Berto 18/01/2023
Até mais, caro bruxo...
Me sinto na obrigação de escrever essa resenha divido ao quanto essa obra me trouxe prazer e satisfação durante a leitura.
Particularmente, considero The Witcher uma obra perfeita para aqueles que buscam Enredo, Emoção, Violência e Diversão, de modo descontraído e de leitura razoávelmenfe fácil.
Os livros, como um todo, são ricos em poesias, citações, canções e enredos bem construídos gerando uma leitura continua e coesa durante toda a obra.
O autor não poupa tempo ou detalhes para o enriquecimento da história, isso em todos os aspectos possíveis. As mortes são brutais e detalhadas, os momentos íntimos são precisamente colocados e realmente exercem influência na história, a política, geografia e sociologia são excepcionais para a contrução rica do enredo.
Se você é um leitor frágil, não garanto que se interessará pelos livros. A coletânea é rica em cenas fortes, como est*pros, assassinatos brutais, xenofobia relativa às diversas raças do universo de The Witcher e muito mais. Mas, em momento algum, tais cenas são desnecessárias ou desrespeitosas. Todas são essenciais na construção do ambiente, contexto e desenvolvimento da obra.
Acredito que o autor, de modo impressionante, masterizou a arte de construir apego aos personagens. Desde os principais até aqueles mais banais e com poucas aparições, cada um deles possui uma personalidade memorável e singular, gerando vínculo e apego do leitor com cada um deles, enriquecendo ainda mais sentimentos como angústia, medo, tristeza e felicidade. Partilhar tais sentimentos com os personagens é, sem dúvida, uma das características que melhor define o livro.
Momentos em que um mesmo acontecimento impacta três personagens de modos distintos não são raros na obra, deixando o leitor dividido entre emoções e inerte na história, muitas vezes até tomando lado em tais conflitos.
Em geral, recomendo o livro para todos os públicos que busquem uma leitura intensa, sentimental e emotiva, rica em detalhes e referências e capaz de prender sua atenção do início ao fim da obra.
Escrevo isso após acabar todos os livros e, por fim, ler este. De toda obra, Tempo de Tempestade é o mais disperso. Tal livro trata as aventuras de Geralt de modo desconstruído e despreocupado, sendo mais uma leitura para matar a saudade dos personagens do que qualquer outra coisa.
De todo modo, recomendo a leitura. Não a defino como essencial, nem digo que todos leitores da obra original dividirão interesse por ela mas, de qualquer modo, é interessante se deixar levar pelas aventuras banais do bruxo sem se preocupar com toda uma trama complexa por trás.
Enfim, recomendo muito a leitura de tais obras.
Em relação às obras principais, dou a nota de 4.8/5. Acredito que seja quase impecável, tendo poucos momento chatos, embora necessários, durante seu desenvolvimento.
Já para este livro em específico, creio que mereça 4/5. Como citado antes, a leitura é engraçada e boa para matar a saudade dos personagens, mas não possui uma história, de fato, complexa ou similar às dos livros originais.
De todo modo, acabei me entendendo excessivamente nessa resenha, então vou finaliza-la com os meus mais sinceros agradecimentos ao autor e a toda comunidade de leitores aqui presentes. Aproveitei cada segundo da obra e, com certeza, me lembrarei dela por um bom tempo.