A abadia de Northanger

A abadia de Northanger Jane Austen




Resenhas - A Abadia De Northanger


1291 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |


@tayrequiao 03/05/2024

O que menos gostei dela, mas que rende uma boa reflexão.
Jane Austen adorava usar da sua escrita para promover uma crítica à sociedade inglesa do final do século XVIII através de sua ironia peculiar e quase sempre oculta pela leveza da narrativa.

Se engana quem pensa que seus livros são apenas sobre bailes e casamentos. Há sempre uma camada a mais a ser descoberta pelo leitor, como se a autora deixasse, em cada um dos seus textos, um convite para que se enxergue além do que se vê.

Em “A abadia de Northanger” não é diferente. Há os bailes, mas há também a crítica, a perspicácia, a aparente insignificância da trivialidade.

Há quem diga que sua intenção era promover uma crítica ao fantasioso dos romances góticos. Para mim, o ponto alto de Northanger é escancarar o modo como muitas vezes abrimos mão da nossa capacidade de pensar criticamente apenas porque estamos seduzidos pela conformidade.

Quantas vezes preferimos aceitar o ilusório do que nos é dito, mesmo que isso signifique ignorar as nuances e as entrelinhas das atitudes?

Quantas vezes nos enredamos no labirinto de palavras doces que camuflam as verdadeiras intenções?

A verdade é desconfortável mesmo.
Muitas vezes não estamos sequer preparados para ela.
Ainda assim, será sempre um caminho mais libertador do que a prisão atraente da mentira, concorda?

[ A propósito, esse foi o livro que menos gostei dela. Mas, não é por isso que a gente não consegue tirar boas lições, né? ]


site: instagram.com/tayrequiao
comentários(0)comente



Selminha 01/05/2024

Gostei!
Li junto com minhas amigas, o que deixou a leitura muito mais divertida e interessante. Gostei bastante, principalmente do Henry aah daria um ótimo amigo de Mr.Darcy, e Catherine tinha muito o que aprender com Elizabeth kk
E as críticas e alfinetadas de Austen, como sempre, as melhores ?
comentários(0)comente



nick 30/04/2024

Gostei muito da narração, mas achei um porre a maior parte do tempo. ela levou, se não me engano, 190 páginas pra ir até a abadia, que deveria ser o foco da história. o que, tudo bem, seria perdoável, se tivesse algum personagem minimamente interessante além da protagonista durante esse tempo
a Catherine é bem ingênua, mas eu gosto dela por isso, é uma romântica mas também não é burra, só queria ter uma amiga que fosse de confiança
não gostei do final, achei que se eles sofressem por mais tempo ou ficassem separados mesmo, faria mais sentido com o resto da história e com a ideia que captei do livro

"Deixo a quem interessar possa a tarefa de decidir se está obra, ao fim e ao cabo, recomenda a tirania dos pais ou recompensa a desobediência dos filhos"
comentários(0)comente



peppersann 29/04/2024

Leitura incrível, mais peguei ranço desse Sr. Thorpe desde o início so que no final foi bem pior. Ainda bem que no final deu tudo certo.
comentários(0)comente



space_cowboy11 24/04/2024

Bacana ?
Dos poucos livros que li da Jane Austen, esse foi o mais fraco deles. Não deixa de ser uma trama boa, mas nada comparada a suas obras primas, como Orgulho e Preconceito, por exemplo. Tem algumas boas reflexões, mas um ritmo muito menos envolvente do que outros. Mas mesmo assim, é legal. A parte mais interessante é quando a protagonista chega de fato na abadia de Northanger, já que grande parte da história se passa na cidade litorânea de Bath.
comentários(0)comente



Vitória 20/04/2024

Muito envolvente, dezenas de oportunidades de odiar personagens novos a cada capítulo. Acho engraçado como essas pessoas são clinicamente desocupadas e passam grande parte da existência só se preocupando com a vida alheia.

No fim, Jane Austen é uma ótima contadora de fofocas, embora eu tenha achado o final corrido (a fofoca mais importante do livro, né). Acho que alguém devia escrever alguma fanfic detalhando melhor os últimos acontecimentos.

Recomendo bastante, anyway, é genuinamente divertido e engraçado de ler.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Madu Oliveira 18/04/2024

Obrigada querida Jane
Eu adoro a escrita da Jane Austen, mas nesse livro em específico ela está ainda mais cheia de personalidade e divertida. Pra falar a verdade, os protagonistas em si não são tão interessantes e a escrita salvou bastante.
comentários(0)comente



Giulia284 15/04/2024

Mais uma leitura da Jane Austen concluída e mais um livro de 5 ?. Sinceramente amo tudo que essa mulher escreveu e quero ler todos os livros dela. Sobre esse em específico, achei que é bem divertido, diferente de persuasão (o último que eu li), que era bem mais melancólico, esse me fez rir muito e tem um tom bem mais leve. Adorei os personagens, mesmo achando a Catherine muito ingênua em alguns momentos, isso colabora pros momentos cômicos, e o Henry achei super perfeitinho msm.
comentários(0)comente



Cris 15/04/2024

Não desperta grandes emoções mas é um bom livro. Clássico, né?
'A abadia de Northanger' é o quarto livro da Jane que leio e, tirando o aclamado 'Orgulho e Preconceito', quase nenhum deles causaram em mim grandes emoções ao longo da leitura. O engraçado nisso tudo é que embora tenha amado apenas um livro, sempre é bem-vindo ler autoras como Jane Austen, seja pela maravilhosa e desenvolta escrita, seja pelo simples fato de estar lendo um grande clássico mundial.

Este em questão só foi lançado postumamente em 1818 e carrega o peso de ser o primeiro livro escrito pela autora. Jane, infelizmente, morreu cedo demais e não teve a chance de poder colher os louros de suas criações que, apesar de serem categorizadas como comédias de costume sempre criticavam àquela época com muito fervor e acidez. Em ' A abadia Northanger' por exemplo, a sátira gótica além de tecer críticas sociais já convencionais por parte de Austen, tira um sarro do próprio gênero obscuro que se autoentitula.
A Catherine, protagonista da história, também merece receber muito destaque, pois além de ser o ponto alto do livro, é uma assídua leitora assim como a gente que não poupa a língua a fim de julgar diversos clássicos, mostrando para nós que uma leitura só pode ser considerada "boa demais", caso ela desenrole dentro do leitor muitas emoções e sensações conflitantes. Ou seja, para ela, sendo conhecido ou não, um livro precisa fazer com que a gente queira viver aquilo que está sendo lido.

Claro que hoje em dia eu posso achar as histórias que a Jane escreveu amenas demais... mas, pense no frisson da época vitoriana ao ler seus pensamentos ali impressos em papel? Sério, que sensacional rs! Por isso ler Jane Austen é e sempre será uma enriquecedora e inquietante experiência de leitura.

O enredo do livro é bem simples e traz a Cath que é uma garota não muito rica, interessante ou bonita. Ela chama a atenção por ser bem diferente de todas as outras mocinhas da autora ( pelo menos dos livros que li, é claro rs). Conforme os capítulos avançam, a protagonista viaja com uma família de amigos para a abadia de Northanger e lá vive grandes momentos que mudarão o fluxo de sua vida. Ela se decepciona e encontra o amor juntos na mesma equação e mostra para nós que é necessário viver sem medo de nada, afinal, a vida acontecerá de qualquer jeito.

Não posso dar mais detalhes sobre a história pois como disse, ela é bem simplista e quase não entrega grandes acontecimentos. Ela precisa ser lida em sua totalidade e sem altas expectativas e, por mais que eu não tenha amado, preciso dizer que a leitura é bem-humorada e leve... gostosa até. Fui me apegando aos personagens aos poucos e ao finalizar o livro, o sentimento que ficou foi o de leitura satisfatoriamente concluída.

Indico para os fãs da autora, esses sem dúvidas vão gostar com algumas ressalvas e ainda assim continuarão lendo os seus outros clássicos. Eles ainda dirão que 'Orgulho e Preconceito' excede em qualidade qualquer um de seus escritos obviamente, no entanto, não conseguirão dizer que 'A abadia de Northanger' é ruim, pois assim como ele, nenhum outro livro de Austen deve receber um adjetivo desse tipo. E fim.

(...) A pessoa, seja homem ou mulher, que não sente prazer ao ler um bom romance há de ser de uma estupidez intolerável.
comentários(0)comente

Fabio 17/04/2024minha estante
Belissima resenha, Cris!
Parabéns!


Cris 17/04/2024minha estante
Obrigada, Fábioooo! ???




Thaí 14/04/2024

O livro narra a história de Catherine Morland, uma jovem ingênua e apaixonada por romances góticos, que é convidada a passar uma temporada na Abadia de Northanger. Lá, ela se envolve em intrigas, mal-entendidos e romances, enquanto aprende valiosas lições sobre a vida e o amor. Com sua ironia característica, Austen satiriza os excessos dos romances góticos e da sociedade da época, criando uma obra cativante e divertida.

Não foi meu livro preferido da Jane Austen??
Marília Marques 14/04/2024minha estante
É difícil gostar muuuuito desse pq foi o primeiro que ela escreveu. Pra mim o suprassumo é O&P , depois Emma.


Thaí 14/04/2024minha estante
Tbm gosto de Emma, mas em segundo lugar pra mim é Persuasão ?


Marília Marques 14/04/2024minha estante
Que massa, esse ainda não li, mas tá na lista!




@leticia56 13/04/2024

Gostei,bem legal
Dei bastante risada e o livro me prendeu bastante, porém o final foi meio esculhambado.
oq se deu do irmão de henry e eloise, de isabella, será q o pobre do james seguiu em frente???
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Geise 11/04/2024

Não me agradou tanto
É muito bem escrito, claro, mas não é meu tipo de estória. Diferente de Orgulho e Preconceito, não há um grande plot de reviravoltas, é só a vida de uma garota que se muda por um tempo e se apaixona. É rápido de ler, li em um dia, mas não é meu tipo de livro.
comentários(0)comente



MissCaixeta 09/04/2024

5 estrelas e favoritado
Eu vi uma resenha antes de ler esse livro, que ela dizia que era o mais fraco da Jane. Como eu li só orgulho e preconceito até agora, não achei que esse foi ruim, achei ele maravilhoso. Mas tbm eu nem sei se posso opinar muito pela minha falta de experiência com a autora. Claro que tem capítulos péssimos, outros bons, alguns engraçados, outros angustiantes, mas enfim, adorei o tempo em que ela ficou em Northanger. A amizade dela com a srta. Tilney foi muito prazerosa tbm. Recomendo a leitura
comentários(0)comente



1291 encontrados | exibindo 106 a 121
8 | 9 | 10 | 11 | 12 | 13 | 14 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR