Edna 22/04/2019
O filho predileto
Essas, com suas perplexidades e incoerências, eram as areias movediças da minha mente."
David Copperfield "Esta narrativa é o registro de minhas Memórias" pag.1156
É um romance de formação, desde o seu nascimento naquela sexta-feira à meia noite em Blundestone, Reino Unido, ouviu-se o choro simultaneamente com as badaladas do relógio, chegou órfão seu pai os tinha deixado à seis meses.
David vai narrando todos os detalhes com muito sofrimento mas com uma enorme profundidade e despertando no leitor a sensação de viver a história com ele.
"Quero dizer apenas que, tudo o que tentei na vida, tentei com todo o coração.."
Ele vai crescendo fisicamente e tirando de cada etapa, de cada sofrimento, a força e o Leitor viverá trechos de sua vida tão intensos que muitas dessas páginas você não conseguirá fazer pausa até que se estabeleça uma trégua.
"sse tempo todo, eu estava tão consciente....irremediavelmente abandonado. ..se ñ fosse pelos velhos livros....É eu era fiéis a eles, como eles a mim"
Sua Babá, Peggoty é seu porto seguro, sua amiga desde os primeiros anos felizes até surgir padrasto Sr Murdstone o carrasco, junto vom Jane a megera irmã, responsáveis pelas primeiras e turbulentas provações.
O Colégio interno que era mais uma instituição correcional para onde fora enviado pelo Padrasto.
A fábrica para trabalhos pesados, enviado logo após perder a mãe Clara.
A fuga, o trajeto e o socorro encontrado na intrigante personagem da Tia Betsey Trotwood que vai juntamente com Sr Dick, o Doutor, Micawber e a família, personagens tao cativantes que terá um papel importante durante todo o livro.
O reencontro com amigos do colégio; Traddles e seu amor pelo amigo e em tudo o que fazia , Sterfhort o arrogante, Emilly e O Sr Peggot, Martha, Ham, e o terrível Hepp sempre tem vilões na vida real tb.
Agnes e o seu pai Wickfield, Dora, uma trajetória incrível que te cativa e te faz voltar à história para uma releitura e com certeza várias vezes visitará os trechos maravilhosos.
Um aprendizado repleto de sofrimento mas muita determinação
Um livro para toda vida! Cheio do que Dickens Ama - Críticas sociais
#DavidCopperfield #CharlesDikens