A abadia de Northanger

A abadia de Northanger Jane Austen




Resenhas - A Abadia De Northanger


1291 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


najubs1 14/09/2024

A abadia de Northanger e minha experiência
Eu andei bem sumida por aqui por bastante tempo, mas não poderia deixar de avaliar esse livro que obviamente não me agradou muito.


Apesar de o assunto ser um pouco interessante e a personagem principal ter quase as mesmas características da Elisabeth de Orgulho e Preconceito ( primeiro que li da Jane), o livro não conseguiu ter um impacto muito grande em mim.

Algumas frases são legais até, mas apesar disso, não é um livro que eu recomendaria para um amigo ou quem procura um primeiro livro.


Talvez seja a linguagem antiga, ou só o livro que não me agradou mesmo.

É isso, não gostei gente :(
comentários(0)comente



canerycs 12/09/2024

Embora a leitura tenha sido arrastada (por motivos pessoais) e por curtos momentos enfadonha, adorei como do meio para o final o livro traz reviravoltas interessantes.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



maiaelin 04/09/2024

Livro incrível e de sagacidade imensa!
Nesse livro, Jane Austen nos apresenta Catherine Morland, uma mocinha que nunca havia se pensado como heroína antes de acompanhar os amigos da família, os Allen, a uma estadia a Bath.
Lá, a heroína encontra amigos e ocasiões singulares a quais eram novas e maravilhosas para a mesma. Também conhece a família Tilney, cujos os irmãos, Henry e Eleanor que a convidam por fim a Abadia de Northanger.
Na abadia onde a mente e imaginação de Catherine corre solta, explorando a abadia como um cenário dos romances góticos que costuma ler e imaginando histórias sobre seus moradores.
O livro é o mais curto escrito por Jane. Tem uma história muito bem escrita e completa e podemos ver a voz da própria autora conforme ela se apresenta como narradora e falando sobre a protagonista como uma heroína e sobre seus infortúnios e felicidades.
Os personagens também apresentam seus sentimentos e pensamentos de forma clara e podemos, como leitores, identificar e intepreta-los da melhor forma possível.
comentários(0)comente



Mille Reis 04/09/2024

Eu demorei para terminar, teve uma parte no meio, quando ela viaja para Bath, que ficou meio enrolado e arrastado.
Quando ela vai para Northanger o livro dá uma súbita melhorada e começa a prender. Aí do nada acaba e deixa um sentimento de quero mais.
comentários(0)comente



BorA.Books 01/09/2024

A Abadia de Northanger.
Apesar de não ter sido o meu favorito da Jane Austen, ainda assim é um livro muito bom. Gostei de acompanhar Catherine em suas semanas fora de casa, gostei muito dos irmãos Tilney (Eleanor e Henry), fiquei muito feliz com o ?final? deles. A família de Catherine é muito estranha, mas muito unida e querem o melhor pra ela.

Catherine foi passar algumas semanas em Bath com amigos queridos, e acabou encontrando o amor, amizades e muitas aventuras.
comentários(0)comente



Juju 31/08/2024

Comecei a leitura por se tratar de uma personagem que gostava de romance gótico, esperava algo realmente do tipo.
A leitura é rápida, por muito pouco eu não abandonei a obra por achar muito fraca em relação as outras de Jane. Não achei romântico e tampouco empolgante, na verdade é bem chato.
comentários(0)comente



Natália 30/08/2024

Livro divertido e envolvente.
Amei demais esse livro. O livro da Jane Austen que mais me prendeu até o momento. Os personagens são incríveis, um humor inteligente e a história nos envolve do início ao fim. Que casal fofo é a Catherine e o Henry.
comentários(0)comente



Bruna2801 28/08/2024

Catherine Morland, uma jovem de 17 anos, uma leitora voraz de romances góticos e com uma imaginação fértil. Ela deixa sua vila no interior da Inglaterra e parte com um casal de vizinhos amigos para Bath.
Nesta temporada longe de casa ela faz novos amigos, conhece novos lugares, se apaixona e se decepciona.
comentários(0)comente



Patricia Pietro 24/08/2024

É possível dividir esse livro em duas partes, pois cada uma tem um tom bem diferente da outra. A primeira parte é divertida, retrata uma Catherine ingênua, que se deixa confiar facilmente nos outros e que tira conclusões baseadas mais no que ela escuta de terceiros, do que naquilo que sua própria consciência lhe sugere. Enquanto para o leitor não é difícil captar as mentiras que lhe contam (principalmente pelos membros da família Thorpe), Catherine nada percebe. Há muitas idas e vindas, passeios, bailes, jantares. Essa parte ocupa dois terços do livro.

A segunda parte, que tem início quando ela efetivamente vai passar uma temporada na abadia de Northanger, uma construção com estética gótica, tem um tom mais maduro. Aqui ela finalmente passa a acreditar mais nos próprios sentidos. Ela entende que nem tudo o que as pessoas dizem é, de fato, o que disseram. Muitas vezes é exatamente o contrário.

Há diversas tramas envolventes no livro: Os conflitos entre Catherine e seus "amigos" de Bath, que pouco a respeitavam; As invencionices de Catherine na abadia; As artimanhas de Isabella para garantir um casamento vantajoso.

Já o romance entre os dois personagens principais não é muito interessante, mas o livro também não é muito centrado nisso. Senti que não houve muito desenvolvimento no relacionamento de Catherine e Henry. Eles travam poucos diálogos, e não ocorrem inconstâncias de comportamento ou de sentimentos. Nesse ponto, é o romance mais tranquilo que li da autora.
comentários(0)comente



MiriamFRocha 23/08/2024

Li poucos livros da autora, mas esse até agora é o meu preferido. A mocinha é inteligente, delicada e decidida. Mas como toda mocinha de época é apaixonada e sonhadora. Acho que é por isso que achei a jovem Catherine incrível.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Lilí Batistela 09/08/2024

Mais uma vez, Jane Austen provando a sua genialidade!
Em um romance que apresenta a construção da protagonista e o percurso por ela trilhado como sendo, por vezes, avessos àquilo que é proposto por outros exemplares do mesmo gênero, Austen maneja com sagacidade os padrões encontrados nos demais romances, sabendo a hora certa de inovar. Ela usa as "regras do jogo" a seu favor e, de maneira sagaz, diverte o leitor ao mostrar como sua trama segue ou se desvia da jornada de uma heroína tradicional. Ela também trabalha a beleza e a maldição de uma imaginação fértil demais, mostrando como a realidade pode ou não estar longe daquilo que lemos, e deixando bem claro que "aquele que, homem ou mulher, não sente prazer na leitura de um bom romance deve ser insuportavelmente estúpido".
comentários(0)comente



Alana 06/08/2024

Este livro foi uma leitura difícil para mim e acabei me sentindo um pouco decepcionada. Embora a trama não seja totalmente ruim, achei o desenvolvimento lento, muitas vezes superficial e sem sentido. A maior parte do tempo, a história parece não avançar, e tem poucos momentos realmente interessantes.
comentários(0)comente



Bruna Kelvia 05/08/2024

A abadia de Northanger
Quarta leitura de Jane Austen e com certeza a mais "destoante" das outras. A autora traça um paralelo entre os romances de sucesso lidos pela mocinha - em especial romances góticos - e sua vida real, a princípio monótona. Confesso que, embora goste dos dois, o casal principal não é dos que mais me empolga e tudo bem. O que me pegou aqui foi acompanhar a Catherine conhecendo lugares, pessoas, sentimentos e descobrindo como se colocar no mundo, coisa que a narrativa faz de forma divertida e doce. Adorei a leitura e agora está no segundo lugar do meu ranking pessoal haha. Aliás, pontos adicionais pela defesa do gênero romance feita no livro!!!
comentários(0)comente



1291 encontrados | exibindo 31 a 46
3 | 4 | 5 | 6 | 7 | 8 | 9 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR