O Retrato de Dorian Gray

O Retrato de Dorian Gray Oscar Wilde




Resenhas - O Retrato de Dorian Gray


5768 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Maike 14/11/2024

Mais que um retrato
O retrato de Dorian Gray é uma obra instingante não só pelo seu conteúdo em si, mas também por todo o seu contexto histórico. Li versão revisada de 1891. Porém, as notas de rodapé e textos de apoio, contextualizaram as diferentes versões que a abra teve e o estopim para as diferentes versões existirem.
Basil, Harry e Dorian, mais especialmente os últimos dois, são personagens interessantes. O arco do Dorian é inusitado e nos disperta uma autorreflexão enriquecedora.
comentários(0)comente



Sarah 14/11/2024

Todos temos o céu e o inferno dentro de nós.
Que edição MARAVILHOSA. Trabalho impecável do Nickolas e do Dauster ao trazer uma edição tão didática como essa à vida. Objeto de profundo estudo, não é um livro fácil de ler, mas com certeza muito edificante. Li como uma releitura, e absorvi tudo como se fosse a primeira vez lendo. Super didático ao abordar o esteticismo, homossexualidade e as inspirações de Wilde. Livro pungente e com psicológicos totalmente exemplificados na sociedade atual. Talvez, nessa fase que estou agora, meu livro favorito de todos.
comentários(0)comente



Ana Letícia 13/11/2024

Dorian Gray
Confesso que eu tinha uma visão totalmente diferente dessa história.

No livro, Wilde vai além da exploração do hedonismo, trazendo à tona temas como a corrupção da alma e a influência da sociedade. Através da figura de Dorian, o autor critica uma sociedade obcecada pela beleza e superficialidade, onde a aparência vale mais que a integridade. Dorian, ao seguir a filosofia de Lord Henry, não só busca o prazer, mas também sucumbe à dualidade moral: por fora, ele permanece jovem e impecável, enquanto seu retrato carrega a feiura de seus pecados e sua degradação interna. A obra também questiona o poder da influência alheia, mostrando como Dorian é moldado pela visão cínica e amoral de Henry.

Achei que alguns personagens, como Basil, foram muito pouco desenvolvidos, servindo apenas como suporte aos dilemas morais de Dorian.
comentários(0)comente



Isadora.Pohlmann 13/11/2024

Hedonistic reflections
We are punished for our refusals.

The only way to get rid of a temptation is to yield to it.

To define is to limit.

Sin is the only color-element left in modern life.

Don?t make yourself incomplete.
comentários(0)comente



siang 12/11/2024

Apesar de ser um clássico, o livro possui uma leitura bem leve e descomplicada. É interessante acompanhar como influências externas (ou não) vão moldando o personagem ao longo do livro.
comentários(0)comente



Val 12/11/2024

Dorian gray
Finalizei faz um tempo, vamos ver se vou lembrar tudo que preciso falar sobre esse livro. a obra estava na minha meta de leitura há muito tempo, e graças aos deuses do universo ele entrou na lista de livros desse semestre pra uma cadeira da faculdade, me dando a oportunidade perfeita para ler.
acredito que, por mais antiga que seja, tem muitas discussões sobre essa obra que podemos trazer para a realidade. como nosso círculo social nos influencia, o poder das aparências, e até onde podemos chegar para conseguir o que queremos.
mesmo que dorian visse as consequências dos atos dele de forma muito visual mesmo, isso não teve o resultado que esperávamos. na verdade, é muito mais fácil esconder do que mudar nosso pensamento. isso continua sendo muito real.
outro ponto que me chama atenção, é aqui vou diminuir um pouco a formalidade da escrita (não que tenha sido muito formal), é o tanto que esse livro é gay. meu deus. porém, confesso que queria mais interações entre o dorian e o pintor, eles mereciam uma história de amor de verdade.
algo que me desagradou foi como o dorian tratava as mulheres, que crueldade. claro, tem a influência da época e tal, mas acredito que isso seja uma coisa do autor mesmo.
quanto ao final, não teria como ser melhor. nem sempre as coisas vão ter um final felizinho. o dorian teve o que mereceu. aplaudiria de pé se eu pudesse
comentários(0)comente



maria11580 12/11/2024

Fascinante
O livro é um clássico que explora temas como a juventude, o hedonismo e a decadência moral. A história segue Dorian Gray, um jovem de beleza extraordinária que, influenciado pelo hedonista Lorde Henry Wotton, deseja preservar sua aparência juvenil enquanto seu retrato envelhece em seu lugar. À medida que Dorian mergulha em uma vida de prazeres egoístas e atos cada vez mais cruéis, o retrato se torna uma representação de sua alma corrompida.

Wilde usa o enredo para criticar a superficialidade e a obsessão da sociedade vitoriana com a beleza e o prazer. O livro, com sua escrita espirituosa e personagens complexos, questiona até que ponto o ser humano pode corromper-se sem perder a essência de quem é. É uma obra envolvente e profunda, cuja relevância permanece viva para questões contemporâneas sobre moralidade e vaidade.
comentários(0)comente



Gisleandro Araújo 11/11/2024

Ótimo
Realmente bom como me indicaram, leitura super fluida, personagens bem desonvolvidos e o enredo sensacional. Recomendo.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



indyr 11/11/2024

Notas de rodapé
Minha primeira participação no Clube de Literatura Clássica. Foi uma surpresa muito boa e agora entendo o por quê de ser um clássico!

O livro traz perfeitamente o contexto histórico da época, de forma que a gente entende perfeitamente o que é o movimento esteticista sem nem precisar pesquisar sobre.

Eu não considerei uma leitura fácil, visto que em muitos momentos o autor apela para nossa imaginação fértil. O que de tão ruim Dorian Gray pode ter feito para ter se tornado tão podre? Fica a seu critério. E isso é sensacional, já que as piores coisas do mundo podem ter acontecido e em nenhum momento ele fala sobre. Há quem não goste, mas sinto que há um sabor a mais quando as coisas ficam subentendidas.

Sem contar que nosso querido Oscar é completamente babadeiro kkkkk muitas reviravoltas e muito de si na história. Leiam!!
comentários(0)comente



Levi1120 10/11/2024

Sem duvidas um dos livros já feitos
Sinceramente eu curti a crítica ao elites né britânicas de como eles eram hipócritas, sei lá um livro que não me agradou os olhos não curti tanto sinceramente acho que é desse ano desse ano é o pior livro que eu já li não é horrível mas desde dos que eu li é o pior
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



llovyas 10/11/2024

Surpreendente e incrível.
Se eu visse Dorian Gray na rua, eu perguntaria para ele se ele sempre foi meio lelé das idéias ou foi Henry que o deixou assim.
Achei a leitura simplesmente incrível, e para um clássico não achei tão complicado, acabei até lendo rápido comparado às minhas leituras anteriores.
Ao longo da história mostra que Dorian Gray alcança o que ele desejou: a juventude eterna, mas a que preço? Confesso que em certas partes eu queria também ter um retrato que envelhecesse em meu lugar e eu ficasse jovem para sempre.
De qualquer jeito, leitura indispensável e genial. O final também achei incrível, não consigo imaginar um fim melhor do que este.
comentários(0)comente



Jessgasp 10/11/2024

Complexo e libertador
Além de ser uma história instigante é um reflexo da sociedade e um olhar para dentro de si mesmo. Henry é o livro, por mais que Oscar Wilde não achava que a arte tinha obrigação de ter uma moral, esse livro trás muitas reflexões!!
comentários(0)comente



Isa_bookstagram. 09/11/2024

Fascinante!
Oscar Wilde escreveu esse livro maravilhoso e revolucionário! Uma obra fascinante e cheia de críticas sociais, que com certeza deve ter feito um escândalo na época do lançamento.

Dorian Gray é um jovem bonito e extremamente belo, seu amigo Basil que é um pintor, resolve fazer um retrato de Dorian. Passaram-se meses até o retrato estar pronto e Basil desenvolveu uma fascinação pela beleza de Dorian Gray.

Ao ver o retrato, Dorian sente inveja da beleza de tal pintura, pois ela só mostra que para sempre ficará alterada enquanto Dorian envelhecerá. Ele deseja ficar jovem para sempre enquanto sua pintura envelhece.

É aquilo que dizem: cuidado com o que deseja!

Estranhamente, Dorian não envelhece e vive sua vida nos prazeres da sociedade britânica, fazendo tudo o que tem vontade. Com a juventude eterna ele acha que está livre.

Os anos passam e Dorian fica obcecado com seu retrato ao perceber que o próprio envelhece, enquanto Dorian permanece jovem. Ele aje de um jeito cada vez mais obcecado com ele mesmo.

Até que por fim, em meio a tantos detalhes, o retrato finalmente mostra quem Dorian Gray realmente é.

Oscar Wilde ao escrever esse livro quis mostrar uma sociedade mesquinha e focada na beleza externa e nos prazeres perigosos da época. Um dos personagens mais repugnantes é Lorde Henry que com suas opiniões maléficas consegue dominar o assunto de qualquer sala. Tive pena de Dorian em alguns momentos, mas principalmente pelo fato dele ter um potencial de ser uma pessoa melhor e o desperdiça pensando apenas nele mesmo.

Todas as suas ações levaram Dorian ao final de sua história, e na minha opinião foi mais do que merecido.

Gostei muito da história e do quanto ela me fez refletir na vida e em seus verdadeiros valores.
comentários(0)comente



5768 encontrados | exibindo 16 a 31
2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR