O Retrato de Dorian Gray

O Retrato de Dorian Gray Oscar Wilde




Resenhas - O Retrato de Dorian Gray


5768 encontrados | exibindo 166 a 181
12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 |


deyyses 27/09/2024

Um homem muito gato e as consequências de ser um homem gato
Não sei muito bem o que dizer desse livro, só sei que ele é incrível. Não sabia que a história ia tomar esse rumo, na verdade nem sabia o que pensar e por isso fiquei meio surpresa ao ler do meio pro final. O "suspense", o jeito como é narrado, as atitudes do Dorian, tudo me fez ficar meio curiosa e mais decidida a terminar de ler e dito e feito, o final é chocante apesar de poder ser entendido antes mesmo de chagar lá. Também não vou negar que depois de tantas descrições e bajulações até eu me apaixonei pelo Dorian.
comentários(0)comente



Igryne 27/09/2024

Único
Que livro! Super interessante como um livro tão antigo chega a ser tão inovador. Gostei muito do plot, das filosofias do livro, da linguagem. As partes que mais me interessam eram as conversas do Dorian com o Basil. Adorei as criticas quanto as futilidades da vida e da vaidade.
comentários(0)comente



airallis 27/09/2024

Escrita confusa, perdão!
A proposta do livro realmente não tinha me chamado muita atenção, mas comecei a ler assim mesmo porque quero aumentar meu repertório de clássicos. Só que não me dei com a escrita do Oscar Wilde. Me peguei dormindo entre os parágrafos tamanho tédio. Decidi deixar a leitura de lado e não terminei.
comentários(0)comente



nandi 27/09/2024

Todo excesso e renúncia causam o próprio castigo.
É absurdo de bom como esse livro descreve a arte, a vaidade e o amor; além de trazer à tona um dos principais questionamentos da humanidade, "o homem nasce mau ou é corrompido?". Uma leitura que te envolve das melhores e piores maneiras e sem dúvidas nenhuma se tornou um dos meus livros favoritos.

Menção mais do que honrosa para toda a influência queer nesse livro. O amor do Basil pelo Dorian e do Dorian pelo Basil merecia ter sido uma das coisas mais lindas vivenciada por eles, e infelizmente pela época que eles viviam, eles não conseguiam ver os sentimentos deles como outra coisa que não venenosa.

O retrato de Dorian Gray é sem dúvidas um livro venenoso, e eu fiquei muito feliz de ter sido envenenada.
comentários(0)comente



bella.mkjkk 27/09/2024

Busca pelo prazer
O que mais gostei nesse livro foi como um ser humano pode ser fortemente influenciado.

O livro começa com Dorian Gray sendo um jovem extremamente puro e ingênuo de beleza exuberante. Quando percebe que sua beleza nn duraria para sempre, começa a ser tomado pela inveja e vaidade, desejando que seu próprio retrato envelhece ao invés dele.

A intensa e continua buscar pelo prazer é o mais marcante nesse livro:

"Nunca procurei a felicidade. Quem quer a felicidade? Tenho buscado o prazer."

Dorian permanece com a sua aparência imaculada, mas seu retrato mostra a podridão da sua alma.

As frases também são extremamente cativantes, daquelas que te fazem refletir muito.

Amei o livro?
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Arthur.Borel 26/09/2024

O Retrato horrendo de Dorian Gray
Adicionando a leitura de mais um classico a lista. Eu já tava cansado de saber a premissa dessa historia no geral mas nunca a tinha lido antes, muito menos assistido ao filme.

Acho que eu estava esperando algo mais impactante, mas, considerando que esse livro foi lançado no século 19, ele realmente deve ter sido muito chocante para a época.

Dorian é um personagem complexo, cheio de nuances que aumentaram ainda mais meu desgosto por ele e a forma como tentava se eximir da culpa dos seus pecados, ao mesmo tempo que os abraçava e os cometia com o maior prazer.

Senti falta de talvez o autor desenvolver mais a forma como o personagem foi decaindo. De um capítulo para o outro simplesmente temos uma grande passagem de tempo e então um resumo sem muitos detalhes das inúmeras ações nefastas cometidas pelo personagem. Mas talvez essa seja só a minha visão contemporânea de interpretação de histórias no geral, não estou levando em conta outras caracteristicas de escrita tanto da época quanto do autor que eu desconheço e que possam justificar esse roteiro mais apressado.
comentários(0)comente



Luuizafkr 26/09/2024

Estava com muita expectativa
Acho que a minha expectativa estragou tudo. Já tinha ouvido falar do livro e estava muito empolgada, pois a a ideia é muito boa.
Mas acabei achando muito cansativo e com partes que não precisavam ter. Achei que o retrato ficou de lado e todas as possibilidades que ele poderia criar com esse ?poder?a ao seu dispor.
comentários(0)comente



Isabela.ramaldes 26/09/2024

Basil, seu único erro foi amar demais
Esse livro é uma das maiores obras já escritas. Dorian era bom mas foi corrompido? Dorian ja tinha maldade dentro de si e lord henry só mostrou a ele os caminhos?

Dorian gray é um espetáculo que levanta de maneira perfeita o questionamento: o homem nasce mau, ou a sociedade o corrompe?


?dorian, desde que o conheci, sua personalidade teve uma influência extraordinária sobre mim eu me vi dominado, alma, pensamento e força, por você.
Você se tornou para mim a encarnação visível do ideal jamais visto cuja lembrança assombra os artistas como um sonho magnífico, passei a idolatrá-lo, passei a sentir ciúmes de todas as pessoas que falavam com você, quis tê-lo só pra mim, só estava feliz quando estava com você, quando você não estava comigo ainda sim estava presente na minha arte?claro, jamais deixei que você soubesse disso, teria sido impossível, você jamais teria entendido, eu mesmo não entendia direito.

Eu só sabia que tinha visto a perfeição de perto, e que o mundo havia se tornado maravilhoso aos meus olhos.?
comentários(0)comente



Didinho :3 26/09/2024

Um conto preventivo sobre os perigos da indulgência
Definitivamente um clássico à frente de seu tempo. Em meus olhos, a narrativa era somente o pano de fundo para um instigante — e estranhamente pessoal, na minha impressão — ensaio sobre a juventude, o pecado, a beleza, a homosexualidade e a indulgência desenfreada que leva a perda de si. A maneira como o (na época chamado) "amor que não ousa dizer seu nome" — termo utilizado para descrever a relação entre um homem mais velho e um mais novo — é implícito e ousado para os padrões da época. Se o atual sistema educacional não fosse simplista e puritano (pelo menos, é assim onde eu moro), este com certeza seria uma leitura obrigatória, pelo menos para o Ensino Médio. Afinal, já que sempre tentam enfiar literatura americana goela abaixo nos alunos, que tal disponibilizar uma obra verdadeiramente profunda e substancial?
sueane 28/09/2024minha estante
Eu também achei a narrativa curiosamente pessoal




spoiler visualizar
comentários(0)comente



Dani Scheibler 25/09/2024

Méh...
Então, achei um livro ok.
Decidi ler esse clássico porque a única referência que eu tinha de Dorian Gray era uma versão bem questionável dele no filme "A liga extraordinária" kkkk. E como li falarem muito bem dele, decidi ler.
Me decepcionei, acho que esse livro não é pra mim. Achei bem qualquer coisa, as conversas frequentemente são extremamente machistas (ok ? por conta da época), mas grande parte do livro são os personagens se queixando de como sofre a burguesia européia, nossa coitadinhos tendo que lidar com o tédio (?)
Em uns 70% do livro a história muda um pouco o tom, mas mesmo assim não achei nada surpreendente e inesperado, que fizesse eu dizer "ah! ? por isso que tanta gente ama esse livro!".

Enfim, lido ?
comentários(0)comente



linafllor 25/09/2024

Precisei de um cafezinho.
Um grande clássico e uma história no mínimo intrigante. porém achei muito superficial e a leitura muito cansativa. não digo que não gostei, muito pelo contrário, estou ansiosissima pra ver o filme. mas justamente por ser de época e com grandes filosofias, a cabeça começa a cansar de tanto pensar. quem gosta de uma boa filosofia principalmente sobre a beleza, o intelecto é luxúria, recomendo!
Isabela.ramaldes 26/09/2024minha estante
Vc achou a escrita superficial? ?


linafllor 27/09/2024minha estante
@isabela.ramaldes, amg eu achei a escrita em relação a história sim ? agora em relação a por filosofia o oscar deu o nome dele, deu tanto de si que eu cansei KKKKKKKK




Marcela468 25/09/2024

Um clássico!!
Pensei que talvez poderia ser um pouco maçante por ser um clássico, e não estou acostumada a ler muitos clássicos, mas O Retrato de Dorian Gray me surpreendeu com diversas reviravoltas!! Além disso, é um livro com diversas reflexões que vou levar para a vida.
comentários(0)comente



Gabsgomessss 25/09/2024

Alguma coisa que não deixa de ser bela
O retrato de Dorian Gray se utiliza do mito de Narciso e do conto da trágica história de Doutor Fausto como inspiração, além de conceitos filosóficos para contar uma história de um jovem narcisista e corruptível. Dorian, influenciado pelo grande Lord Henry, deixa o falso moralismo da Inglaterra vitoriana de lado e passa a viver apenas pelos prazeres. Com uma pitada de epicurismo, mas distorcido logicamente. Oscar Wilde, membro do movimento esteticismo (um movimento que pregava que a arte não deve fazer nada além do belo) afirma no prefácio que o Artista não deve mudar o mundo, apenas fazer o belo. Isso fica claro ao decorrer das páginas onde lord Henry nos expressa conceitos filosóficos através de diálogos. O Romance não chega a ter conceitos muito complicados, mas é necessária uma atenção para os momentos de desdobramentos. Ele acaba tal qual como o mito de Narciso e não tenta nos passar nada além do que está no livro.
comentários(0)comente



5768 encontrados | exibindo 166 a 181
12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 |