Guilherme Dehon 02/10/2022
Aquela Fortaleza Medonha...
Como nos antecessores, primeiro a "ficção científica" passou longe...
Aquela Fortaleza Medonha é muito mais complexo, minucioso e detalhista...
A estória, gira em torno de uma instituição (misteriosa), que deseja fundar um instituto em um terreno pertencente à uma faculdade de uma cidadezinha no interior da Inglaterra.
O Doutor Ransom, tem a missão de, novamente enfrentar e combater, com a ajuda de seus amigos e os Mestres, as forças malignas que querem dominar o nosso planeta.
A narrativa é ainda mais cadenciada, o que deixa a estória bem arrastada - Lewis esmiúça a vida de cada personagem nos mínimos detalhes, é como se os conhecêssemos a tempos - Se não fosse a quantidade de divagações, o livro teria no máximo umas 250 páginas
A estória demora a engrenar - lá pela página 200 - mas ainda assim, não causa nenhum fresson.
Mas a curiosidade, o jogo de palavras, as referências, especialmente bíblicas, nós faz buscar a próxima página - Lewis segura o leitor com maestria.
Realmente, para quem não tem nenhum conhecimento mínimo da Bíblia, sentirá mais dificuldades de romper as quase 600 páginas desse mini calhamaço (o meu tem exatas 534 páginas e não 624)...
Lewis aborda questões como Falta de princípios éticos e morais, a maldade humana, a força da amizade, o respeito, a fé, as dúvidas, os medos, as consequências das escolhas, arrependimentos, as tentações que estamos sujeitos em nosso dia a dia.
A Trilogia Cósmica, é sem sombra de dúvidas uma obra extremamente criativa, mesmo que não empolgante...
Nos proporciona um viagens extremamente interessantes, impactantes, apesar de morosas e por vezes fatigantes, porém não menos menos brilhante e edificante.
Totalmente recomendável!