Aquela Fortaleza Medonha

Aquela Fortaleza Medonha C. S. Lewis




Resenhas -


56 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3 | 4


Ana Bernhard 17/11/2023

O fim dos tempos visto de perto
Eu já havia me surpreendido com a Trilogia Cósmica, mas este me surpreendeu mais ainda.

Após a leitura dos primeiros dois livros (Além do planeta silencioso e Perelandra) eu esperava que o livro "Aquela fortaleza medonha" traria uma descrição do Apocalipse de maneira cósmica e surpreendente. Imaginei explosões, planetas colapsando, terremotos e asteróides caindo na terra... E para a minha surpresa: o livro começa narrando reuniões de colegiado, conversas em casa e no ponto mais alto o início de um grupo científico um pouco suspeito.

O livro demora para desenvolver, pois se atém de forma bem devagar ao desenvolvimento pessoal dos personagens. Não são super heróis ou pessoas prodígio: são homens e mulheres extremamente comuns. E isso é talvez o mais incrível da história.

A princípio comecei me decepcionando um pouco com a leitura, ela ficou massiva e até cheguei a deixar o livro de lado. Em seguida o livro se tornou bem diferente do que imaginava, sendo este um livro mais de Fantasia do que de Ficção Científica (como os outros).

Porém, este espaço do meu coração que ficou decepcionado, abriu espaço pra que fosse surpreendida com o andamento do livro. Ele mostra o principio do fim dos tempos de forma pessoal, o que nos faz pensar que este apocalipse pode já estar acontecendo do lado das nossas casas.

Pessoas comuns que tem suas vidas mudadas por decisões políticas decididas por pessoas muito acima em autoridade, pesquisas científicas tenebrosas sendo desenvolvidas na surdina e relatadas no canto menos aparente de um jornal... A história se desenvolve devagar pois na vida real ela também é devagar.

E por fim, sem dar spoilers, o fim dos personagens no núcleo da história é impactante. As cenas que até então eram hilárias ou curiosas, se tornam bruscamente uma cena de terror. Elas nos lembram subitamente que o tema do livro é o fim do nosso mundo, e que ele jaz no maligno. Não podemos esperar que a sociedade melhore, apenas nos esforçar para não piorar junto com ela.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Alu_dr 25/06/2023

Bem diferente do que os dois primeiros volumes. Aborda outras questões, que não a espacial. Demora um pouco para se tornar irresistível (agende firme os dois primeiros capítulos!) mas depois, é um daqueles livros que vc não quer parar de ler. Personagens bem trabalhados, e com características específicas e cativantes, tanto mocinhos, como bandidos. Fecha a trilogia com chave de outro!
comentários(0)comente



Jose 24/05/2023

Uma força é combatida pelo ransom e seus poucos amigos, ele combate até o fim os problemas que nós si apresentam na vida, aquela força malinha que é mas não percebemos.
comentários(0)comente



Roberth 14/05/2023

Conto de fadas raiz, eucatástrofe atemporal...
O peso, os tons sombrios, a beleza atemporal, o poder de mundos inteiros... Lewis revela neste volume final da trilogia o quanto bebeu sim da fonte de George MacDonald. Conto de fadas raiz envolvido em ares de modernidade.

Os reflexos do bem e do mal, em seus ápices, resultaram em cenas marcantes demais! Tanto na crueza e crueldade, quanto na beleza e majestade, Lewis se superou aqui!

E, claro, todo o contexto dos livros anteriores, retomado (e ampliado) tal como foi feito, revela uma maestria ímpar.

Os personagens e suas nuances trouxeram um brilho a mais à trama! O enredo e a ambiência me pegaram de jeito! Uma trilogia digna de releitura de tempos em tempos!
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Paulo1758 01/04/2023

Lindamente ordinário
Dos livros que já li de C. S. Lewis, esse é um dos mais intrigantes, porque, sendo uma ficção científica, também é uma reflexão filosófica, também é um tratado conjugal, também é uma literatura fantasiosa e consegue ser tão ordinariamente comum.

Uma batalha entre o bem o mal será travada.
As forças inimigas estão se movendo e articulando seu plano a todo vapor, o que o bem poderá de fazer para impedir?

Ironicamente, essa pergunta é a chave que move o livro.

Alguém pode dizer: Isso é óbvio!

Sim, mas a forma como essa pergunta é respondida não é obivia em nada.

Esse livro me surpreendeu por isso, quando parecia que seria necessário um embate de vida ou morte, o corriqueiro e inesperado conduzia a situação.

Talvez, a melhor definição para esse livro seja: Nada mais extraordinário que o ordinário.
comentários(0)comente



Ju Nancy 17/02/2023

Bom
Em geral gostei da trilogia, não é uma história fácil de se ler, mas é bem interessante. Em alguns diálogos fiquei um pouco perdida, porém os personagens foram bem marcantes.
comentários(0)comente



Leo 08/02/2023

A escrita de C. S. Lewis é perfeita. Por mais que essa história me cause estranheza, não há como negar que existe toda uma poesia na conclusão dessa trilogia.
O que mais me chamou a atenção foi o cenário político dessa obra. Como é possível traçar tantos paralelos com a vida real que, por muitas vezes, é completamente manipulada por um corpo docente, líderes implacáveis e uma mídia totalmente leviana. Por mais exótica que seja, a história me confrontou e deixou claro que era melhor viver lá do que aqui.
Que Merlin!
comentários(0)comente



Nanda 22/12/2022

esperava mais
olha, eu particularmente esperava mais desta trilogia, mas o fim me decepcionou um pouco. mas eu amo tanto lewis que aceito kkkk
comentários(0)comente



its.ellen 15/12/2022

Ainda não tô acreditando que terminei... ?
Gente, o que dizer desse livro?
Simplesmente incrível... E esse final? Me fez chorar, senti um misto de emoções. Tristeza por estar terminando uma trilogia que tanto me marcou e felicidade pela história por ter tido um final tão lindo.
A ressaca literária já tá vindo, eu tô sentindo.

Sobre as personagens, eu só queria dizer que é perceptível a mudança de pensamento de Mark, e quando ele passa a amar verdadeiramente Jane, e é lindo ver isso. Lewis foi cirúrgico em casa palavra desse livro gente...

Eu tô em êxtase depois de terminar. Amei cada leitura, cada momento. Sem dúvidas, esse livro me marcou, da mesma forma que os dois anteriores fizeram, porém de formas diferentes ?

Muito obrigada, Lewis, por ter escrito essa obra de arte ?
comentários(0)comente



Josue.Sousa 03/12/2022

Bom, vamos lá...
Antes de tudo, quero dizer que acabei me perdendo um pouco no livro. Dessa forma minha análise pode estar um tanto contaminada por superficialidade.
Dito isso, considero um bom livro, cheio de referências bíblicas e de outros autores, o que é característico de Lewis.

O adendo é que ele tem uma pegada diferente dos dois livros que o antecedem. O primeiro livro se passa em Malacrandra, o segundo em Perelandra, e este em Thulcandra. Por isso a "pegada diferente", visto que nos outros dois temos seres desconhecidos e um novo mundo prestes a ser descoberto por Ransom e pelo leitor. Já em Thulcandra (Terra), em suma, não há nada de novo.

Para aqueles que se apegaram as benécias de um novo mundo repleto seres incríveis, pode ser não muito agradável, penso eu.

Por fim, deixo as palavras de Lewis como alerta.
"Chamei este livro de contos de fadas na esperança de que os que não gostam de fantasia não sejam enganados pelos primeiros dois capítulos e continuem a ler, para depois reclamar decepcionados..."
comentários(0)comente



Guilherme Dehon 02/10/2022

Aquela Fortaleza Medonha...
Como nos antecessores, primeiro a "ficção científica" passou longe...

Aquela Fortaleza Medonha é muito mais complexo, minucioso e detalhista...

A estória, gira em torno de uma instituição (misteriosa), que deseja fundar um instituto em um terreno pertencente à uma faculdade de uma cidadezinha no interior da Inglaterra.

O Doutor Ransom, tem a missão de, novamente enfrentar e combater, com a ajuda de seus amigos e os Mestres, as forças malignas que querem dominar o nosso planeta.

A narrativa é ainda mais cadenciada, o que deixa a estória bem arrastada - Lewis esmiúça a vida de cada personagem nos mínimos detalhes, é como se os conhecêssemos a tempos - Se não fosse a quantidade de divagações, o livro teria no máximo umas 250 páginas


A estória demora a engrenar - lá pela página 200 - mas ainda assim, não causa nenhum fresson.

Mas a curiosidade, o jogo de palavras, as referências, especialmente bíblicas, nós faz buscar a próxima página - Lewis segura o leitor com maestria.

Realmente, para quem não tem nenhum conhecimento mínimo da Bíblia, sentirá mais dificuldades de romper as quase 600 páginas desse mini calhamaço (o meu tem exatas 534 páginas e não 624)...

Lewis aborda questões como Falta de princípios éticos e morais, a maldade humana, a força da amizade, o respeito, a fé, as dúvidas, os medos, as consequências das escolhas, arrependimentos, as tentações que estamos sujeitos em nosso dia a dia.

A Trilogia Cósmica, é sem sombra de dúvidas uma obra extremamente criativa, mesmo que não empolgante...

Nos proporciona um viagens extremamente interessantes, impactantes, apesar de morosas e por vezes fatigantes, porém não menos menos brilhante e edificante.

Totalmente recomendável!
comentários(0)comente



Kelly 06/09/2022

Início da leitura meio difícil de acompanhar, mas chegando no meio a história se desenrola e é muito bom. Final deixa em aberto para entendimento do leitor, o que cria um suspense gostoso.
comentários(0)comente



Quacs 07/08/2022

eu não queria me despedir dessa trilogia tão maravilhosa e encantadora.
às vezes, pensamos que nossas atitudes não fazem diferença e aqui percebemos o quanto o simples é surpreendentemente poderoso.
comentários(0)comente



56 encontrados | exibindo 16 a 31
1 | 2 | 3 | 4


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR