Márcia 23/05/2022
Lucíola - José de Alencar
O romance se passa em torno de 1850 e narra a história de Lúcia, uma jovem, ela tinha menos de 20 anos, que era uma garota de programa muito luxuosa.
Ela era considerada uma linda mulher e tinha entre seus clientes , os homens mais bem conectados da corte.
Paulo, o protagonista narrador da história, ao pousar os olhos em Lucia se apaixona. Paulo confundiu Lucia com uma moça de bem, as prostitutas não eram consideradas mulheres de bem nessa época, e a trata com todo o respeito que é destinado as moças de família.
Lúcia não acostumada a esse tipo de tratamento, se apaixona imediatamente por Paulo.
Os amigos de Paulo o alerta a respeito de Lúcia, ciente de quem é Lúcia, Paulo a aborta interessado em seus serviços. Lúcia fica um pouco decepcionada pois acreditava que Paulo è uma pessoa diferente, mas ela começa a se relacionar profissionalmente com Paulo.
Paulo e Lúcia vão uma história de amor que vai levar a redenção espiritual dos dois protagonistas.
Com o decorrer da história, os leitores ficam sabendo o que levou Maria da Glória (Lúcia) a ser uma cortesã, a doença de seus pais, a falta de dinheiro para dar assistência a eles e a sua irmã menor a obrigada a seguir por esse caminho. Em um determinado momento da vida, ela troca de identidade com uma amiga prostituta que acaba morrendo de uma doença e assume o nome de Lúcia. Os pais dela acreditam que foi Maria da Glória que morreu.
Lúcia acaba abdicando de sua profissão por amor a Paulo e começa a viver mais reclusa. Ela descobre que esta grávida de Paulo e acredita que não seja digna de ser mãe.
A gravidez não vai adiante e Lúcia acaba morrendo em consequência de um aborto espontâneo.
Lucíola é clássico do romantismo brasileiro, onde mostra todo o preconceito existente em relação as prostitutas na corte .
O romance também tem a finalidade de apresentar que o amor consegue redimir as pessoas através do sofrimento e, geralmente, da morte.