Laura Oliveira 11/12/2023Resenha - DráculaPublicado em 1897, "Drácula" tornou-se um clássico do terror/gótico e um grande contribuinte para a disseminação da figura do vampiro na cultura popular.
O início da trama acompanha Jonathan Harker, um advogado que viaja à Transilvânia para auxiliar um conde na compra de uma propriedade em Londres. Durante sua estadia, o advogado passa por situações traumatizantes, mas consegue fugir. Enquanto se recupera, Jonathan não sabe que o conde viaja até Londres como parte do plano de expandir seu domínio.
Em Londres, Drácula faz sua primeira vítima: Lucy Westenra. A partir disso, novos personagens são inseridos na trama. Unido por certas tragédias, o grupo constrói uma relação afetuosa e passa a caçar Drácula com o objetivo de eliminar o mal que ele representa para o mundo.
Narrada por meio de diários e cartas, a história permite que o leitor conheça os pontos de vista de vários personagens. Essa forma de narrativa muito me agradou, pois senti que a trama ficou mais rica e dinâmica.
Um ponto muito interessante para mim foi a onipresença de Drácula. Ao longo do livro, o conde aparece e interage pouquíssimas vezes. Entretanto, os personagens, assim como o leitor, sabem que ele está sempre presente e que sua ameaça vem sem que percebam. Tal onipresença foi fundamental para uma boa ambientação de medo e ansiedade.
Outro fator interessante foi a amizade dos personagens. Fui cativada por todos e torci muito para que conseguissem capturar o conde. Fiquei extremamente ansiosa lendo, pois o autor soube construir muito bem uma narrativa cheia de suspense e reviravoltas.
Porém, como ponto negativo, acredito que o desfecho foi um pouco fraco. O livro contou com um bom desenvolvimento da perseguição, contudo, o final foi um tanto apressado e sem emoção. Esperava um confronto mais brutal e sanguinolento!
"Drácula" foi uma grata surpresa! Não esperava gostar tanto do livro, mas me vi presa na história. Recomendo muito a leitura, principalmente nessa edição da Penguin que conta com vários textos de apoio.