Lucíola

Lucíola José de Alencar
José de Alencar




Resenhas - Lucíola


719 encontrados | exibindo 466 a 481
32 | 33 | 34 | 35 | 36 | 37 | 38 |


Você 18/06/2022

Lucíola
"Eu... Iria viver; e o resto seria pasto dos vermes, como foi pasto dos homens."

Lucíola é um romance do final do século XIX que apesar de ser interessante em algumas partes, realmente mostra a época em que foi escrito.
Gostei bastante da forma como a personagem de Lucia foi escrita e como é mostrado a liberdade que ela tinha e seu custo.
Infelizmente o modo em que o livro é escrito, com o português daquela época, transforma a leitura em algo parado e entendiante e muitas vezes até difícil de entender.
Por último, até agora não entendi direito porque o título do livro é Lucíola se em nenhum momento do livro a chamam assim (e olha que a chamam de diversos nomes diferentes).
comentários(0)comente



Lalu 19/06/2022

Lucíola
É um bom livro de acordo com sua época, mas esperava mais. Me decepcionei muito com alguns aspectos, e com o tom autodepreciativo das personagens, principalmente da própria Lúcia. O final foi surpreendente e inesperado, e num geral, vale a pena ler tudo. O problema é q ao longo do livro, acaba sendo muito monótono, e as coisas só se apimentam mais no final. Li o livro por obrigação, para um trabalho da escola, mas é uma leitura que não me arrependo. Há muitas críticas sociais, inclusive q condizem com os dias atuais. Mesmo com os prós e contras, é um livro legal para quem está disposto a ler algo mais romântico, doloroso, e com a linguagem rebuscada.
comentários(0)comente



Quezia Keren 19/06/2022

Não gostei...
Com certeza, não faz o meu estilo de leitura. Eu tive que me forçar a acabar esse livro e além disso achei o final bem sem graça e idiota.
comentários(0)comente



Laah 21/06/2022

Luciola
Conta a história de Luci uma mulher que vende seu corpo por dinheiro, e Paulo um homem apaixonado por Luci.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Tales 28/06/2022

Lucíola - uma representação clássica da mulher como objeto
Lúcia é representada como a figura clássica da mulher: um objeto para satisfazer ao homem. Não consegue alcançar a felicidade, pois acha não ser digna da mesma!

Quotes:

-Não é generoso ofender a quem não sabe e não pode repelir a ofensa.

-Devia resgatar pela dor a felicidade que pela dor havia perdido!
comentários(0)comente



deadpoetz 29/06/2022

achei o livro super monótono, só me prendeu de verdade durante o final. tem algumas questões bem atuais como a forma que a sociedade enxerga as mulheres que se prostituem e tbm os motivos que as levam a fazer isso.
o romance em si eu achei bem batido, só gostei dos dois no final, no resto do livro não tiveram um pingo de química.
comentários(0)comente



Darte 07/07/2022

Romantismo ao extremo
Sem dúvidas, esse foi o livro mais triste que li esse ano. Julguei mal a Lucia diversas vezes. Pedro era o tóxico da relação. Se ele tivesse atitude o final seria diferente, mas ele quis empurar com a barriga o relacionamento, no fim quebrou a cara. É um romance excelente, tentei abandonar a leitura algumas vezes, mas valeu a pena ter indo ao final. Queria o fim como um romance da Jane Austen, mas aqui é Brasil, por isso a emoção do fim é mais forte e verdadeira.
comentários(0)comente



Harryandabook 10/07/2022

Um clássico intrigante
Eu li o livro para a escola e gostaria de ter tido mais tempo para apreciar tal escrita. Gostei muito do livro, apesar de ter esperado um plot twist maior, é uma ótima leitura quando procura-se apreciar um bom clássico.

Acredito que, dentro dos padrões da época, é um romance que, ao final, tem todas as suas perguntas respondidas, ou a grande maioria delas.

Com um final nem tão surpreendente assim para quem tem um conhecimento um pouquinho maior de literatura brasileira e o contexto da época, é um bom livro.

Acredito que esse seja um dos romances românticos mais intrigantes de interessantes, já que aborda o papel feminino de uma maneira única e um tanto quanto novo: uma mulher, prostituta, rica, empoderada etc.

Numa olhada geral possui poucos erros, nós fazendo ver um pouco da época em que foi escrito, mesmo que com um olhar um pouco mais crítico não concordemos com uma boa parte do que é dito.

Gostei muito e me fez querer ler mais clássicos da literatura brasileira.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Dani 14/07/2022

Prostituta que quer se modificar
Nesse clássico da literatura brasileira vemos Lúcia sob os olhos de Paulo. Ela é narrada por ele como uma mulher peculiar e distinta de outras meretrizes da época. Durante a leitura cria no leitor uma curiosidade acerca de sua origem e de suas peculiaridades.
comentários(0)comente



Helena 17/07/2022

LUCÍOLA
Genteeeee!!!

Lucíola faz parte de uma série de Alencar chamada: Perfis de Mulheres
Escola Literária: Romantismo

Esse livro é tão complexo. No início, eu tive um pouco de dificuldade de entrar na narrativa, mas depois de vê uma análise consegui aproveitar bem mais e enxergara a beleza da obra e a genialidade de José de Alencar.

Ele é intenso. Conta um lado que não é visto pela grande parte da população. Você sofre com as verdades doloridas que Lúcia enfrenta.

As críticas a hipocrisia vivida pela elite da época chama a atenção de quem acompanha.
Confesso que não esperava tanto, porém entregou além das expectativas.

P.s: Nas últimas 27 páginas já pega um lencinho, você irá precisar 😥😪😕
comentários(0)comente



Daross 23/07/2022

Borboleta da noite
"Eu te amei desde o momento em que te vi! Eu te amei por séculos nestes poucos dias que passamos juntos na terra. Agora que a minha vida se conta por instantes, amo-te em cada momento por uma existência inteira. Amo-te ao mesmo tempo com todas as afeições que se pode ter neste mundo. Vou te amar enfim por toda a eternidade."

Classificação: +15

Li para um trabalho escolar e, no geral, gostei.
A trama e as personagens são muito bem construídas, mas em muitas partes a leitura fica maçante e o vocabulário (por ser um clássico) é levemente confuso.

??SPOILER??
Geralmente coloco meus quotes favs aqui, mas não marquei nenhum nesse livro pq li um pouco antes do prazo de entrega.
comentários(0)comente



Davi 29/07/2022

Lucíola
É o "Um Linda Mulher" da literatura, só que muito mais emocionante. Se apaixonar por uma prostituta pode te trazer certas dificuldades. Fica a dica :)
comentários(0)comente



Jéssica 31/07/2022

Nossa como amei esse livro
não sou de ler livros antigos mas me obrigo de vez quando a ler um classico para crescimento
E amei esse livro não pela história em si mas pela forma como foi escrita bem cativante
comentários(0)comente



719 encontrados | exibindo 466 a 481
32 | 33 | 34 | 35 | 36 | 37 | 38 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR