, ao ler 'Dragão Negro', escrito por Claremont e belamente ilustrado por John Bolton, eu começo a concordar com essa sua fama...

A HQ, publicada pela editora Pipoca & Nanquim, conta a jornada do exilado cavaleiro James Dunreith em uma Inglaterra medieval mística e repleta de lendas e seres mágicos.

O Dragão Negro do título repousa no interior de Dunreith, que ao lado de personagens clássicos - Robin Hood, Guilherme Marshal, Ricardo Coração de Leão e Morgana Le Fey, para citar alguns -, parte em uma jornada de vingança e liberdade de sua terra.

A arte de Bolton é rica em detalhes e parece congelar a ação de lutas de espadas no tempo, só pra fazer o leitor a apreciar melhor. Seu pontilhismo e técnicas de hachura deixam nas páginas verdadeiras obras de arte, daquelas que dá vontade de botar na parede!

Porém... o texto de Claremont, como mencionei lá no início, é bastaaaaaante arrastado. Não sei se essa era uma característica de escrita comum à época (o quadrinho é de 1985), mas muitos dos diálogos e falas são repetitivos e, porque não dizer, chatos! Li 'Dragão Negro' sempre com outro quadrinho da Pipoca & Nanquim na cabeça, o belíssimo 'Beowulf', como comparação. Nele, poucos textos pautam páginas de ação desenfreada, que tiram o fôlego do leitor em uma leitura de vigor. Já em 'Dragão', o ritmo é mais lento e muitas das vezes monótono...

A leitura valeu a pena? Sim, claro! 'Dragão Negro' é uma boa história, lindamente ilustrada por John Bolton, mais um artista que entra para a minha estante de grandes desenhistas. Mas a experiência só comprovou a tal teoria da fase dos X-Men: Chris Claremont escreve muito. Em todos os sentidos...
comentários(0)comente



Cirlei oliveira 07/07/2023

Não curti nem um pouco
Dragão negro é um livro de quadrinhos, muito bem ilustrado, onde conta lendas, traições, intrigas, necromancia, pra quem gosta do teordo enredo é um ótimo livro. Este é um livro do qual não curti. Um livro com um peso espiritual muito grande. E um livro que não compro e nem dou de presente
comentários(0)comente



Stefania.Dinatt 26/06/2023

Esperava mais
Me iludi pela capa que seria uma HQ medieval com batalhas e dragões, porém, me deparei com uma história sem pé nem cabeça e muito chata. Achei a letra pequena embora a HQ seja bem grande mas a história em si foi o que deixou muito a desejar. Muita magia e demônios mirabolantes, personagens fracos e pouco convincentes. Muitos demônios e maldades sem muita explicação assim como a convicção dos personagens não convencem. Uma história bem macabra e sem muita finalidade. Não recomendo.
comentários(0)comente



Ize 29/04/2023

Gostei muito da ambientação, me lembro muito os filmes que eu vi, da idade média, na sessão da tarde.
comentários(0)comente



Marlon 17/03/2023

Chatão!
Essa HQ "gigante" só vale a pena pela arte de John Bolton que é incrível e lembra muito o clássico "O Príncipe Valente". Já o texto de Chris Claremont é confuso e arrastado. Toda hora aparece personagem novo, até no final! Mistura personagens reais históricos com personagens de Robin Hood e Rei Arthur. Uma salada chata que me forcei a terminar para vim reclamar muito aqui! :-P
comentários(0)comente



Rafael 31/01/2023

Sinceramente não foi uma história que me cativou tanto. Criei muita expectativa por causa da capa e acabei me frustrando.?
Não recomendo, mas ela nem de longe chega a ser uma história ruim, e a arte da Pipoca&Nanquim, como sempre, é maravilhosa.
comentários(0)comente



Gabez 11/01/2023

Em Dragão Negro seguimos a história de James Dunreith após sua volta do exílio com logo uma missão sendo dada pela rainha da Inglaterra Leonor, em sua missão deve descobri o que seu antigo amigo Edmund DeValere planeja.
Durante isso ele reencontra seu leal servo Grifo e logo encontram Ellianne e assim o destino de toda Grã-Bretanha começa a trilhar um caminho com um final indefinido, amor não correspondido, traição, lealdade, bondade e loucura durante os anos finais das antigas religiões pagãs na ilha é isso que podemos esperar nesse quadrinho.
Mas devo dizer que queria ter gostado mais, a arte é linda com certeza ela já sozinha já vale muito, porém a história não me conquistou 100% não consigo nem dizer ao certo o porquê, as vezes senti que faltou algo ou que ficava um tanto quanto cansativa a leitura mas apesar disso ainda recomendo sua leitura!
comentários(0)comente



vtoria 07/09/2022

Lindíssimo!
Achei o livro lindo, as ilustrações, a história. Porém, achei a história tão boa que poderia ser mais aprofundada, pra conhecer melhor os personagens, gostei muito de todos eles e deu vontade de conhecer mais sobre esse universo.
Os eventos ocorrem de forma muito rápida e com uma transição seca, sem uma certa preparação, o que dá fluidez pra história.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Cristiano.Cruz 21/01/2022

Período medieval e ficção não tem erro
Uma leitura densa, e nem por isso menos deliciosa, muito bem escrita e acompanhada de belíssimos desenhos para olhares atentos. Não esperava menos de um autor como Chris Claremont, que na adolescência desnorteava meus sentidos com a novelesca trupe dos x-men e hoje me fascina com trabalhos de fantasia e ficção como "Dragão Negro" e "Marada".
Por fim, a estória entrega o que promete, e posso dizer, sem receio de ser presunçoso, um pouco mais. O modo como a magia está entranhada no período medieval, e como o texto trata com naturalidade o real e o sobrenatural - sem grandes sobressaltos, é gratificante ver como Claremont trabalha o fato de como as outras religiões vão perdendo espaço para a cristã, que se avizinha com força na crença em seu deus único.
Para ficar melhor, como foi uma publicação distribuída ao longo de 6 edições, as capas poderiam ter sido intercaladas entre um volume e outro, dando ritmo mais leva à leitura, já que não se trata de uma leitura rápida; mas entendo a decisão da editora por reunir tudo em apenas um livro, dando a sensação de um único tomo.
Mas nem tudo são maravilhas e a minha edição não conta com o melhor dos acabamentos - como a maioria das publicações do Pipoca e Nanquim. Não sei se foi um defeito de lote da reimpressão, mas o material que sela a capa começou a apresentar algumas bolhas. Bola fora da Pancrom Indústria Gráfica, resposável pelo trabalho. Pessoal do PN, fiquem de olho, adoro o trabalho de vocês.
comentários(0)comente



29 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR