lili.png 22/05/2023
Demorei mas terminei
Li Lucíola por ser uma leitura obrigatória para a escola, infelizmente esse tipo de livro não é o que estou acostumada a ler então por isso, Lucíola foi um livro difícil/Maçante de ler.
No meu ponto de vista, o livro trata principalmente da visão da mulher no século XIX, onde elas deveriam ser quietas, andar sempre acompanhadas de um homem, dependerem do homem, terem filhos, serem "donas de casa",etc...E Lúcia é o oposto disso! Ela não tem filhos, não depende de homens, não é casada, não é dona de casa.
A história é narrada por Paulo, um homem que se vê perdidamente apaixonado por Lúcia no instante em que vê ela, mas conforme a história avança, a gente vê que esse amor desenvolvido pelos dois é meio conturbado, Paulo em qualquer momento fica paranoico pensando que as pessoas achavam que Lúcia que o sustentava e isso era inadmissível!.. diversas brigas acontecem e o que é mostrado é a dependência de Lúcia em ter alguém...uma mulher tão independente em diversos casos mas tão dependente emocionalmente...
A história tem muitos acontecimentos ao mesmo tempo, oque me deixou muito confusa em alguns momentos, me fazendo ler duas vezes algumas partes para ENTENDER o que acontecia de fato.
O livro foi difícil, chato para mim pois tem uma linguagem muito diferente dos livros atuais, algo que não estou acostumada. Talvez se estivesse acostumada com essa linguagem teria amado o livro.