spoiler visualizarGeovanna 14/12/2023
Uma história sublime
Li várias resenhas antes começar a escrever a minha, e percebi como a visão das pessoas sobre esse livro é tão divergente, acho que um dos principais fatores disso é por ser um livro escrito em meados de 1850, então possui uma escrita totalmente diferente da atual, então eu entendo a dificuldade de alguns leitores de não se apegarem tanto a essa obra clássica da nossa literatura. O livro retrata a história de Lúcia mais tardar vindo à se revelar Maria, e contando o porquê de ter Virado uma mulher da noite, a vida de Maria foi algo extremamente sofrido, quando ela estava em um momento extremamente vulnerável e sozinha não sabia o que fazer, e infelizmente acabou caindo no mundo da prostituição para poder arcar com os custos dos medicamentos, uma moça tão jovem como Maria, tendo um fim tão triste, tendo que perder a sua virgindade algo visto como muito precioso na época, e no final sendo expulsa pelo seu pai, ela teve que se virar como podia.
Percebi que José de Alencar é muito bom em fazer personagens reais, com defeitos aos quais os leitores podem se identificar, ele deixa claro os defeitos de Lucia e Paulo, teve momentos da minha leitura que eu fiquei com tanta raiva de ambos os personagens, mas que eu consegui entender o porquê deles sentirem isso, essa obra me ensinou que nem sempre podemos tirar conclusão 100% da situação de alguém, e o porquê ela parou naquela situação.
Maria morreu jovem, mas não morreu com remorsos, morreu sabendo que as pessoas mais importantes para a vida dela estariam entrelaçadas, mesmo que a ideia inicial dela desse entrelaçamento fosse um tanto radical.
Por fim, posso dizer que essa obra me cativou de diversas maneiras e me fez refletir muito mais, José de Alencar está de parabéns por escrever essa obra com tanta mestria. Gostei muito como a história foi concluída e sinto que foi um final tocante mas pacífico.
Ps: minha primeira vez escrevendo uma resenha, desculpa se não estiver bem construída.