Lucíola

Lucíola José de Alencar
José de Alencar




Resenhas - Lucíola


719 encontrados | exibindo 391 a 406
27 | 28 | 29 | 30 | 31 | 32 | 33 |


price; 17/06/2021

Bom.
Comecei a ler para realizar um trabalho e escolar e finalizei gostando muito do livro. A história, os personagens e as reviravoltas são ótimas, José de Alencar entregou tudo e mais um pouco nessa obra. Muito bom. Breve pretendo reler com mais calma.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Apenas um leitor 14/06/2021

História complicada.
Lucíola foi um livro que eu demorei para ler. A leitura não me agradou muito, mas sempre é bom ler algo novo. Tive sono em alguns momentos mas valeu a pena!
comentários(0)comente



Ana 12/06/2021

Não li achando que seria bom, afinal é romantismo, mas também não achei que seria tão ruim. Maçante ao extremo. Chato, empurrei goela a baixo para terminar. José de Alencar tem obras muito melhores, essa leitura pode ser pulada.
comentários(0)comente



ana clara 11/06/2021

Só li esse livro por causa da escola e comecei a gostar só no final, a leitura em si foi bem cansativa.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Mah 07/06/2021

Até que gostei
É um clássico. Mostra muito o cotidiano da época e é bastante interessante viajar para aquele tempo, a história de Lúcia é muito emocionante, fora toda a sua jornada de superação. É muuito bem escrito. Achei o relacionamento bastante tóxico, o que me desinteressou um pouquinho, mas no geral, foi melhor do que esperava .
comentários(0)comente



Ana Bruno 06/06/2021

Literatura da boa
Clássicos da literatura são sempre muito bons de serem lidos. A beleza de nossa língua, redigida com habilidade poética é sempre acalentador.
Lucíola é um livro de leitura fácil, mas nem por isso deixa de ter camadas intensas. Com foco nos personagens Paulo e Lúcia, testemunhamos uma história de amor profundo porém doloroso em seu contexto e todas as interferências sociais, intra e extrapessoais, emocionais..
Nos pegamos nos surpreendendo, torcendo, sofrendo, lamentando, confornando...
Ari 08/06/2021minha estante
Já li, mas pretendo ler novamente. A capa dessa edição é linda.


Ana Bruno 08/06/2021minha estante
Esse foi uma releitura que parecia leitura inédita , não lembrava de nada, só que tinha gostado muito da 1a vez que li. Isso não mudou, amei da mesma maneira... ?




Gustavo Ferreira 28/05/2021

“A incubação de uma alma violentamente comprimida por uma terrível catástrofe..." e a sua evolução.
Não recomendo que seja lido como uma simples história de amor clichê, leia com atenção aos detalhes e, principalmente, com atenção às interações das personagens com o meio que às cerca e com os sentimentos que lhes são infligidos.
O livro é uma aula sobre o ser humano, ele nos mostra como traumas e vivências passadas podem influenciar na nossa visão de mundo e em como reagimos ao que nos é apresentado. O que mais me fascinou nessa obra são as reações impulsivas das personagens, quando o ódio, o ciúme e outros sentimentos explodem e acarretam no arrependimento instantâneo, assim como acontece conosco, meros mortais.
Além disso, é um livro muito interessante para entender mais sobre os costumes do Século 19 no Brasil, no período pré-república.
comentários(0)comente



Heitor Levi 27/05/2021

Machado nos conta uma linda história de um romance incrível, apesar de complexo, mostrando as dificuldades de amar alguém em uma sociedade preconceituosa. Lucíola, um ser que brilha em meio a lama, assim como Lúcia, a personagem principal, é um romance seduzente, apaixonante, e suavemente triste, que induz a pessoa a questionar-se sempre acerca da dualidade: amor x dinheiro.
comentários(0)comente



pussyuyu 24/05/2021

não é ruim e nem é bom. Têm partes que eu ficava ????? Sem entender nada e têm partes que eu até entedia mas ainda sim ficava ???????? Nada a dizer além disso
comentários(0)comente



Marcelo217 18/05/2021

Confuso
Mais um José de Alencar e dessa vez a história levou para um caminho diferente dos quais eu havia lido antes. Aqui há uma história (provavelmente ficcional) escrita destinada a uma senhora. Retrata a história de Paulo que se apaixona por Lúcia/Maria que, com idas e vindas, tenta tirá-la da vida de prostituição na cidade do Rio de Janeiro do século XIX.

Como de praxe, é possível ver a exaltação à mulher, típica dos escritores do Romantismo, que ele já é conhecido por fazer nos livros dele que li. Agora é possível notar que neste livro, ele quis fazer algo mais real, fugindo daquelas relações corretas e idealizadas. Ao relatar o romance entre um jovem e uma prostituta, o autor traz um lado B da sociedade daquela época. Aqui a rotina é descrita na maior parte da escrita e toma o espaço daquele lirismo idealizando a mulher.

Confesso que já estava esperando outro final feliz, mas ao terminar o livro percebi que o final foi arquitetado com pistas no decorrer da história acerca da saúde da Lúcia/Maria caracterizando-a sempre com pele fria ou morbidez meio que adiantando ao leitor o que ia acontecer no final. Acho que ele queria um plot twist chocante, mas faltou desenvolvê-lo melhor, pois os motivos que levaram à tragédia são meio sem sentido por parte da mulher amada de Paulo.

Algo interessante a ressaltar é a sujeição da mulher em relação ao homem. Comparando com ?Senhora?e ?Diva? é possivel perceber que o autor estabeleceu um padrão nas mulheres: A mulher dama da sociedade sendo dominadora e cruel e a mulher marginalizada sendo submissa e sofredora.

Sendo ficção ou não, foi interessante pelo menos pôr em perspectiva como era as relações entre os homens ricos da corte e as prostitutas que eu não havia lido nada assim tão específico. Valeu a leitura.
comentários(0)comente



janehelena 13/05/2021

Lucíola é um romance urbano, em que Alencar transforma a cortesã em heroína, esta purifica sua alma com o amor de Paulo. Ela não se permite amar, por seu corpo ser sujo e vergonhoso, e ao fim da vida, quando admite seu amor, declara-se pertencente a Paulo. É a submissão do amor romântico, onde a castidade valorizada.
comentários(0)comente



BHGimenis 11/05/2021

É um dos meus livros favoritos.
Fala de amor da forma mais linda e pura.
Lindo lindo
comentários(0)comente



719 encontrados | exibindo 391 a 406
27 | 28 | 29 | 30 | 31 | 32 | 33 |