Rayhan Chamoun 21/04/2024
"Drácula" envelheceu como um bom vinho...
Convenhamos: quem não conhece o personagem Drácula? É bem difícil não se deparar com um dos grandes símbolos da cultura pop em algum momento, seja através dos jogos, de filmes e séries, quadrinhos, entre muitos outros.
Porém, confesso que até então eu, como muitas pessoas, não fazia ideia sobre a experiência da leitura do clássico que, mesmo que não tenha criado, definiu de forma majestosa esse subgênero que tanto amamos.
Agora que terminei o livro, posso definir que me surpreendi positivamente pela robustez e qualidade da narrativa. O modo como a história é narrada se dá através de folhetos, cartas, notícias, diários, enfim, uma série de fragmentos que ajudam a manter uma narrativa cadenciada nos fatos mas ágil no conteúdo.
A quantidade de personagens, bem como a maneira que o vampiro aqui é visto de forma muito mais demoníaca, torna este gótico um livro divertidíssimo justamente por causar a sensação de medo constante.
É, acima de tudo, um clássico, e como um bom clássico, Bram Stoker prova que a habilidade na prosa e na trama contribui para uma narrativa que permanece interessante até os dias de hoje!
site: instagram/rayhan_chamoun