Drácula

Drácula R. F. Lucchetti
Bram Stoker




Resenhas - Drácula


4312 encontrados | exibindo 271 a 286
19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 |


midnightrainz_ 02/08/2024

Meu doce vampiro, na luz do luar
Depois de muita insistência de minhas amigas (e uma certa resistência da minha própria parte), realizei finalmente a leitura deste livro que já foi causa de muitos pesadelos meus quando criança. agora voltando a falar que nem gente: sinceramente, não sei por que enrolei tanto pra conhecer essa história.

fugindo do clichê de “ain todo fã de terror deveria esse livro, ele é importante por ter consagrado a figura do vampiro no imaginário popular e nenhuma adaptação capta a sutileza e o clima aterrador existente na obra”, digo que todo mundo deveria ler pura e simplesmente porque ele é um livro muito legal. a história é extremamente interessante, bem do estilo de terror que eu particularmente gosto (o que vai numa crescente, de forma gradual e sem pressa), apesar de entender que não agrada todo mundo. os primeiros capítulos do livro, onde o jonathan se encontra no castelo do drácula, são extremamente claustrofóbicos e a melhor parte da obra na minha opinião, apesar de ter inúmeras cenas
marcantes - como a da lucy com a criança no cemitério. as coisas aqui podem sim soar bem lentas para um leitor contemporâneo (apesar de eu achar bem “frenéticas”, comparado a outros livros da época).

além disso, o livro tem uma narrativa fragmentada composta por diários em sua essência, mas também por cartas, telegramas, memorandos, recortes de jornal e afins, organizadas de forma até certo ponto cronológicas. isso traz uma dinâmica peculiar à narrativa e aumenta o clima de mistério no ar, além de um pequeno (bem pequeno) traço de verossimilhança, pois temos vários personagens contando uma mesma história.

apesar de ter gostado desses aspectos e de já afirmar de antemão que foi uma das melhores leituras feitas esse ano, tenho minhas críticas a respeito dele (coisas mais pontuais e que não prejudicaram a minha experiência de forma alguma). a minha principal é com relação à representação das personagens femininas aqui, principalmente a lucy. não gosto dessa personagem nem da forma como ela é construída aqui: a representação clássica da heroína romântica, de beleza estonteante, de caráter puro e extrema bondade, que ama a todos e não gosta de magoar ninguém. tudo bem que basicamente todos os personagens são assim (tirando a beleza, que é exclusiva dela), nenhum deles tem um aprofundamento psicológico e todos agem de modo teatral, exagerado, melodramático - o autor trabalhou com teatro, então faz sentido isso. só que a lucy ainda tem um bônus: ela passa a maior parte dos diários e das cartas dela BABANDO OVO DE HOMEM, falando como eles são incríveis e corajosos e gostosos e de p4u grande e um blablabla interminável que ninguém se importa. é algo que a mina também faz, mas ela é uma personagem phoda, interessante de acompanhar (a única), o que acaba compensando - diferente da lucy. aí junta esses dois aspectos, fez com que eu me irritasse sempre que ela aparecia em cena. acredito eu que isso se deva também a um certo machismo enraizado no próprio autor e típico da época - e que nem dá pra esperar que seja diferente: as duas são representadas como personagens frágeis e que precisam constantemente ser protegidas dos males do drácula pelos nossos valentes cavaleiros. mesmo quando elas se mostram como membros importantes do grupo, essa visão persiste (o grande cérebro de homem que van helsing afirma que a mina tem). e sim, msm tendo odiado esse aspecto vou continuar dando 5 estrelas pq eu sou contraditório.

contudo, apesar da construção de personagem não ser das melhores - e do certo tom xenofóbico que existe com relação ao leste europeu -, ainda acho que seja uma leitura válida tanto pelo entretenimento como para a compreensão do avanço tecnológico que marcou a virada do século XIX para o XX e da figura do vampiro sedutora que conhecemos atualmente.
comentários(0)comente



Gabriela097 01/08/2024

Aprendi com Drácula
Tudo fica mais fácil de se resolver quando você pode contar com parceiros unidos em um mesmo objetivo. Gostei muito da dinâmica do grupo apesar de achar a tomada de decisão deles bem lenta em vários momentos.
comentários(0)comente



Julia2479 31/07/2024

Clássico de terror perfeito
Esse livro tem uma fama e não é atoa, é incrível! Bram consegue vc realmente sentir o livro, sentir as experiências dos personagens e entrar cada vez mais na atmosfera
comentários(0)comente



spoiler visualizar
graazifarias 02/08/2024minha estante
Veja minha última publicação no Skoob, pra caso você tenha interesse. :)




maarcelamacedo 31/07/2024

Vampirão ganhou meu coração?????
Desde que iniciei minha saga de clássicos tive gratas surpresas com obras INCRÍVEIS.
Esperava que Drácula fosse um clássico de terror que tinha perdido sua graça ao longo tempo, pois quase que nascemos sabendo sobre vampiros, espelhos e afins. Porém, muito surpresa com esse suspense incrível, cheio de reviravoltas e que se mantém até o final.
A história é muito bem feita, personagens cativantes e um desfecho bem no final (emoção até as últimas páginas).
Eu tô apaixonada por esse livro!
Os escritores do século XIX seguem sendo os maiorais.
graazifarias 02/08/2024minha estante
Veja minha última publicação no Skoob, pra caso você tenha interesse. :)




Lolobela 30/07/2024

Um clássico que corre nas veias
O Drácula chamou minha atenção na mesma hora, na livraria, e essa leitura me absorveu completamente! Sou suspeita pra falar, porque sou completamente apaixonada por literatura gótica (e um clássico gótico é tiro e queda, fiquei presa até a última sílaba). O estilo da escrita é interessante, em forma de registros, a história é cativante, tensa, e tem aquela atmosfera tão característica da literatura gótica que é viciante! Bram Stoker marcou a história da literatura com essa obra (não foi por acaso que o Drácula se tornou um personagem tão conhecido e o livro ganhou inúmeras adaptações para o cinema). Não tenho palavras pra descrever a adoração que eu sinto por essa história, pela trama, pela conexão e união linda entre as personagens, pelo estilo marcante do Stoker, e como o conjunto de tudo isso, somado à beleza dessa edição da DarkSide, me deixou boquiaberta do momento que eu o vi na prateleira da livraria até o segundo que eu terminei de ler. Com certeza vou ler de novo!
graazifarias 02/08/2024minha estante
Veja minha última publicação no Skoob, pra caso você tenha interesse. :)




Samuzin 30/07/2024

Embora, no desenvolver do livro se torne um pouco demorada e puxada a história, cada acontecimento tem um significado por trás e vale cada página lida!
graazifarias 02/08/2024minha estante
Veja minha última publicação no Skoob, pra caso você tenha interesse. :)




nicookie 29/07/2024

Um amor mais forte que a morte.
Drácula é um mergulho em um mar de misteriosas aventuras. A escrita de Bram possui uma narrativa singular e instigante, é impossível não se apaixonar. Na minha opinião, é o romance epistolar mais bem escrito de todos os tempos, e creio que continuará sendo por muitos anos.

Eu já havia lido Drácula antes, mas, como um bom clássico, o livro sempre tem algo novo a dizer, não importa quantas vezes você o leia.

Nessa última leitura, me cativou demais o modo com que a Mina, mesmo sofrendo atingida como a ?maldição?, nunca deixou de ser humana. Ela olhou para o conde como uma alma, e travou consigo mesma o objetivo de apenas descansar quando ele estivesse em paz, apesar de tudo.

É interessante de ver como ela se preocupa com todos e como todos se preocupam com ela. A amizade dos personagens é grande e preciosa, eles se importam uns com os outros e literalmente dão a vida uns pelos outros, é de fato, um amor real.

Toda a trajetória de acontecimentos é muito coerente e bem amarrada, eu apenas senti falta de um embate final mais eletrizante, daqueles que realmente fazem a gente surtar de perder o fôlego, a história é grandiosa e cresce a cada capítulo, mas, quando chega no final, termina rapidamente, como se tudo que tivesse acontecido até ali fosse fácil? e sabemos que não foi!
graazifarias 30/07/2024minha estante
Amei a resenha! Eu escreveria a mesmíssima coisa hahaha.. e dou nota 5 também, estamos quites. Amei a parte de Mina!


nicookie 30/07/2024minha estante
Obrigada, Grazi. Incrível nós termos a mesma visão das coisas, rs. Estou ansiosa para o debate!




Wender.Vital 29/07/2024

8/10
O início eu acho espetacular, toda a atmosfera criada no castelo do Conde é genial, porém após isso o livro desacelerou muito, quase ao ponto de se tornar irritante. No geral achei um excelente livro de terror gótico. Com certeza recomendo !
graazifarias 02/08/2024minha estante
Veja minha última publicação no Skoob, pra caso você tenha interesse. :)




Barbara2489 29/07/2024

Um clássico memorável
Uau que livro bom, senti falta do Drácula em si aparecer mais, mas gostei da narrativa, o roteiro extremamente bem estruturado, os personagens cativantes, o livro em seu decorrer faz ter dúvidas e gera curiosidades, e posteriormente essas dúvidas são bem respondidas, é um livro em um formato diferente do que estou acostumada, mas justamente por isso chama atenção, o que gostei bastante também é a forma sagaz como o grupo pensa e se ajuda entre si, sempre prezando uns pelos outros, com certeza foi uma leitura que me marcou bastante!
graazifarias 30/07/2024minha estante
E isto! Senti falta do conde tbm, esperei muuuuito por ele kkkk e a união do grupo é incrível mesmo




loverjbennet 28/07/2024

Clássico que vale a pena ler
Vale muito a pena ler esse livro pois ele sempre será relevante, foi o autor que nos apresentou muitas "crenças" em relação a vampiros, como o alho, cruz, se tornar morcego...

Quase não li porque me disseram que era apavorante ler esse livro, mas eu, que sou medrosa assumida, fiquei bem de boa, lia antes de dormir no escuro, então não deixe de ler por medo kkkk

Ele começa bem demais, te prende demais, mas depois do meio ele fica um pouco repetitivo, parece que não sai do lugar. E confesso que pessoalmente esperava um último capítulo diferente, com mais emoção do que foi. Por esses fatos não dou 5 estrelas, mas mesmo assim amei!
graazifarias 30/07/2024minha estante
O último capítulo é meio frustrante mesmo :/


loverjbennet 30/07/2024minha estante
pois é, eu mudaria muito o final :(




Yuri Gagarin 28/07/2024

Insiste que vai dar bom
Um dos melhores livros que li esse ano e um dos meu favoritos. É uma leitura mais lenta, é importante saber disso pra não se frustrar com a forma com que a história progride.

Recomendo ele pra absolutamente qualquer pessoa que goste de suspense e terror

5 estrelas é o mínimo que posso dar pra essa pedrada
graazifarias 02/08/2024minha estante
Veja minha última publicação no Skoob, pra caso você tenha interesse. :)




Iara Caroline 28/07/2024

Do diário de Iara, 28 de julho
É o livro com menor nota que eu dou esse ano até o momento, mas acho que a categoria do ?bom? realmente é o ideal. O livro está longe de ser uma porcaria, mas também não é incrivelmente bom.

Drácula inicia com uma narrativa um tanto envolvente, me senti viciada no que seria essa história durante os quinze primeiros capítulos. A narrativa meio epistolar, meio diário é realmente muito boa (apesar de só funcionar até certo ponto). Longe de desconsiderar os góticos mais modernos ou mais urbanos, eu adoro as histórias em castelos e construções medievais. Mesmo que cerceada de acontecimentos pontuais, sem muitas ações e com poucos personagens, o começo foi definitivamente a melhor parte do livro. Durante essa parte o Drácula está mais presente e ficamos nesse limiar de entender como essa criatura ?funciona?. Acho que podemos estender o magnetismo da leitura até os acontecimentos de Whitby, quando a narrativa muda um pouco de perspectiva e podemos ver o vampiro agindo. Enrola daqui, enrola de lá, surgem novos personagens, o Drácula some de cena? Enfim, as ações capazes de nos interessar vão se perdendo. Vai virando de fato um diário que acaba dizendo o mesmo durante longas páginas.

Os personagens, no geral, são legais. No entanto, nunca vi tantas pessoas sem profundidade. Pareciam todos bons demais, pessoas de acordo com a regra e sem nenhum traço de humanidade. Stoker criou meia dúzia das melhores pessoas que pisaram na terra, todos sem nenhum pecado e marcados apenas pela compaixão. Acho que ai que a coisa vai ficando chata. O conde Drácula é a única presença de algo fora da curva do bom cristão, isso além do louco ? que, entretanto, ao final se mostra outro bom cidadão apaixonada pela ?Madame Mina?. Essa provavelmente foi a gota d?água do romance para mim. Bram Stoker nos engana em uma narrativa com pequenos vislumbres de homoerotismo e então parece passar o resto do livro nos dando um sermão sobre a subalternidade da mulher, como a mulher é um ser inferior e devota a qualquer homem que apareça ao seu redor. Parece exagero, mas o autor realmente se dedicou em deixar isso como um dos maiores traços da obra.

Alguns traços do góticos são realmente bons e mais presentes nessa obra do que em algumas outras que li. De alguma forma, o horror é mais presente do que o terror ? mas eu não sei bem como isso funciona aqui. Nesses pontos, acho que Bram Stoker foi realmente marcante. E vindo de alguém completamente medrosa, criada com as lendas urbanas do Gugu, me irritava a descrença desses filhos do século das luzes, porque se um homem com duas presas aparecesse na minha frente eu com certeza veria motivos suficientes para me jogar do topo de um castelo.
Edivan.Nogueira 02/08/2024minha estante
Eu achei exatamente a mesma coisa do livro, deu até um alívio pq pensei que a razão da minha frustração era porque eu tinha iniciado a leitura com muita expectativa.




Jules 27/07/2024

Drácula
Descobri um novo gênero literário que me encanta: a literatura gótica. Durante toda a leitura do livro, senti-me imersa no clima sombrio que ele evoca. A forma como a história foi contada contribui significativamente para criar e envolver o leitor na atmosfera que o autor escolheu.

"Drácula" é narrado por meio de cartas, diários e até reportagens. Na primeira parte do livro, acompanhamos a jornada de Jonathan Harker através de suas memórias registradas em seu diário e de cartas trocadas com sua adorada Mina, durante sua estadia como consultor e hóspede do excêntrico Drácula. Também conhecemos a triste história de Miss Lucy Westenra, com seu ar etéreo e seus amores. Através dos complexos problemas que ela enfrenta, somos apresentados à figura de Van Helsing. Conhecemos também o ?louco? Renfield, cujas ações enigmáticas e perturbadoras adicionam mais camadas de mistério à narrativa.

A primeira parte termina com um mistério profundo e inquietante, deixando o leitor ansioso para desvendar os segredos que cercam os personagens e suas interações com o enigmático Drácula. Essa conclusão provoca um desejo irresistível de continuar a leitura, explorando ainda mais os recônditos sombrios e fascinantes da literatura gótica.
comentários(0)comente



Kariny 27/07/2024

Ao mesmo tempo que o livro tem partes muito interessante e que prendem o leitor, ele tem partes lentas e quase insuportáveis.

Pela narrativa ser em formato de cartas o fluxo de leitura é muito lento, achei o desfecho muito acelerado. O livro tem 360 pág e o desfecho foi em 3 sabe ? Acredito q ele poderia ter sido mais aproveitado.

Para ser sincera eu esperava algo com mais terror e ação, algo que a obra não é. Consideraria ela mais um drama histórico.

No geral o livro é ok, demorei um mês ou mais para terminar e pelo livro ser muito lento acabou refletindo na nota.
comentários(0)comente



4312 encontrados | exibindo 271 a 286
19 | 20 | 21 | 22 | 23 | 24 | 25 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR