David Copperfield

David Copperfield Charles Dickens




Resenhas -


35 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Maria Elisa 09/05/2024

A vida de David ou Charles?
Depois de mais de um ano, eu finalizei essa incrível leitura!

Acompanhar a vida do David, suas vivências, seus amores, desamores, dificuldades e amizades foi um prazer imenso. A primeira parte do livro me encantou desde o começo...acompanhar a sua infância, a vida de sua mãe, de sua ama e a tristeza que os acometeu com a chegada dos dois irmãos foi uma mistura de sentimentos, os quais presenciei durante o percorrer de todo o livro. Na segunda parte da história eu confesso que foi difícil demais pra mim a leitura, pois nada acontecia demais, pra mim, foi uma parte mais pacata do livro e, talvez até por isso, eu tenha me arrastado tanto na leitura. Mas, o final...foi uma maravilha! David se encontrou na profissão, no amor, cresceu, amaduresceu, viveu...vi o fechamento de várias questões deixadas em aberto no decorrer da história, vi outros personagens tendo um final feliz, outros nem tanto...em outras palavras, foi um fechamento perfeito para uma história tão cativante, tão bem escrita e tão afetiva.

O livro possui algumas questões que me incomodaram, mas que considerando o período histórico do autor é compreensível que tenham aparecido (mas não aceitável), mas de forma geral é uma leitura que eu recomendo muito e foi um prazer imenso ter essa vivência de acompanhar a vida inteira de um personagem. Obrigada Charles Dickens por compartilhar esse livro conosco (que muitos acreditam ser uma autobiografia)!
comentários(0)comente



Rafael Vinícios 16/04/2024

Resenha de David Coperfield
Leitura lenta e de narrativa que achei demorada, principalmente porque demorei a me engatar na história e ser capaz de terminar de ler. Foi só a partir da metade do livro que me prendi mais e que comecei a ter um interesse maior pelo que aconteceria.

Achei o roteiro de certa forma previsível e pude facilmente imaginar para onde a história caminharia e até mesmo consegui adivinhar qual seria o final. Não acredito que isso seja um defeito ou que represente uma característica de um livro ruim. Não, pelo contrário acredito que esses detalhes tornam a leitura até interessante.

Meu maior problema com esse clássico foi por considerar a leitura lenta e maçante, na qual nada se desenvolvia de forma rápida. Imagine ler algo o qual você já imagina o que vai acontecer e estar lendo o narrador discorrer por páginas e mais páginas sobre a nobreza de sentimentos de um ente querido? Meio cansativo.

Apesar disso considero que valeu a pena a leitura e recomendo. Risos.
comentários(0)comente



Odaiza A. 11/10/2023

O melhor livro que li na vida ? (até agora)
A história me faz me aproximar de David em casa fase de sua vida, cada personagem com uma característica marcante. O modo como David falava das sua angústias, dores, alegria, amores me encantou... E se aprofundou durante a maturidade dele.
Simplesmente perfeito! Espero um dia reler!
comentários(0)comente



Graziele.Iris 24/08/2023

Calhamaço
Nunca tinha pensado em ler um livro tão gigante. Comecei a leitura conjunta com a booktuber Isabella e amei demais essa leitura. Valeu Isa!
comentários(0)comente



francelps 11/05/2023

Eu adoro livros que são romance de formação, adoro acompanhar os personagens... da pra entender claramente porque esse livro é um clássico, mas não foi um dos meus favoritos... perdi bastante o interesse em alguns momentos, alguns personagens pra mim foram esquecíveis... mas vale a pena a leitura
comentários(0)comente



Gabriela - @livrosdegab 17/05/2022

Mais um calhamaço concluído no nosso grupo de calhamaços (mas que não lê só calhamaços).
.
“Neste romance de formação, em muito inspirado na vida de seu autor, acompanhamos o amadurecimento e a tumultuosa jornada de David, um menino nascido à meia-noite de uma sexta-feira — o que, segundo a superstição, o condenaria a ser infeliz. Em uma narrativa repleta de tensão, encontramos não apenas personagens memoráveis, mas também um retrato contundente da realidade social da época.” (Trecho da sinopse da edição Nova Fronteira, disponível no Kindle Unlimited)
.
David Copperfield foi meu primeiro livro de Dickens e fez jus à unanimidade de comentários sobre a escrita primorosa do autor.
A escrita é muito fluida e os personagens são muito bem elaborados, despertando sentimentos diversos ao longo das suas 900 páginas.
.
Como nem tudo foram flores nessa leitura, convém salientar que, apesar de bem novelesca, não foi uma experiência tão emocionante quanto eu esperava.
David ganhou a posição de personagem “bananinha” (o título de bananão ainda é de Marius, de Os Miseráveis) e me fez passar raiva com sua passividade na vida adulta.
.
Ler um calhamaço clássico e em grupo sempre vale a pena pra mim, mesmo com os pontos negativos. Consigo notar minha evolução como leitora tanto na leitura quanto nas discussões a cada semana no grupo. Inclusive, obrigada a todos que me acompanharam nesses 2 meses.
comentários(0)comente



Amanda Bruna 31/12/2021

Como Dickens é incrível
Que escrita maravilhosa, um livro grandioso. Tinha lido apenas um Conto de Natal do Dickens, e foi uma grata surpresa ler esse livro. Eu me pergunto porque demorei tanto para começar...
comentários(0)comente



16/09/2021

Finally ?
Eu estava a quase um ano fazendo a leitura de David Copperfield isso por que realizei outras leituras concomitante. Mas é um romance de formação muito bem escrito e com os personagens muito bem desenvolvidos, recomendo demais a leitura e uso essa descrição do Jerome H. Buckley. Que muito bem define esse livro. ?

"O livro tem amplitude, variedade de incidentes dramáticos, comédia, pathos, sátira e sentimento; apresenta mais de cinquenta personagens delineados com clareza; desenvolve uma trama de suspense com prazer narrativo; e revela em quase todos os episódios grande fertilidade de observação e invenção e o domínio magistral de um estilo firme e eloquente." Jerome H. Buckley.
comentários(0)comente



Bruna Peixoto 27/03/2021

É um dos melhores livros que eu já li! Um primor! Super recomendo a leitura. Você irá se deslumbrar do início ao fim!
comentários(0)comente



Patricia.Koch 12/03/2021

Edição belíssima!!!
Narrativas longas tem o poder de me envolver profundamente. Os personagens passam a fazer parte do meu dia a dia e começam a surgir na minha mente nos momentos mais improváveis: lavando a louça, na fila do super mercado, dando banho nos filhos...passo o dia lembrando deles. Com esse livro não foi diferente. Foram dois meses na companhia de David, Peggotty, Betsey Trotwood, Inês, Mr. Dick, Uriah Heep...e outros tantos (+ de 50!).

David Copperfield é um livro de memórias. Memórias de um menino-adulto abandonado que olha para seu passado e revive todo o enredo de sua vida. Ele vai recuperando vivências, lugares, pessoas e nos apresentando sob a sua perspectiva. Narrado em primeira pessoa, ele deixa transparecer todo amor, carinho e nostalgia que ele tem pela sua trajetória e, algumas vezes, até um certo pesar pelo o que poderia ter sido diferente.

Ainda que haja alguns trechos mais áridos em que o leitor possa se sentir entediado, isso não tira o brilho desse lindo e fascinante retrospecto. Afinal, qual vida é de total exuberância, sem momentos desérticos e sem graça?

Com uma escrita poética, leve, engraçada, Dickens coloca em prática a fórmula que usava em seus livros: “faça os rir, faça os chorar, faça os esperar”! Sim, eu me diverti em algumas passagens, fiquei com nó na garganta em outras e esperei - bastante 😅 - (o livro, nessa edição, tem quase 1000 páginas!).

Recomendo vivamente a leitura dessa obra, tida como um dos grandes romances de formação da história da literatura, além de ser o livro preferido do próprio autor e também de Tolstói e James Joice.


site: https://www.instagram.com/eterna__leitora__/
comentários(0)comente



@Matcholo 07/03/2021

Mais de oitocentas páginas depois aqui estamos finalizando mais esse clássico da literatura. Gostei bastante do livro, principalmente estética de como ele é escrito, bem divido entre início, meio e fim, sem dúvidas isso foi o que me chamou mais atenção. Sobre a história, achei os personagens um pouco monótonos embora você se apegue e torça pelos mocinhos. A escrita do autor é impecável e vale muito a pena conhecer.
comentários(0)comente



Milena.Zeni 02/03/2021

Inesquecível
Ouvi o audio book no Alexa e amei a experiência. Meu trabalho é distante então desde o começo do ano na ida e na volta escutei essa história maravilhosa, com personagens tão humanos e doces. Um livro que te faz chorar, rir e refletir sobre os costumes de uma época. É simplesmente incrível.
comentários(0)comente



Ana Roque 19/02/2021

Um novelão incrível
Esse é um dos grandes romances da literatura, basicamente biográfico , que conta a história desde o nascimento até o amadurecimento de David Copperfield. Inclusive o primeiro capítulo se chama "Nasci".

"Se fui o herói da minha própria história ou se a outros deve caber este título, eis o que mostrarão estás páginas. Para começar pelo início da minha vida, direi que nasci (pelo menos assim que me informaram e eu acredito) numa sexta-feira, à meia-noite. Digno de nota foi o fato de o relógio principiar a bater e eu começo a gritar exatamente no mesmo momento"

Existe uma superstição de que quando uma criança nasceu à meia-noite de uma sexta-feira isso o condenaria a ser infeliz. Desse ponto de partida nós começamos a construção da história do David Copperfield, este livro é também um retratado muito bom da realidade social da época o que deixa a leitura ainda mais interessa.
É um calhamaço e por isso acaba tendo umas partes mais lentas, apesar disso a escrita é muito gostosa e influi bem. Estou muito feliz de ter realizado essa leitura.
comentários(0)comente



Fran Piva 30/01/2021

Foi bom conviver com David neste mês...
Essa é a história de vida de David, desde seu nascimento até a o final feliz que ele escolheu... Contado por ele, dizem ser essa história uma biografia de Dickens. Cheio de detalhes, vc se apaixona por Dickens e por todos os amigos e pessoas amados que ele conquista e faz a vida dele ter sentido... Já tô c saudades da minha novela diária!
comentários(0)comente



Tiago Fachiano 23/01/2021

Mrs Trotwood
David Cooperfield é a obra prima de Charles Dickens. Simplesmente genial esse livro. Com uma escrita amorosa, romântica, divertida, irônica e com muitos detalhes faz sua mente viajar em uma história de um rapaz que superou todos os obstáculos da vida.

Esse livro sempre estará no meu coração.
comentários(0)comente



35 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR