O Retrato de Dorian Gray

O Retrato de Dorian Gray Oscar Wilde




Resenhas - O Retrato de Dorian Gray


5768 encontrados | exibindo 181 a 196
13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 |


Sofia889 24/09/2024

(Apenas repostando a resenha que apaguei acidentalmente. Não tinha tanta experiência com literatura gótica e acredito que hoje minha opinião sobre o livro seria diferente)
Que é genial e a premisaa é interessante,isso não vou negar,mas o livro não tem nada que te prenda execeto os personagens exêntricos,que nem pra mim isso foi o bastante.
3 ou 2 meses lendo esse livro que me deixou na ressaca literária,muito e desintressante,gastei 80 reais nisso acreditando que seria uma obra prima; esperava muito mai
Daniela720 24/09/2024minha estante
80 REAIS? Oh, mana! Estou triste por você. Kkkk


Sofia889 24/09/2024minha estante
Foi a edição de luxokkk




Giulia143 24/09/2024

Gostei mais do que eu imaginei que fosse gostar dessa leitura. A história em si não é muito longa e é muito envolvente. Acredito que a edição da Darkside tenha feito toda a diferença, os comentários e conteúdos extras realmente acrescentaram e muito na experiência de leitura. Mas, sinceramente, tirei meia estrala por conta de um personagem específico, Lorde Harry, você é um insuportável! Fora isso o livro é maravilhoso kkk
comentários(0)comente



Alexandra284 23/09/2024

Em O Retrato de Dorian Gray...
Oscar Wilde escreveu o que a burguesia inglesa tinha interesse em ler, mas que não tinha coragem de fazê-lo.
Pois, o verdadeiro motivo dos ataques ao livro, era que ele trazia a tona a hipocrisia da sociedade vitoriana, marcada por vícios e futilidades, mas que orgulhavam-se, hipocritamente, de suas "virtudes".
Sendo assim, fizeram de Wilde o bode expiatório perfeito, homossexual e estrangeiro, que serviria para expurgar os pecados de uma sociedade claramente hipócrita, misógina e racista.
O que não esperavam era que, ao longo dos anos, o artista e sua obra fossem imortalizados exatamente pela injustiça sofrida por Oscar Wilde.
comentários(0)comente



Gabipadilhas 22/09/2024

RESENHA: O QUE PENSO SOBRE O RETRATO DE DORIAN GRAY
Um final trágico para uma história trágica.

O romance gótico vitoriano de Oscar Wilde (que na minha opinião, não tem nada de romance) apresenta a história de um homem que faz um pacto a esmo para manter-se sempre jovem e belo, enquanto seu retrato, envelhece e "apodrece" aos poucos, refletindo os anseios de sua alma e seu verdadeiro caráter.

Sem dúvidas, não é o tipo de livro que gosto de ler, mas este nos faz refletir sobre os excessos da vaidade e juventude que são apenas abstrações humanas e que no fim, o que realmente importa é o que temos no interior da alma.

Eu particularmente não curti muito, pois, quando comprei o livro, imaginei um outro tipo de história, algo mais "fantasioso" ou tipo um romance de época que trouxesse essa pauta dos excessos da juventude e vaidade. No mais, achei uma história muito melancólica e cansativa, mas não julgo, pois as escritas eram feitas exatamente assim séculos atrás.

Mas a pergunta do milhão é você se considera uma pessoa boa? Até onde o homem é capaz de ir pela vaidade? Realmente são questões a se pensar e levar para a vida, por isso, dou 3 estrelas.
comentários(0)comente



Ronald71 22/09/2024

Foi uma experiência interessante e diferente de leitura. Achei a leitura um pouco difícil em certos pontos, pois mistura a passagem da vida de Dorian Gray com reflexões filosóficas sobre peças de teatro, músicas e, principalmente, arte, não sendo, assim, uma história linear. Confesso que, perto dos 70% do livro, acabei me perdendo um pouco. Outro ponto que me atrapalhou um pouco foi os traços de Dorian e Henry, eles eram meio escrotos kkkk.

Mas há vários pontos positivos. Gostei bastante dos diálogos entre os personagens principais — Dorian, Basil e Henry — que são, de maneira geral, profundos e engraçados. Outra coisa que me chamou a atenção foram os temas abordados na obra: a natureza complexa do homem, a busca pro saciar desejos e o conflito com a moralidade, a busca pela imortalidade e a abordagem da homossexualidade, especialmente considerando o contexto do lançamento do livro em 1890, um período bastante conservador.

Ao final, foi um livro que gostei na maior parte, mas tive dificuldades no meio para o fim para finalizá-lo.

Curiosidade: depois pesquisei sobre o autor e o contexto geral do livro e vi que, além de ter sido censurado, a obra foi usada como prova contra Wilde pelo crime de manter relações sexuais com outro homem. Trechos em que Dorian e Basil demonstram afeto foram utilizados para corroborar contra o autor naquela sociedade moralista.
comentários(0)comente



djtsirko 22/09/2024

Só consigo pensar nessa frase do rousseau
?o homem nasce bom, mas a sociedade o corrompe.? - jean jacques rousseau

Por ser um livro clássico, eu achei a leitura fácil, mas o excesso de palavras que eu não sabia o significado ficava difícil compreender tal parte do livro, não vejo isso de uma forma negativa porque isso ajuda a aumentar nosso vocabulário. Esse é o tipo de livro que te faz questionar tudo, mas ao mesmo tempo ter sensações desagradáveis. Dorian já era do jeito que era ou ficou assim por influência do lord henry?? é algo a se pensar, em muitos momentos eu lia e parava um pouco para pensar no que eu acabei de ler (principalmente na maioria das frases do henry) eu sentia que eu ia enlouquecer junto kkkkkkk, eu amei esse livro, amei a experiência que tive, o final me deixou muito pensativa e um tanto chocada, eu recomendo para quem quer começar ler clássicos.
comentários(0)comente



hmxrques 22/09/2024

Leva tempo
Absolutamente nada acontece até que tudo acontece.

fui pega de surpresa de um jeito muito bom pela reviravolta do livro.

fora isso são apenas gays.
comentários(0)comente



Beatriz.Vicente 22/09/2024

Os pecados de um homem
Se for ler, leia de coração aberto e mente fechada.... muita coisa é revoltante e até um pouco agniante...mas é um livro de 1800 tem que relevar muita coisa pela época q foi escrito.
comentários(0)comente



Mateus.Medeiros 22/09/2024

?Quando o homem trata a vida com arte, o cérebro é o próprio coração.? (página 254, posição 4634-4635)
comentários(0)comente



wilde at heart 22/09/2024

Li pela milésima vez
Não querendo soar cinéfila, mas já me dedurando: queria que aqui tivesse partezinha pra colocar os livros favoritos tal qual o letterb0xd pra eu colocar 4 edições diferentes desse livro aqui nos meus favoritos. Sinto que é algo que eu, skoob user wildeatheart, preciso deixar claro nesse perfil.

Oscar Wilde pai.

Estarei depredando a netflix quando a adaptação que vai fazer Dorian e Basil serem irmãos lançar.
djtsirko 22/09/2024minha estante
meu sonho que tivesse a opção de colocar os 4 favoritos igual no letterboxd


cornadesu 22/09/2024minha estante
diva qual seu letterboxd?




Ingrid664 21/09/2024

O preço da juventude é a alma
O livro me impressionou bastante, pois considerei dinâmica e uma temática muito atual, pensando que atualmente as pessoas não aceitam seu envelhecimento, submetendo-se a procedimentos recorrentes, acredito que todos temos um pouco de Dorian Gray dentro de si, uma vaidade que pode levar ao colapso. Neste livro o personagem faz um pacto faustino que nada mais é, quando uma pessoa faz um pacto com o demônio para alcançar algo mundano, no caso específico quando o protagonista vê o quadro pintado por Basil, demonstra a reflexão que ele vai envelhecer e o quadro ficar intocável pelo tempo ?não há nada no mundo que não ofereceria em troca?, sendo neste momento que o pacto é feito, o livro segue refletindo este quadro que sofre as consequências da deformação da alma do protagonista, apavorando ele a cada contato com o quadro, pois por mais que quisesse mudar não ocorria mudanças no quadro/alma . Para a época que o livro foi lançado, o protagonista fazia muitas coisas "erradas", sendo 1890, deixando subentendido uma vida de desejos e prazeres, além de relacionamentos homossexuais, muito insinuado por Basil e Dorian . O retrato foi envelhecendo e ficando obscuro a cada atitude mundana e superficial do protagonista, chegando ao ponto de cometer um crime mais para o final do enredo, ver o desgaste do personagem com suas próprias atitudes, me fez pensar na crítica social para sociedade da época, porém viver unicamente para o próprio prazer, afastando-se de uma vida valorizada adoece a alma, sendo assim sinto que o personagem perdeu-se em seus próprios desejos e influencias externas .
Amysssss 21/09/2024minha estante
Uau


sueane 28/09/2024minha estante
Ótimo! Parece que a crítica fica cada vez mais pertinente com o passar do tempo, atemporal. Frequentemente vejo situações que me fazem lembrar deste livro.




thayg0mes 20/09/2024

Beleza e juventude.
Um bom livro. Em algumas partes achei muito entediante e arrastado, mas valeu a pena pelo o final dele. Acho que talvez esse livro não seja o meu forte, mas pra quem gosta de clássicos é perfeito. A história fica bem mais envolvente e interessante no finalzinho dele.
comentários(0)comente



megnoato 20/09/2024

Beleza e vaidade
?Como é triste! Eu vou ficar velho e horrendo e medonho. Ele jamais evelhecerá além deste dia de junho? Se pudesse ser diferente! Se eu permanecesse sempre jovem e o retrato envelhecesse!?

O retrato de Dorian Gray é a grande obra prima de Oscar Wilde que até os dias atuais intriga à todos com sua escrita magnífica carregada de sentimentos e frases que irão permanecer marcadas no leitor.
O livro nos apresenta o protagonista Dorian Gray que se vê hipnotizado pela ideia da juventude e vaidade eterna, porém, toda a feiúra de sua alma repleta de pecados e imperfeições é manifestada em um quadro de si mesmo feito por seu amigo Basil Hallward. Para Dorian, nada mais importa do que sua beleza física extraordinária.
Com esta premissa, o autor critica a superficialidade da sociedade vitoriana, onde apenas uma boa aparência importaria para as pessoas, as quais estariam dispostas a esconder sua verdadeira face para se encaixar nos bons costumes da época.

?O objetivo da vida é o autodesenvolvimento. Realizarmos a nossa natureza com perfeição, é para isso que cada um de nós está aqui. Hoje em dia as pessoas têm medo de si mesmas. Esqueceram-se da mais elevada das obrigações, a obrigação que cada um deve a si próprio. Naturalmente, são caridosas. alimentam os famintos, vestem os mendigos. Porém suas próprias almas morrem de fome e estão nuas.?

Oscar Wilde com sua genialidade, nos coloca na pele de Dorian Gray em cada página de seu romance, nos faz questionar sobre nossos próprios valores e até mesmo nossas pequenas escolhas do cotidiano. Até onde a beleza irá nos influenciar? Até onde iremos enxergar apenas a superficialidade das coisas? De que adianta Dorian Gray possuir tamanha beleza e meninice, mas também possuir maldade em seu âmago?
É um livro sensacional, necessário e extremamente corajoso levando em consideração a época em que fora publicado.
Serei eternamente grata à Oscar Wilde pela experiência inesquecível e emocionante que foi ler esta obra.
comentários(0)comente



Mariana113 19/09/2024

Um enredo completamente envolvente, arrebatador e cativante, a escrita de oscar wilde começa a te prender num ensinamento sobre como a tentativa falha de prolongar um evento inevitável arruina a vivência, a dignidade e a alma de quem embarca numa longa jornada na busca pela inalcançável perfeição e juventude eterna. tópico atemporal que nunca deixou de ser de extrema relevância. a corrupção e o apodrecimento da consciência de dorian gray após cometer ao poucos inúmeras atrocidades é algo muito fascinante de presenciar conforme a degeneração do retrato ao longo dos anos. um livro gótico horripilante perfeito para outubro.
comentários(0)comente



Maria Maziero 19/09/2024

Esse livro foi tão ???
Ele foi terrivelmente bom e maravilhosamente ruim ao mesmo tempo. Não sei como explicar. Não entra na minha lista de preferidos, mas com certeza vai entrar na lista de recomendações
comentários(0)comente



5768 encontrados | exibindo 181 a 196
13 | 14 | 15 | 16 | 17 | 18 | 19 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR