Nilsonln 27/10/2024
Sensação de pegar o trem andando
Sei que muitas pessoas amam a autora e seus livros, o que respeito e tentei entender, mas não consegui sentir o mesmo deslumbramento com a leitura de "Sem saída".
Não achei a leitura terrível, curti alguns momentos, principalmente as partes iniciais, os fhashbacks e as partes finais.
Achei interessante a premissa, alguns dos plots e partes da trama.
Porém, tive alguns problemas com a leitura do livro, que tem relação ao seu desenvolvimento e ao estilo narrativo.
Realmente não consegui gostar da dinâmica da narrativa, que achei muito confusa, misturada, burocrática e rasa, parecendo jogada de qualquer maneira.
A pretensa complexidade da história, excesso de personagens e as constantes mudanças de cenas me deixaram bem confuso e desconectado em muitos momentos.
Ajudaria se o livro tivesse a tradicional divisão por capítulos, penso que facilitaria o raciocínio para o leitor e deixaria a leitura mais organizada, dinâmica e imersiva.
Também não me agradaram as várias alusões a fatos e personagens relacionados aos dois primeiros livros, inclusive havendo spoilleres. Faltou tato e sensibilidade por parte da autora.
A investigação achei meio estranha, rasa e incompetente, parecendo um monte de gente atirando para todos os lados para ver se acertava em algo plausível. E ética? Não, esses investigadores parece que não se importam com ela. Nem vou comentar as problemáticas criadas pela autora, no mínimo questionáveis em alguns casos.
Na minha opinião, a autora perdeu a mão na inserção demasiada de mídias, documentos, entrevistas e telefonemas. Nada contra o recurso, muitos autores o utilizam, o segredo está no equilíbrio, o que, na minha opinião, faltou neste livro.
Às vezes menos é mais, certo?
Somente pela leitura de "Sem saída" não consegui me importar com nenhum dos personagens, mesmo porquê a autora deve ter escrito o terceiro livro esperando que todos tivessem lido os anteriores. Não foi o meu caso, aí me senti perdido na poeira.
Não descarto a possibilidade de ler os dois primeiros livros, o que poderia me fazer entender melhor a dinâmica dos personagens, suas histórias de vida e a relação entre eles. Mas, considerando o que me desagradou em "Sem saída", talvez eu prefira não insistir na autora.
Minha avaliação: Curti ?
Mídia de leitura: E-book Skeelo