A Abadia de Northanger

A Abadia de Northanger Jane Austen




Resenhas - A Abadia De Northanger


1289 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Vitoria Ondina 17/11/2024

Não render-se a normalidade, insistir na fantasia
Provavelmente o livro mais bem-humorado da Jane Austen. Com uma narrativa simples e realista, a autora consegue nos cativar com seu sarcasmo e ousadia na narração, críticas e até mesmo opiniões.
Catherine deve ser a sua protagonista mais fácil de se identificar, mesmo que seja muitas vezes ingênua de forma caricata, logo de início a descrição da personagem me fez gargalhar e, ao mesmo tempo, me enxergar nela:

"... e sua mente, tão ignorante e desinformada quanto costumam ser as mentes femininas aos dezessete anos" (p.38).

A história lenta nos permite sentir a mesma frustração da protagonista por quão pacata pode ser a realidade, pois assim como ela, nos refugiamos no romance a fim de algo eletrizante. Jane nos dá esses momentos por meio da imaginação fértil de Catherine, para logo lidarmos com a consequência de esperar pelo fantástico no banal; frustração, embaraço e a vontade imatura de tentar de novo.
Adoraria ver uma adaptação para o cinema que também parodiasse os gêneros de forma visual, seria divertidíssimo. E destaco por último que esse livro consegue conter, com leveza, muitas das críticas sociais que a autora geralmente traz, enquanto também expressa seu amor pela literatura.

"... é como se a narrativa implicitamente nos dissesse que, embora aquele não seja um enredo gótico, também é habitado por seres "monstruosos" e "horrendos". O "gótico" não se encontra tão distante da suposta vida comum."
comentários(0)comente



Johanna Schulte 13/11/2024

Leve e Divertido
Um ótimo livro pra quem quer começar a ler clássicos. É uma daquelas obras em que nada extraordinário acontece e nós, como leitores, somos apenas expectadores das trapalhadas de uma jovem enquanto ela navega pela vida, mas isso não quer dizer que seja entediante, muito pelo contrario, a narrativa de Jane Austen é extremamente cativante e entretém de forma leve e descontraída.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Fernanda.Caputo 11/11/2024

Uma paródia divertida da literatura gótica
"A pessoa, seja homem ou mulher, que não sente prazer ao ler um bom romance há de ser de uma estupidez intolerável".

"A Abadia de Northanger" foi, sem dúvida, o livro mais divertido de Jane Austen que tive o prazer de ler até agora. A autora, que é famosa pela aguda observação da sociedade e suas relações, aqui faz uma verdadeira paródia da literatura gótica, ao mesmo tempo que brinca com as expectativas de heroínas dessas histórias - como a ideia de encontrar esposas encarceradas em torres sombrias de abadias antigas e misteriosas.

Catherine Morland, é uma jovem de 17 anos, residente no interior da Inglaterra, cuja vida social é limitada à sua família em um casal vizinho. Sua principal ocupação é a leitura de romances góticos, cujas tramas fantásticas e cheias de mistério alimentam sua imaginação.

Quando ela finalmente tem a chance de sair de sua vida tranquila e viajar para a cidade de Bath, o que se segue é um choque entre ingenuidade e realidade.

O enredo se divide em dois momentos centrais: o primeiro, em Bath, onde Catherine faz amizade com Isabella Thorpe, encanta-se por Henry Tilney e entra em contato com o mundo social, suas complexidades e interesses; o segundo, na misteriosa Abadia de Northanger, onde, guiada pela amizade com Eleanor Tilney, ela imagina que encontrará uma série de aventuras no estilo dos romances góticos que tanto adora. O que ela acaba descobrindo, porém, é bem diferente ? e, ao longo dessa jornada, Catherine vai amadurecendo e aprendendo com suas próprias percepções e equívocos.

Apesar de, à primeira vista, o desenvolvimento da relação entre Catherine e o Sr. Tilney parecer o foco do romance, na verdade, Austen nos oferece algo ainda mais fascinante: o processo de autoconhecimento da protagonista. A jovem começa a perceber, por meio de suas experiências e da orientação indireta de Henry, que as fantasias literárias não correspondem à complexidade da vida real.

O texto de apoio presente na introdução desta edição da Penguin foi um excelente complemento para a leitura, enriquecendo a compreensão do contexto histórico e das nuances da obra.

Em "A Abadia de Northanger" ao misturar humor, crítica social e uma boa dose de ironia, Jane Austen consegue, mais uma vez, nos conquistar.

Não há como não se apaixonar por Jane Austen.
comentários(0)comente



BioStorm 10/11/2024

A abadia de Northanger
Eu não esperava nada desse livro quando comecei além de descobrir mais uma história de Jane Austen até então desconhecida por mim. A narrativa nesse livro foi uma surpresa tão boa! Ela compensa completamente a protagonista tonta e inocente além da conta, ajudando que não seja uma história chata mesmo que muito simples e previsível. Eu francamente adorei o tom sarcástico e brincalhão, me fez querer mais livros narrados dessa forma. Acabou que devorei o livro em dois dias e virou minha segunda história preferida de Jane Austen.
comentários(0)comente



Séh 09/11/2024

Divertido
Uma leitura divertida e leve. Dá pra perceber a escritora que ela vai ser tornar nesse romance inicial. É uma narrativa mais simplista com uma rápida resolução ao final mas bem deliciosa de se ler. Particularmente gosto da postura da protagonista em diversos diálogos.
comentários(0)comente



Sammyy 05/11/2024

Expectativa não atendida
Iniciei este livro com grande expectativa, já li alguns livros da escritora e gosto da escrita dela. O livro não é ruim, mas para o meu gosto não agradou. Ele inicia muito bem falando sobre a ida de Catharine para Bath e cria expectativas do que acontecerá lá. Depois, a ida dela para a Abadia. Esta última foi a parte mais enfadonha para mim, descrição de detalhes não muito relevantes para a história. Não simpatizei com muitos personagens, os únicos que tinham profundidade em caráter eram os protagonistas (Catarine e Henry), os demais eram chatos em modos e pensamentos. Eu esperava um final mais impactante e um romance entre o casal mais emocionante. Levando em consideração que este é o primeiro livro da escritora, acho que é um livro "ok". Mas, se for comparar com as obras mais conhecidas dela, é bem fraco.
comentários(0)comente



Barbar@ 01/11/2024

Mais um pra conta dos lidos da Jane. Uma história leve, curta e simples sobre o amadurecimento e a chegada do amor de Catherine. Ela viaja de férias no verão inglês para temporadas de socialização, caça a maridos e conhecimento de mundo e pessoas, ao qual não fazia parte.

A disputa de interesse romântico, classe social e financeiro moldam os comportamentos dos personagens. O romance de Cathy e Henry foi embalado por isso e quase não deu certo. Senti falta de entender o lado do Henry, que apesar de ser um homem bom ele não expressou amor por ela diretamente e ao ler o final da a sensação de querer um capítulo só sobre a versão dele de tudo.

Eu gostei apesar de alguns detalhes.
comentários(0)comente



Escr 01/11/2024

Deferente
Achei diferente a forma como foi feito esse livro, mas perceber a escritora em palavras é muito bom.
Divertido e cativante.
Recomendo sim, para quem compreende e gosta da Jane
comentários(0)comente



JAlia153 28/10/2024

Livro leve e fácil de ler, o segundo que leio da Jane Austen. Ele é esperto, divertido e muito interessante, apesar da história ter sido bemmm diferente do que eu esperava.

Gostei dos personagens e de como eles conseguem refletir situações e traços de personalidade dos dias atuais. Amei a Catherine, ela é uma fofa que vive no próprio mundo, imaginativa e inocente demais em certos momentos, a personalidade dela foi o que deixou a história mais divertida.

Por outro lado, senti muita falta de um pouco mais de cenas de diálogo e romance, até mesmo um desenvolvimento maior entre a Catherine e o Henry, mas no geral, a interação dos personagens me agradou muito. Li o livro em poucos dias e ele foi constante, é uma leitura de fim de tarde muito agradável.
comentários(0)comente



eli 24/10/2024

Inicialmente se mostrou um livro animador, me interessei muito pela trama e pelos ocorridos, ver a personagem amadurecendo nesse período, conhecendo coisas novas e fazendo amizades foi animador, o que me deixou com expectativas para uma boa conclusão, no entanto, a disposição dos acontacimentos de forma tão "jogada" não me agradou.
comentários(0)comente



Nathalia.Melo 22/10/2024

Eu gostei do livro! Diferente de outros que já li da Jane, neste a autora se coloca de forma direta em alguns momentos, sendo uma narradora que traz alguma opinião e perspectiva própria sobre a história.

Acho a escrita boa e envolvente, fazendo com que o leitor deseje ler.

Aos que já gostam das obras da Jane e aos que nunca leram livros dela, mas desejam um bom livro de romance de época, recomendo a leitura!
comentários(0)comente



Thayse.seid 21/10/2024

O "Dom Quixote" de Jane Austen
Em A Abadia de Northanger (1817), Jane Austen conta a história de Catherine Morland, uma jovem apaixonada por romances góticos. Quando ela vai visitar a abadia, sua imaginação fértil começa a ver mistérios por toda parte. Mas será que tudo isso é real? Austen usa muito humor para brincar com as expectativas da personagem, criando uma leitura leve e divertida. É um livro sobre amadurecimento, repleto de reviravoltas, onde nem tudo é tão assustador quanto parece.
comentários(0)comente



Roberta.Amanda 21/10/2024

Virou meu livro favorita da Jane
Foi a personagem da Jane Austen que mais me identifiquei até agora. História divertida com uma pitada de suspense
Poliana Vermecesch 21/10/2024minha estante
Eu também adoro esse, acho que ele não leva a fama que merece! ?


Poliana Vermecesch 21/10/2024minha estante
Eu também adoro esse, acho que ele não leva a fama que merece! ?




Amanda.Raviny 14/10/2024

A Abadia de Northanger, de Jane Austen, foi um dos livros que eu menos me apaguei da escritora.

A história em si não me cativou, apesar de achar Catherine uma fofa e o Henry incrível. A leitura foi difícil, me atrapalhou um pouco na contextualização, mas você focando e lendo com calma, consegue entender bem.

Os irmãos Thorpe, como descrevi, são um pé no saco de chatos e desde a primeira aparição da Isabela, não gostei dela.

Mas no mais, é uma boa leitura. Agora irei me preparar para assistir o filme, será se é bom?
comentários(0)comente



1289 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR