Maysa 01/09/2022FofoEu gostei bastante da leitura, pois amo ler livros que me sinto representada e com esse me senti assim.
O protagonista está no espectro do autismo, assim como eu, e além disso, ele também é apaixonado por literatura e busca conhecimentos nos livros já que tem dificuldades nas interações sociais. E também ele ama clássicos, o que descobri um tempo atrás que eu também amo e se tornaram meus preferidos.
Eu gostei muito do protagonista, os sentimentos descritos realmente são de pessoas estão no espectro, até separei alguns quotes sobre isso que irei deixar a baixo.
Sobre o casal, eu achei o desenvolvimento muito bom, e o casal é extremamente fofo e deixa o leitor uma sensação muito boa, o famoso "coração quentinho".
A relação do protagonista com a família e amigos, especialmente a mãe, achei um tanto abusiva o que, infelizmente, é comum para nós autistas. O amor muitas vezes sufoca e faz mais mal em algumas situações do que bem. A mãe dele é manipuladora, faz de tudo para realizar algo que ela ACHA que o filho precisa, manipulando todos a sua volta e i terceiro do na vida do filho. Eu não gostei dela.
Mas no geral eu gostei muito do livro e recomendo a leitura.
"Porque ele se esforça muito para entender às pessoas, mas a maioria delas não faz o mínimo esforço para entendê-lo."
"Eu pensei que os Autistas não falassem. Que só ficassem montando quebra-cabeças e essas coisas. ? Essa é uma ideia equivocada. Existem níveis de autismo e cada pessoa é afetada de uma maneira. De qualquer forma, a Síndrome de Asperger é diferente. Os indivíduos com SA não costumam ter problemas cognitivos, o que significa que o nível de inteligência é normal ou acima da média, que é o meu caso."
"Às vezes penso que é quase impossível ter Síndrome de Asperger e poder relaxar. Eu sempre estou pensando. Estou sempre hiper consciente de todas as minhas ações. Sempre há algo que me preocupa."
"Não sabe o que é viver em um mundo no qual sente que não pertence."
"uma pessoa com Síndrome de Asperger muitas vezes se sente como um ser humano que vai de visita a outro planeta; mesmo que ele aprenda o idioma e observe o comportamento dos habitantes do lugar, sempre será óbvio que não nasceu lá."
"Gostava de ficar em casa. Não havia nada de errado nisso. Tudo era confuso demais do lado de fora e ele preferia não ter que lidar com toda a confusão."
"Ser Autista me confere uma forma de ver o mundo que é diferente da maioria das pessoas e isso, sem dúvida, faz diferença."