spoiler visualizarBeatriz 14/06/2021
Nem bom nem ruim
Quando começo a ler um clássico, primeiro eu preciso repetir na mente várias vezes que é um livro que se passa em outra época e as coisas são muito diferentes do que são hoje em dia e com Luciola não foi diferente.
Por muitos momentos precisei reler certas partes para enfim conseguir entender o que estava sendo dito, afinal, é uma linguagem muito diferente do que estou habituada. Apesar disso consegui finalizar o livro sem muita dificuldade e sinceramente, não gostei do final.
Ok, é um livro antigo e que segue as regras daquela época mas nem por isso eu vou achar certo o encerramento da história. Fala sério, a mulher é humilhada por todos e por si mesma já que ela se culpa por ser o que é e no final, ao invés de conseguir se livrar do sofrimento e ter uma vida feliz ela MORRE?
Eu fiquei bem chateada com isso ela merecia muito mais! Teve a infância arrancada de si, se sacrificou para salvar aqueles que amava e o que recebeu foi humilhação e uma vida amarga, sem nenhuma felicidade.
Lúcia, ou melhor dizendo, Maria. É uma mulher extraordinária, que apesar de tudo o que sofreu conseguiu se reerguer. E digo mais: se reerguer SOZINHA! O paulo é um escroto e não teve participação nisso. Toda a evolução da moça partiu dela, do que ELA sentiu, do que ELA vivenciou.
Agora falemos sobre Paulo: que homem nojento. Se aproximou de Lúcia e prometeu mundos e fundos, onde dizia que amava a companhia dela e só de estar ali conversando ja estava satisfeito, mas quando chegou o momento onde Lúcia estava fragilizada e que não queria mais se relacionar sexualmente ele literalmente PULOU FORA o cara simplesmente foi embora! Pra depois Alencar fazer ela voltar pedindo pra ele reatar com ela, que se fosse da vontade dele, ela faria mesmo não querendo. Eu me senti enojada, me subiu uma raiva instantânea!
Os outros personagens eu não perco o meu tempo, tiveram pouco desenvolvimento e também não foram muito relevantes (exceto o Couto, outro homem nojento que a única participação que teve foi em desgraçar a vida da protagonista no passado).
Enfim, gostei e não gostei. Demorei mais do que deveria lendo isso mas terminei!