Lucíola

Lucíola José de Alencar
José de Alencar




Resenhas - Lucíola


718 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


mari freitas 18/11/2024

Leitura obrigatória do EM que me apaixona até hoje
Primeiramente, dedico essa resenha a minha professora Lilian, do primeiro ano do ensino médio lá em 2021 que me fez ler esse livro, e com suas aulas me fez redescobrir essa paixão pela leitura. Não só em ler com gosto, com calma, mas ler querendo analisar tudo que se passa. É ler sobre a flor de tangerina que Lúcia menciona, e entender sobre o casamento. É ver as críticas sobre as abordagens da mulher romântica idealizada, e entender as nuances onde mesmo sendo ?uma mulher da noite?, ela também podia se apaixonar. É sobre ela estar na liberdade de poder escolher os melhores homens do Rio de Janeiro, mas acabar sempre presa à solidão que seu papel social revela. Dentre as obras obrigatórias, a que sem dúvidas guardo com mais carinho.
comentários(0)comente



Cattapan 17/11/2024

Ela é incrível
Lucíola é uma mulher da vida, mas acima disso é uma sobrevivente de um mundo onde as mulheres sofriam somente por serem mulheres (até hoje, se formos realistas). Depois de anos bancando a si mesma e tentando esquecer um passado horrível, ela precisa passar por mais um desafio: se permitir amar e passar por seus traumas para confiar novamente.
comentários(0)comente



Gabi 01/11/2024

Leiam esse livro
Meu deus que livro bom, me acabei de chorar, mas eu amei de todo o meu coração.
É um dos primeiros livros que eu leio com essa escrita erudita, e fiquei completamente apaixonada por ela, pela história, pela crítica maravilhosa e tão bem feita e pela Lúcia. Realmente fiquei tocada com a história dela e acho que todos deveriam ler esse livro, até porque até nos dias atuais existem esses julgamentos que são apresentados na obra, e é de doer o coração saber que de fato existem histórias como a dela.
Enfim, acho que essa obra entrou pro meu coração, eu achei esse livro por ter sido mencionado em uma aula de português, e fiquei curiosa, lendo a sinopse fiquei mais ainda e resolvi ir atrás pra ler de fato. Devorei tudo em um dia, não só por ter poucas páginas, mas também por ser uma história e escrita cativante. Por ter gostado muito da escrita e das críticas, irei atrás de mais livros do José de Alencar e de livros brasileiros, espero me apaixonar por mais livros como aconteceu com esse.
comentários(0)comente



Caique91 25/10/2024

Uma crítica a sociedade
Objetiva ser uma crítica e cumpre o que se propõem. Deve ter sido um choque para leitores daquela época.

É um livro divertido; recomendo.
comentários(0)comente



Laryssa306 25/10/2024

Lucíola
De início precisei empurrar um pouco devido a escrita e lentidão de alguns acontecimentos, mas gostei muito do final e da compreensão que ambos tiveram de suas situações, uma relação muito bem construída.
comentários(0)comente



Mistela Literária 19/10/2024

JAL #1
Sandra de Sá não poderia retratar Lúcia tão bem quanto na música "Duas de mim":

?Existem duas de mim, a louca e a santa
Uma de nós vai dormir, a outra levanta
Uma se olha no espelho, se cuida, se arruma, se apronta
Sem saber que ela é o avesso de outra mulher

Uma é água cristalina
Outra é noite de verão
Uma é só uma menina
Que não sabe dizer não

Uma é anjo bom
Outra é cortesã
Uma é fim de noite
Outra é a luz da manhã

Uma vai pro céu
Outra não sei, não
Uma ajoelha no altar
Outra pede perdão?
---
Li esse livro pela primeira vez na época do vestibular e o quis reler esse ano. Há tantas coisas que se poderiam discutir a partir dessa narrativa:
? Será que temos como manter duas personalidades distintas sem que uma anule a outra ou cause extremo sofrimento?
? Por que será que um pai não reconhece o sacrifício da filha que não sabendo muito da vida tenta conseguir recursos para salvar a família?
? As aparências importam tanto assim? Até mesmo uma cortesã deve viver superficialmente numa sociedade tão hipócrita e falsa moralista?
? O amor consegue superar tudo? Ou o ciúmes e as intrigas são capazes de abalar o relacionamento?
? Por que sempre a tragédia deve vir como forma de redenção?
---
Lúcia lê A dama das camélias, do escritor francês Alexandre Dumas, quase como uma referência de sua própria vida.
---
José de Alencar é magistral ao escrever através de metáforas e insinuações passagens que em outras mãos se tornariam quase p?n?gráfic@s.
---
Não me lembrava como era o fim da história, mas fiquei muito triste da forma que terminou...
---
Com certeza Lúcia/Maria da Glória e Paulo terão seus nomes escritos na minha lista de amores trágicos.
---
Coleção Perfis de Mulher:
1- Lucíola
2- Diva
3- Senhora
---
Adaptação
Novela: Essas Mulheres
Ano: 2005
Emissora: Record TV
Capítulos: 149
comentários(0)comente



Samara Cruz 17/10/2024

Sem palavras para descrever a experiência que é ler uma escrita de 1862, a riqueza de palavras,ler um clássico para mim pode ser um pouco cansativo pela forma da escrita,de palavras que não usamos mais hoje em dia ,mas é uma leitura que vale super a pena, e Lucíola é um livro que eu leria de novo e de novo, um romance gostoso e emocionante.
comentários(0)comente



helenalobo 10/10/2024

Lucíola
Mais um livro lido para a aula de Literatura Brasileira.

José de Alencar foi realmente um dos maiores escritores que o nosso país já teve. Ele fez com que eu me sentisse parte da história de um jeito ímpar e a cada descrição que ele fazia da Lúcia, eu conseguia praticamente sentir o perfume dela.
Como na maioria dos romances brasileiros, a história tem um quê realista (fazendo referência a coisas reais e não à escola) muito forte e eu gostei muito da crítica que ele faz. É interessante ver como já naquela época esse tipo de discriminação (e a hipocrisia que a cerca) já existia.

No que diz respeito ao enredo, eu gostei e me envolvi demais com ele, coisa que a Helena do Ensino Médio provavelmente jamais diria sobre uma leitura obrigatória. Só teve uma coisinha no final que quase me fez diminuir a nota kkkkkkkkk mas graças a deus foi só um susto.

Quanto às personagens, digo apenas que o Couto entrou pra minha lista de personagens que eu quero m*tar.
comentários(0)comente



Mark 05/10/2024

Que frescura do cacete...
Não minha gente, minha paciência se esgotou com esses dois!!!!
Uma ladainha, tudo a criatura fazia um drama e se jogava no chão em prantos! Parecia que tinha problema de pressão baixa e ficava caindo toda hora.

Deus me defenda!

Aí quando finalmente o homem quis ela, ela começa agora a fazer doce???? Nam, bicha! Vá procurar uma terapia, pelo amor de Deus.
comentários(0)comente



Rachel.Oliveira 05/10/2024

Lúcia: uma mulher à frente de seu tempo
Intenso, cativante e lindo. Lucíola fala sobre uma relação de uma cortesã com o recém-chegado ao Rio, Paulo. Na perspectiva dele, podemos ver o quanto Lúcia era linda e à frente de seu tempo, amava, mas sempre ia atrás do seu na sua vida e não se deixava abalar. Gostei bastante.
comentários(0)comente



Ana.Poli 05/10/2024

Só quem amou e recebeu as sombras do amado poderia entender "Lucíola".

Paulo é um "menino corpulento": orgulhoso, ciumento, cínico e absurdo. Ridículo, como tanto se diz na obra. Infantil e violento, sempre pronto a pensar o pior e a entender da maneira mais vil cada palavra, cada ação.

Amar essa criatura foi a perdição da Lúcia. Ele não a dignificou ? a dignidade sempre foi dela e morava nela a todo instante. Inteligente e belíssima, em seu mundo interno rico e fervilhante, Lúcia é um deleite literário.

O livro tem diversas cenas "hot" (para usar os termos de hoje em dia), algumas bastante explícitas (como aquela da "bacante no jantar", evitando spoilers), algumas veladas pelas palavras encantadoras de José de Alencar. O enredo é de perdição e decadência, mas contado com uma beleza sublime, que vem inteira de Lúcia.

Paulo poderia morrer mil vezes.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Jackson 03/10/2024

Eu confesso que tive preconceito com esse livro por conta do hype enorme que ele teve, mas me surpreendi com uma história leve, que respeita a mitologia e não é nenhum pouco apelativa. Um belo romance entre dois jovens, independente do gênero.
comentários(0)comente



Leticia2513 29/09/2024

É igual Uma Linda Mulher, mas escrito em 1800.
Lúcia é uma prostituta e o protagonista se apaixona por ela.
Li para uma disciplina da faculdade, então não estava esperando uma cena da Lúcia subindo pelada em cima da mesa pra todo mundo olhar para ela antes de começarem uma orgia. A sensação foi de ler uma putaria clássica kkk mas é bem poético e sem entrar em detalhes.
Lúcia teve um bom arco de redenção, me surpreendeu que o final foi triste.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



718 encontrados | exibindo 1 a 16
1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6 | 7 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR